O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruszkowski, Júlia Zenker
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200313
Resumo: A presente pesquisa parte do questionamento de como o entretenimento se apropria de artistas musicais falecidos para o lançamento e geração de produtos midiáticos póstumos. Através da perspectiva de Debord (1997) perante a sociedade do espetáculo, se utiliza de conceitos de marketing e da cultura da convergência estabelecidos por Kotler (2017) e Jenkins (2009) respectivamente para compreensão do contexto a ser analisado. Para entender a construção de um ídolo e as relações entre a morte de uma celebridade e espetáculo midiático, as abordagens teóricas de Morin (2011), Lipovetsky (2011) entre outros tornam-se fundamentais. Também apresenta um debate sobre a mídia e das novas plataformas digitais, dado os avanços tecnológicos. Cabe destaque também para Thompson (2018), que permeia todas as discussões aqui levantadas. Além do levantamento teórico como método de pesquisa, faz uso da análise documental para relacionar estratégias de comunicação e marketing, bem como padrões de consumo que explicam o fenômeno Freddie Mercury a partir da cinebiografia Bohemian Rhapsody lançada em 2018. Por fim identifica-se algumas similaridades entre lançamentos de produtos póstumos na esfera do entretenimento e compreende que há uma lógica de glorificação do passado e ressignificação de astros falecidos como novos objetos de consumo por parte do mercado.
id UFRGS-2_69cea8ac98da2ed0137890d28cfe0bf1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200313
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ruszkowski, Júlia ZenkerAlves, Denise Avancini2019-10-10T03:49:05Z2019http://hdl.handle.net/10183/200313001102218A presente pesquisa parte do questionamento de como o entretenimento se apropria de artistas musicais falecidos para o lançamento e geração de produtos midiáticos póstumos. Através da perspectiva de Debord (1997) perante a sociedade do espetáculo, se utiliza de conceitos de marketing e da cultura da convergência estabelecidos por Kotler (2017) e Jenkins (2009) respectivamente para compreensão do contexto a ser analisado. Para entender a construção de um ídolo e as relações entre a morte de uma celebridade e espetáculo midiático, as abordagens teóricas de Morin (2011), Lipovetsky (2011) entre outros tornam-se fundamentais. Também apresenta um debate sobre a mídia e das novas plataformas digitais, dado os avanços tecnológicos. Cabe destaque também para Thompson (2018), que permeia todas as discussões aqui levantadas. Além do levantamento teórico como método de pesquisa, faz uso da análise documental para relacionar estratégias de comunicação e marketing, bem como padrões de consumo que explicam o fenômeno Freddie Mercury a partir da cinebiografia Bohemian Rhapsody lançada em 2018. Por fim identifica-se algumas similaridades entre lançamentos de produtos póstumos na esfera do entretenimento e compreende que há uma lógica de glorificação do passado e ressignificação de astros falecidos como novos objetos de consumo por parte do mercado.The present research starts from the questioning of how entertainment works for posthumous releases of singers and musical. In Debord’s (1997) perspective, before the “society of the spectacle”, marketing concepts and convergence culture established by Kotler (2017) and Jenkins (2009) are presented respectively to understand the context to be analyzed. In order to understand the construction of an idol and the relations between the death of a celebrity and the media spectacle, the studies of Morin (2011), Lipovetsky (2011) and others become fundamental. It also causes a debate on the media and new digital platforms, given the technological advances. It is also important highlight Thompson (2018) thoughts, which permeates all the discussions raised here. In addition to the theoretical survey used as research method, this project uses documentary analysis to relate communication and marketing strategies, as well as consumption patterns that explain the Freddie Mercury phenomenon from the Bohemian Rhapsody movie, released in 2018. Finally, the presente research identifies some similarities between releases of posthumous products in the sphere of entertainment and understand that there is a logic of glorification of the past and re-signification of deceased stars as new objects of consumption by the market.application/pdfporIndústria do entretenimentoCelebridadesEntertainmentMarketingIdolFreddie MercuryPosthumous marketO produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102218.pdf.txt001102218.pdf.txtExtracted Texttext/plain166446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200313/2/001102218.pdf.txt5e6ac9a8db9f07a58401b9987ee991c3MD52ORIGINAL001102218.pdfTexto completoapplication/pdf1666153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200313/1/001102218.pdf09991e60737268355a2993008d69d972MD5110183/2003132019-10-11 03:54:09.764486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200313Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-11T06:54:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
title O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
spellingShingle O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
Ruszkowski, Júlia Zenker
Indústria do entretenimento
Celebridades
Entertainment
Marketing
Idol
Freddie Mercury
Posthumous market
title_short O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
title_full O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
title_fullStr O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
title_full_unstemmed O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
title_sort O produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumo
author Ruszkowski, Júlia Zenker
author_facet Ruszkowski, Júlia Zenker
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruszkowski, Júlia Zenker
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denise Avancini
contributor_str_mv Alves, Denise Avancini
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria do entretenimento
Celebridades
topic Indústria do entretenimento
Celebridades
Entertainment
Marketing
Idol
Freddie Mercury
Posthumous market
dc.subject.eng.fl_str_mv Entertainment
Marketing
Idol
Freddie Mercury
Posthumous market
description A presente pesquisa parte do questionamento de como o entretenimento se apropria de artistas musicais falecidos para o lançamento e geração de produtos midiáticos póstumos. Através da perspectiva de Debord (1997) perante a sociedade do espetáculo, se utiliza de conceitos de marketing e da cultura da convergência estabelecidos por Kotler (2017) e Jenkins (2009) respectivamente para compreensão do contexto a ser analisado. Para entender a construção de um ídolo e as relações entre a morte de uma celebridade e espetáculo midiático, as abordagens teóricas de Morin (2011), Lipovetsky (2011) entre outros tornam-se fundamentais. Também apresenta um debate sobre a mídia e das novas plataformas digitais, dado os avanços tecnológicos. Cabe destaque também para Thompson (2018), que permeia todas as discussões aqui levantadas. Além do levantamento teórico como método de pesquisa, faz uso da análise documental para relacionar estratégias de comunicação e marketing, bem como padrões de consumo que explicam o fenômeno Freddie Mercury a partir da cinebiografia Bohemian Rhapsody lançada em 2018. Por fim identifica-se algumas similaridades entre lançamentos de produtos póstumos na esfera do entretenimento e compreende que há uma lógica de glorificação do passado e ressignificação de astros falecidos como novos objetos de consumo por parte do mercado.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T03:49:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102218
url http://hdl.handle.net/10183/200313
identifier_str_mv 001102218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200313/2/001102218.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200313/1/001102218.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e6ac9a8db9f07a58401b9987ee991c3
09991e60737268355a2993008d69d972
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224584271233024