Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Geraldo Passos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36710
Resumo: Este estudo objetivou verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de administração, modalidade a distância, realizado pela UFRGS em parceria com a UAB, com mais de 630 (100%) alunos matriculados. O método utilizado foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e características exploratórias. Foram coletados dados secundários referentes a informações dos alunos junto a Secretaria da IES, bem como através de entrevistas. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas seguindo um roteiro pré-estabelecido. O número de indivíduos participantes da pesquisa foi definido entre 10 e 15 alunos dentro do Pólo da Capital Gaúcha. Chegou-se a uma população de 189 (30%) alunos evadidos. Destes, 66 (10,48%) alunos abandonaram o curso no Pólo de Porto Alegre. Onze (5,82%) acadêmicos evadidos do Pólo da Capital foram entrevistados, tendo sidos escolhidos aleatoriamente. Os principais motivos de evasão levantados na revisão teórica foram ratificados na análise de conteúdo, apontando que os motivos 'falta de adaptação', 'falta de organização' e 'falta de tempo' seriam os principais motivos de evasão para o grupo estudado. Foi apontado também que a „falta de adaptação‟ e a „falta de tempo‟ estariam diretamente ligados com a desorganização e falta de planejamento dos acadêmicos, tendo sido sugeridos aspectos a serem observados pelas IES para uma maior retenção dos alunos.
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