Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36710 |
Resumo: | Este estudo objetivou verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de administração, modalidade a distância, realizado pela UFRGS em parceria com a UAB, com mais de 630 (100%) alunos matriculados. O método utilizado foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e características exploratórias. Foram coletados dados secundários referentes a informações dos alunos junto a Secretaria da IES, bem como através de entrevistas. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas seguindo um roteiro pré-estabelecido. O número de indivíduos participantes da pesquisa foi definido entre 10 e 15 alunos dentro do Pólo da Capital Gaúcha. Chegou-se a uma população de 189 (30%) alunos evadidos. Destes, 66 (10,48%) alunos abandonaram o curso no Pólo de Porto Alegre. Onze (5,82%) acadêmicos evadidos do Pólo da Capital foram entrevistados, tendo sidos escolhidos aleatoriamente. Os principais motivos de evasão levantados na revisão teórica foram ratificados na análise de conteúdo, apontando que os motivos 'falta de adaptação', 'falta de organização' e 'falta de tempo' seriam os principais motivos de evasão para o grupo estudado. Foi apontado também que a „falta de adaptação‟ e a „falta de tempo‟ estariam diretamente ligados com a desorganização e falta de planejamento dos acadêmicos, tendo sido sugeridos aspectos a serem observados pelas IES para uma maior retenção dos alunos. |
id |
UFRGS-2_69d579b66b416b0c0ac9b4fac2236087 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36710 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bittencourt, Geraldo PassosCosta, Silvia Generali daSouza Júnior, Roberto Tadeu de2012-01-19T01:20:52Z2011http://hdl.handle.net/10183/36710000791474Este estudo objetivou verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de administração, modalidade a distância, realizado pela UFRGS em parceria com a UAB, com mais de 630 (100%) alunos matriculados. O método utilizado foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e características exploratórias. Foram coletados dados secundários referentes a informações dos alunos junto a Secretaria da IES, bem como através de entrevistas. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas seguindo um roteiro pré-estabelecido. O número de indivíduos participantes da pesquisa foi definido entre 10 e 15 alunos dentro do Pólo da Capital Gaúcha. Chegou-se a uma população de 189 (30%) alunos evadidos. Destes, 66 (10,48%) alunos abandonaram o curso no Pólo de Porto Alegre. Onze (5,82%) acadêmicos evadidos do Pólo da Capital foram entrevistados, tendo sidos escolhidos aleatoriamente. Os principais motivos de evasão levantados na revisão teórica foram ratificados na análise de conteúdo, apontando que os motivos 'falta de adaptação', 'falta de organização' e 'falta de tempo' seriam os principais motivos de evasão para o grupo estudado. Foi apontado também que a „falta de adaptação‟ e a „falta de tempo‟ estariam diretamente ligados com a desorganização e falta de planejamento dos acadêmicos, tendo sido sugeridos aspectos a serem observados pelas IES para uma maior retenção dos alunos.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de AdministraçãoEnsino a distânciaEvasão escolar : Ensino superiorEvasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000791474.pdf.txt000791474.pdf.txtExtracted Texttext/plain133801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36710/2/000791474.pdf.txt966c6f696e103d870b8688e5a0c19997MD52ORIGINAL000791474.pdf000791474.pdfTexto completoapplication/pdf955120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36710/1/000791474.pdf416707f3c9b64ef58d002ef992d825bfMD51THUMBNAIL000791474.pdf.jpg000791474.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36710/3/000791474.pdf.jpg0b03b2fcc545b191494d3aa0ef085373MD5310183/367102021-12-06 05:37:50.833302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36710Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS |
title |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS |
spellingShingle |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS Bittencourt, Geraldo Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração Ensino a distância Evasão escolar : Ensino superior |
title_short |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS |
title_full |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS |
title_fullStr |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS |
title_sort |
Evasão na educação a distância do ensino superior : estudo de caso no 1° curso de administração EAD da UFRGS |
author |
Bittencourt, Geraldo Passos |
author_facet |
Bittencourt, Geraldo Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Geraldo Passos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Souza Júnior, Roberto Tadeu de |
contributor_str_mv |
Costa, Silvia Generali da Souza Júnior, Roberto Tadeu de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração Ensino a distância Evasão escolar : Ensino superior |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração Ensino a distância Evasão escolar : Ensino superior |
description |
Este estudo objetivou verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no curso de administração, modalidade a distância, realizado pela UFRGS em parceria com a UAB, com mais de 630 (100%) alunos matriculados. O método utilizado foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e características exploratórias. Foram coletados dados secundários referentes a informações dos alunos junto a Secretaria da IES, bem como através de entrevistas. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas seguindo um roteiro pré-estabelecido. O número de indivíduos participantes da pesquisa foi definido entre 10 e 15 alunos dentro do Pólo da Capital Gaúcha. Chegou-se a uma população de 189 (30%) alunos evadidos. Destes, 66 (10,48%) alunos abandonaram o curso no Pólo de Porto Alegre. Onze (5,82%) acadêmicos evadidos do Pólo da Capital foram entrevistados, tendo sidos escolhidos aleatoriamente. Os principais motivos de evasão levantados na revisão teórica foram ratificados na análise de conteúdo, apontando que os motivos 'falta de adaptação', 'falta de organização' e 'falta de tempo' seriam os principais motivos de evasão para o grupo estudado. Foi apontado também que a „falta de adaptação‟ e a „falta de tempo‟ estariam diretamente ligados com a desorganização e falta de planejamento dos acadêmicos, tendo sido sugeridos aspectos a serem observados pelas IES para uma maior retenção dos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T01:20:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36710 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000791474 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36710 |
identifier_str_mv |
000791474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36710/2/000791474.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36710/1/000791474.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36710/3/000791474.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
966c6f696e103d870b8688e5a0c19997 416707f3c9b64ef58d002ef992d825bf 0b03b2fcc545b191494d3aa0ef085373 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447071218466816 |