Temporalidade e interpretabilidade na análise de narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Maria da Conceição Diniz Pereira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro, Anália Keila Rodrigues, De Conti, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188552
Resumo: Destacamos a importância de manter uma consistência vertical nos estudos que versam sobre narrativas para a compreensão da psique humana. Nessa direção, os princípios da temporalidade e sua íntima relação com a interpretabilidade, propostos por autores clássicos como Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, são tomados como guias na manutenção dessa consistência. Para ilustrá-la, analisamos duas narrativas versando sobre temas diversos: experiência escolar e supervisão acadêmica em psicoterapia. Na primeira, os processos de segmentação e encadeamento do tempo engajado no mundo da ação constituem elementos-chave de análise na significação da experiência escolar. Na segunda, o interdiscurso entre a estagiária e a supervisora se interliga e cria significado pela própria inter-relação entre tempos narrativos diversos.
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spelling Lyra, Maria da Conceição Diniz Pereira deRibeiro, Anália Keila RodriguesDe Conti, Luciane2019-02-05T02:32:02Z20180102-3772http://hdl.handle.net/10183/188552001087024Destacamos a importância de manter uma consistência vertical nos estudos que versam sobre narrativas para a compreensão da psique humana. Nessa direção, os princípios da temporalidade e sua íntima relação com a interpretabilidade, propostos por autores clássicos como Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, são tomados como guias na manutenção dessa consistência. Para ilustrá-la, analisamos duas narrativas versando sobre temas diversos: experiência escolar e supervisão acadêmica em psicoterapia. Na primeira, os processos de segmentação e encadeamento do tempo engajado no mundo da ação constituem elementos-chave de análise na significação da experiência escolar. Na segunda, o interdiscurso entre a estagiária e a supervisora se interliga e cria significado pela própria inter-relação entre tempos narrativos diversos.This paper highlights the importance of maintaining vertical consistence in narrative studies investigating human psyche. The principles of temporality and interpretability, proposed by classic authors as Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, are taken as guidelines to maintain this consistence. To illustrate this idea, two narratives dealing with different themes are analyzed: one referring to school experience and the other to academic supervision of psychotherapy. For the first one the processes of segmentation and entanglement of the engaging time in the world of action compose the key-elements to analyze the meaning of school experience. For the second, different narrating times – one of the trainee and the other of the supervisor – create an interdiscourse from which meaning emerges as a consequence of the interrelationships of diverse narrating times.application/pdfporPsicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 34, (2018), e3431, 10 p.TemporalidadeNarrativasPsicanáliseNarrativeMeaningTimeTemporalityInterpretabilityTemporalidade e interpretabilidade na análise de narrativasTemporality and interpretability : analysis of narrativesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087024.pdf.txt001087024.pdf.txtExtracted Texttext/plain49665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188552/2/001087024.pdf.txt54a8c9ca870b9fea41b894ce30c66a8dMD52ORIGINAL001087024.pdfTexto completoapplication/pdf342851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188552/1/001087024.pdf8faa2f3f6593b8af770e63a0f229510dMD5110183/1885522019-02-06 02:31:43.116019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-06T04:31:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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