O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141445 |
Resumo: | Versando sobre as inovações tecnológicas do mundo em que se vive, este trabalho sugere uma pesquisa em que a modernidade seja direcionada para dentro das escolas e seja avaliada pelos professores que utilizam, ou deveriam estar utilizando, as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial na Educação de Jovens e Adultos. O olhar atento do professor é por si só a melhor ferramenta na obtenção dos dados necessários para a realização do estudo, já que, é ele quem está inserido diretamente no contexto que abrange os três elementos chaves: aluno, professor e tecnologias; os quais se tornam indispensáveis para se entender o método de utilização das mídias no processo de ensinoaprendizagem para jovens e adultos. Indo além, é fundamental saber quais são tecnologias e mídias que hoje são utilizadas para o ensino de jovens e adultos, saber a viabilidade do uso destas tecnologias, descobrir o que muda nas aulas com a utilização destas e identificar os avanços obtidos pelos alunos a partir do uso dessas tecnologias e mídias no processo de ensino e aprendizagem. Analisando resultados qualitativos e quantitativos, vindos das respostas de três professores de um EJA, acredita-se poder chegar a uma ou a várias respostas que venham a sanar as dúvidas acerca do tema em questão, e ainda prever intervenções seguras que se baseiem na realidade das escolas para jovens e adultos. Pois, mesmo com recursos tecnológicos, talvez estas escolas não venham ao encontro da realidade do público que elas atendem. Como resultado encontrado, podemos perceber que popularização do uso das mídias ainda é fraco, porém, quando sua utilização acontece é de qualidade e transformar o ensino em algo mais interessante e atrativo para o aluno e produtivo para o professor. |
id |
UFRGS-2_6a1c6e433cdb71d7141b585632a71ff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141445 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vacarin, Nelise FátimaFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2016-05-20T02:10:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/141445000990994Versando sobre as inovações tecnológicas do mundo em que se vive, este trabalho sugere uma pesquisa em que a modernidade seja direcionada para dentro das escolas e seja avaliada pelos professores que utilizam, ou deveriam estar utilizando, as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial na Educação de Jovens e Adultos. O olhar atento do professor é por si só a melhor ferramenta na obtenção dos dados necessários para a realização do estudo, já que, é ele quem está inserido diretamente no contexto que abrange os três elementos chaves: aluno, professor e tecnologias; os quais se tornam indispensáveis para se entender o método de utilização das mídias no processo de ensinoaprendizagem para jovens e adultos. Indo além, é fundamental saber quais são tecnologias e mídias que hoje são utilizadas para o ensino de jovens e adultos, saber a viabilidade do uso destas tecnologias, descobrir o que muda nas aulas com a utilização destas e identificar os avanços obtidos pelos alunos a partir do uso dessas tecnologias e mídias no processo de ensino e aprendizagem. Analisando resultados qualitativos e quantitativos, vindos das respostas de três professores de um EJA, acredita-se poder chegar a uma ou a várias respostas que venham a sanar as dúvidas acerca do tema em questão, e ainda prever intervenções seguras que se baseiem na realidade das escolas para jovens e adultos. Pois, mesmo com recursos tecnológicos, talvez estas escolas não venham ao encontro da realidade do público que elas atendem. Como resultado encontrado, podemos perceber que popularização do uso das mídias ainda é fraco, porém, quando sua utilização acontece é de qualidade e transformar o ensino em algo mais interessante e atrativo para o aluno e produtivo para o professor.application/pdfporMídiaEducação de jovens e adultosTecnologia educacionalO uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990994.pdf000990994.pdfTexto completoapplication/pdf363332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141445/1/000990994.pdfcb17d06ca479d2827640ba0af4f52030MD51TEXT000990994.pdf.txt000990994.pdf.txtExtracted Texttext/plain51652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141445/2/000990994.pdf.txt07cac61562db93e0bfab268adf2103c3MD52THUMBNAIL000990994.pdf.jpg000990994.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141445/3/000990994.pdf.jpg2c73a719f693cdd295a72f08688a5497MD5310183/1414452018-10-25 10:03:37.982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente |
title |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente |
spellingShingle |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente Vacarin, Nelise Fátima Mídia Educação de jovens e adultos Tecnologia educacional |
title_short |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente |
title_full |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente |
title_fullStr |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente |
title_sort |
O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente |
author |
Vacarin, Nelise Fátima |
author_facet |
Vacarin, Nelise Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vacarin, Nelise Fátima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Educação de jovens e adultos Tecnologia educacional |
topic |
Mídia Educação de jovens e adultos Tecnologia educacional |
description |
Versando sobre as inovações tecnológicas do mundo em que se vive, este trabalho sugere uma pesquisa em que a modernidade seja direcionada para dentro das escolas e seja avaliada pelos professores que utilizam, ou deveriam estar utilizando, as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial na Educação de Jovens e Adultos. O olhar atento do professor é por si só a melhor ferramenta na obtenção dos dados necessários para a realização do estudo, já que, é ele quem está inserido diretamente no contexto que abrange os três elementos chaves: aluno, professor e tecnologias; os quais se tornam indispensáveis para se entender o método de utilização das mídias no processo de ensinoaprendizagem para jovens e adultos. Indo além, é fundamental saber quais são tecnologias e mídias que hoje são utilizadas para o ensino de jovens e adultos, saber a viabilidade do uso destas tecnologias, descobrir o que muda nas aulas com a utilização destas e identificar os avanços obtidos pelos alunos a partir do uso dessas tecnologias e mídias no processo de ensino e aprendizagem. Analisando resultados qualitativos e quantitativos, vindos das respostas de três professores de um EJA, acredita-se poder chegar a uma ou a várias respostas que venham a sanar as dúvidas acerca do tema em questão, e ainda prever intervenções seguras que se baseiem na realidade das escolas para jovens e adultos. Pois, mesmo com recursos tecnológicos, talvez estas escolas não venham ao encontro da realidade do público que elas atendem. Como resultado encontrado, podemos perceber que popularização do uso das mídias ainda é fraco, porém, quando sua utilização acontece é de qualidade e transformar o ensino em algo mais interessante e atrativo para o aluno e produtivo para o professor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141445 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990994 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141445 |
identifier_str_mv |
000990994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141445/1/000990994.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141445/2/000990994.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141445/3/000990994.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb17d06ca479d2827640ba0af4f52030 07cac61562db93e0bfab268adf2103c3 2c73a719f693cdd295a72f08688a5497 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174325993472 |