Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação (CSTI) : uma análise sobre a transparência e sobre o impacto do gerencialismo nos serviços da Divisão de Tecnologia da Informação do DETRAN/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingracio, Gustavo Forte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148536
Resumo: O objetivo do presente trabalho é examinar o impacto e influência do modelo gerencial nas práticas de transparência dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) prestados pela Divisão de TI do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN/RS). Para tal, esta monografia apresenta um referencial teórico sobre o modelo gerencial, que abrange temas como a Reforma Gerencial de 1995, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, a Carta de Serviços ao Cidadão e o princípio da transparência, do controle social e da participação cidadã. O estudo também apresenta uma descrição do conteúdo, forma, divulgação, atualização e metodologia referente à elaboração e implantação do Catálogo de Serviços de TI da Divisão de TI do DETRAN/RS. Posteriormente, o Catálogo de Serviços é analisado à luz do modelo gerencial, considerando as recomendações para a implantação e elaboração da Carta de Serviços do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA) e de dados obtidos através de questionários enviados aos servidores do órgão. Constata-se como resultado da análise realizada que, embora o Catálogo de Serviços seja um importante mecanismo de transparência da Divisão de TI do DETRAN/RS, há diversos pontos a melhorar. A realização das etapas previstas na implantação da Carta de Serviços apresenta-se como um fator essencial para que o Catálogo de Serviços de TI desenvolva os requisitos e orientações referentes ao princípio da transparência e viabilização do controle social. Por fim, o déficit de participação cidadã é evidenciado como característica presente do modelo gerencial no Catálogo de Serviços de TI.
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