Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24838 |
Resumo: | Estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre acerca das necessidades informacionais dos alunos do 3º ano do III Ciclo do Ensino Fundamental, usuários reais e/ou potenciais da Biblioteca Escolar. Fundamenta-se em revisão de literatura situando a escola como instituição inserida na sociedade da informação e permeada pelas tecnologias da informação e comunicação. Destaca a biblioteca escolar como espaço voltado para o atendimento das necessidades informacionais de seus usuários. Apresenta breve panorama da evolução dos estudos de usuários, com ênfase ao estudo das necessidades informacionais. A metodologia adotada, quali-quantitativa, envolveu a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas junto às três turmas do último ano do Ensino Fundamental da EMEF Wenceslau Fontoura, três professores, a bibliotecária e a supervisora escolar. Os resultados, apresentados em forma de gráficos, tabelas e por meio da transcrição de trechos significativos das respostas obtidas, revelaram que os alunos em final de Ensino Fundamental procuram pouco a Biblioteca Escolar, principalmente com fins utilitários, à medida que os professores solicitam tarefas de pesquisa. As necessidades apontadas sugerem que a Biblioteca Escolar não está sensível às peculiaridades inerentes à faixa etária. A pesquisa fornece subsídios importantes para a reflexão e elaboração de um trabalho voltado para as especificidades do aluno adolescente em fase de conclusão do Ensino Fundamental. |
id |
UFRGS-2_6a684008589bb0ee9280a16293348600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24838 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Simone Cristina da SilvaLaan, Regina Helena van der2010-07-28T04:18:14Z2008http://hdl.handle.net/10183/24838000668032Estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre acerca das necessidades informacionais dos alunos do 3º ano do III Ciclo do Ensino Fundamental, usuários reais e/ou potenciais da Biblioteca Escolar. Fundamenta-se em revisão de literatura situando a escola como instituição inserida na sociedade da informação e permeada pelas tecnologias da informação e comunicação. Destaca a biblioteca escolar como espaço voltado para o atendimento das necessidades informacionais de seus usuários. Apresenta breve panorama da evolução dos estudos de usuários, com ênfase ao estudo das necessidades informacionais. A metodologia adotada, quali-quantitativa, envolveu a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas junto às três turmas do último ano do Ensino Fundamental da EMEF Wenceslau Fontoura, três professores, a bibliotecária e a supervisora escolar. Os resultados, apresentados em forma de gráficos, tabelas e por meio da transcrição de trechos significativos das respostas obtidas, revelaram que os alunos em final de Ensino Fundamental procuram pouco a Biblioteca Escolar, principalmente com fins utilitários, à medida que os professores solicitam tarefas de pesquisa. As necessidades apontadas sugerem que a Biblioteca Escolar não está sensível às peculiaridades inerentes à faixa etária. A pesquisa fornece subsídios importantes para a reflexão e elaboração de um trabalho voltado para as especificidades do aluno adolescente em fase de conclusão do Ensino Fundamental.Study carried in a school of the Local Net of Education in Porto Alegre, concerning the information needs of the pupils of the 3rd year of Cycle III of Basic Education, real and/or potential users of the school library. It is based on literature review, pointing out the school as an institution in the context of information society, and pervaded by information and communication technologies. It highlights the school library as an environment directed toward the solution of the information needs of its users. It presents a brief outline of the evolution of user studies, emphasizing the study of information needs. The methodology adopted, was qualitative-quantitative, and collected data by means of questionnaires and interviews applied to the three groups of the last year of Basic Education of the EMEF Wenceslau Fontoura; to three teachers, the librarian and the school supervisor. The results, presented by means of graphs, tables and by means of the transcription of significant parts of the answers collected, disclosed mainly that the pupils in end of Basic Education rarely use the school Library; when they do, it is mainly for practical needs, to meet teachers’ requested research tasks. The needs pointed out suggest that the school library is not sensitive to the peculiarities inherent to this age span. The research supplies important subsidies for reflection and elaboration of activities directed to the especificities of the teenage student concluding Basic Education.application/pdfporBiblioteca escolarEstudo de usuárioSchool libraryUser studiesInformation needsAprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668032.pdf000668032.pdfTexto completoapplication/pdf321581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/1/000668032.pdf18aced35a916dbf588d9935c7ec05631MD51TEXT000668032.pdf.txt000668032.pdf.txtExtracted Texttext/plain131111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/2/000668032.pdf.txt7858b1c9b3bbdac2ce72988fee2d8d13MD52THUMBNAIL000668032.pdf.jpg000668032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/3/000668032.pdf.jpgdf86c37d877414bfac3bc3a8eaf71ce1MD5310183/248382018-10-18 07:18:45.054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24838Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:18:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes |
title |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes |
spellingShingle |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes Medeiros, Simone Cristina da Silva Biblioteca escolar Estudo de usuário School library User studies Information needs |
title_short |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes |
title_full |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes |
title_fullStr |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes |
title_full_unstemmed |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes |
title_sort |
Aprender a navegar é preciso : um estudo das necessidades informacionais de alunos adolescentes |
author |
Medeiros, Simone Cristina da Silva |
author_facet |
Medeiros, Simone Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Simone Cristina da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laan, Regina Helena van der |
contributor_str_mv |
Laan, Regina Helena van der |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Estudo de usuário |
topic |
Biblioteca escolar Estudo de usuário School library User studies Information needs |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library User studies Information needs |
description |
Estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre acerca das necessidades informacionais dos alunos do 3º ano do III Ciclo do Ensino Fundamental, usuários reais e/ou potenciais da Biblioteca Escolar. Fundamenta-se em revisão de literatura situando a escola como instituição inserida na sociedade da informação e permeada pelas tecnologias da informação e comunicação. Destaca a biblioteca escolar como espaço voltado para o atendimento das necessidades informacionais de seus usuários. Apresenta breve panorama da evolução dos estudos de usuários, com ênfase ao estudo das necessidades informacionais. A metodologia adotada, quali-quantitativa, envolveu a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas junto às três turmas do último ano do Ensino Fundamental da EMEF Wenceslau Fontoura, três professores, a bibliotecária e a supervisora escolar. Os resultados, apresentados em forma de gráficos, tabelas e por meio da transcrição de trechos significativos das respostas obtidas, revelaram que os alunos em final de Ensino Fundamental procuram pouco a Biblioteca Escolar, principalmente com fins utilitários, à medida que os professores solicitam tarefas de pesquisa. As necessidades apontadas sugerem que a Biblioteca Escolar não está sensível às peculiaridades inerentes à faixa etária. A pesquisa fornece subsídios importantes para a reflexão e elaboração de um trabalho voltado para as especificidades do aluno adolescente em fase de conclusão do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-07-28T04:18:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24838 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000668032 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24838 |
identifier_str_mv |
000668032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/1/000668032.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/2/000668032.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24838/3/000668032.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18aced35a916dbf588d9935c7ec05631 7858b1c9b3bbdac2ce72988fee2d8d13 df86c37d877414bfac3bc3a8eaf71ce1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447042991849472 |