Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Simone Cristina da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24838
Resumo: Estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre acerca das necessidades informacionais dos alunos do 3º ano do III Ciclo do Ensino Fundamental, usuários reais e/ou potenciais da Biblioteca Escolar. Fundamenta-se em revisão de literatura situando a escola como instituição inserida na sociedade da informação e permeada pelas tecnologias da informação e comunicação. Destaca a biblioteca escolar como espaço voltado para o atendimento das necessidades informacionais de seus usuários. Apresenta breve panorama da evolução dos estudos de usuários, com ênfase ao estudo das necessidades informacionais. A metodologia adotada, quali-quantitativa, envolveu a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas junto às três turmas do último ano do Ensino Fundamental da EMEF Wenceslau Fontoura, três professores, a bibliotecária e a supervisora escolar. Os resultados, apresentados em forma de gráficos, tabelas e por meio da transcrição de trechos significativos das respostas obtidas, revelaram que os alunos em final de Ensino Fundamental procuram pouco a Biblioteca Escolar, principalmente com fins utilitários, à medida que os professores solicitam tarefas de pesquisa. As necessidades apontadas sugerem que a Biblioteca Escolar não está sensível às peculiaridades inerentes à faixa etária. A pesquisa fornece subsídios importantes para a reflexão e elaboração de um trabalho voltado para as especificidades do aluno adolescente em fase de conclusão do Ensino Fundamental.
id UFRGS-2_6a684008589bb0ee9280a16293348600
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24838
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Simone Cristina da SilvaLaan, Regina Helena van der2010-07-28T04:18:14Z2008http://hdl.handle.net/10183/24838000668032Estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre acerca das necessidades informacionais dos alunos do 3º ano do III Ciclo do Ensino Fundamental, usuários reais e/ou potenciais da Biblioteca Escolar. Fundamenta-se em revisão de literatura situando a escola como instituição inserida na sociedade da informação e permeada pelas tecnologias da informação e comunicação. Destaca a biblioteca escolar como espaço voltado para o atendimento das necessidades informacionais de seus usuários. Apresenta breve panorama da evolução dos estudos de usuários, com ênfase ao estudo das necessidades informacionais. A metodologia adotada, quali-quantitativa, envolveu a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas junto às três turmas do último ano do Ensino Fundamental da EMEF Wenceslau Fontoura, três professores, a bibliotecária e a supervisora escolar. Os resultados, apresentados em forma de gráficos, tabelas e por meio da transcrição de trechos significativos das respostas obtidas, revelaram que os alunos em final de Ensino Fundamental procuram pouco a Biblioteca Escolar, principalmente com fins utilitários, à medida que os professores solicitam tarefas de pesquisa. As necessidades apontadas sugerem que a Biblioteca Escolar não está sensível às peculiaridades inerentes à faixa etária. A pesquisa fornece subsídios importantes para a reflexão e elaboração de um trabalho voltado para as especificidades do aluno adolescente em fase de conclusão do Ensino Fundamental.Study carried in a school of the Local Net of Education in Porto Alegre, concerning the information needs of the pupils of the 3rd year of Cycle III of Basic Education, real and/or potential users of the school library. It is based on literature review, pointing out the school as an institution in the context of information society, and pervaded by information and communication technologies. It highlights the school library as an environment directed toward the solution of the information needs of its users. It presents a brief outline of the evolution of user studies, emphasizing the study of information needs. The methodology adopted, was qualitative-quantitative, and collected data by means of questionnaires and interviews applied to the three groups of the last year of Basic Education of the EMEF Wenceslau Fontoura; to three teachers, the librarian and the school supervisor. The results, presented by means of graphs, tables and by means of the transcription of significant parts of the answers collected, disclosed mainly that the pupils in end of Basic Education rarely use the school Library; when they do, it is mainly for practical needs, to meet teachers’ requested research tasks. The needs pointed out suggest that the school library is not sensitive to the peculiarities inherent to this age span. The research supplies important subsidies for reflection and elaboration of activities directed to the especificities of the teenage student concluding Basic Education.application/pdfporBiblioteca escolarEstudo de usuárioSchool libraryUser studiesInformation needsAprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668032.pdf000668032.pdfTexto completoapplication/pdf321581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/1/000668032.pdf18aced35a916dbf588d9935c7ec05631MD51TEXT000668032.pdf.txt000668032.pdf.txtExtracted Texttext/plain131111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/2/000668032.pdf.txt7858b1c9b3bbdac2ce72988fee2d8d13MD52THUMBNAIL000668032.pdf.jpg000668032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/3/000668032.pdf.jpgdf86c37d877414bfac3bc3a8eaf71ce1MD5310183/248382018-10-18 07:18:45.054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24838Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:18:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
title Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
spellingShingle Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
Medeiros, Simone Cristina da Silva
Biblioteca escolar
Estudo de usuário
School library
User studies
Information needs
title_short Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
title_full Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
title_fullStr Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
title_full_unstemmed Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
title_sort Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
author Medeiros, Simone Cristina da Silva
author_facet Medeiros, Simone Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Simone Cristina da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laan, Regina Helena van der
contributor_str_mv Laan, Regina Helena van der
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Estudo de usuário
topic Biblioteca escolar
Estudo de usuário
School library
User studies
Information needs
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
User studies
Information needs
description Estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre acerca das necessidades informacionais dos alunos do 3º ano do III Ciclo do Ensino Fundamental, usuários reais e/ou potenciais da Biblioteca Escolar. Fundamenta-se em revisão de literatura situando a escola como instituição inserida na sociedade da informação e permeada pelas tecnologias da informação e comunicação. Destaca a biblioteca escolar como espaço voltado para o atendimento das necessidades informacionais de seus usuários. Apresenta breve panorama da evolução dos estudos de usuários, com ênfase ao estudo das necessidades informacionais. A metodologia adotada, quali-quantitativa, envolveu a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas junto às três turmas do último ano do Ensino Fundamental da EMEF Wenceslau Fontoura, três professores, a bibliotecária e a supervisora escolar. Os resultados, apresentados em forma de gráficos, tabelas e por meio da transcrição de trechos significativos das respostas obtidas, revelaram que os alunos em final de Ensino Fundamental procuram pouco a Biblioteca Escolar, principalmente com fins utilitários, à medida que os professores solicitam tarefas de pesquisa. As necessidades apontadas sugerem que a Biblioteca Escolar não está sensível às peculiaridades inerentes à faixa etária. A pesquisa fornece subsídios importantes para a reflexão e elaboração de um trabalho voltado para as especificidades do aluno adolescente em fase de conclusão do Ensino Fundamental.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-28T04:18:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24838
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668032
url http://hdl.handle.net/10183/24838
identifier_str_mv 000668032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/1/000668032.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/2/000668032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/3/000668032.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 18aced35a916dbf588d9935c7ec05631
7858b1c9b3bbdac2ce72988fee2d8d13
df86c37d877414bfac3bc3a8eaf71ce1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447042991849472