Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72598 |
Resumo: | O público cada vez mais jovem na Educação de Jovens e Adultos (Brunel, 2008) tem sido, atualmente, a realidade constante nesta modalidade de ensino. Contudo, dentre estes jovens, tem se destacado o número elevado de adolescentes com idade entre os 15 e 18 anos incompletos. Esta realidade trouxe uma série de desafios aos educadores e educadoras. Alunos “indisciplinados”, “infreqüentes”, “desmotivados” e “drogaditos” são falas recorrentes na escola. Os conflitos entre os diferentes grupos etários, gerados em função do comportamento destes alunos mais jovens, também contribuem para a idéia de que este grupo “não quer nada com nada”. Esta percepção de que os adolescentes na EJA “atrapalham” tornou-se um clichê desta modalidade, dificultando o diálogo e, consequentemente, a prática pedagógica. Para tanto, é fundamental conhecer a realidade dos educadores e educandos, suas necessidades e anseios, focando mais especificamente, ainda, na relação que os jovens-adolescentes estabelecem com o saber e com a escola. Neste trabalho, realizado numa escola do município de Porto Alegre, na qual atuo como professora, o processo de pesquisa caminhou junto com as ações, como ocorre num trabalho de pesquisa-ação-participante. Desta forma, apresento a trajetória percorrida na busca por encontrar alguns caminhos para um possível repensar das ações político-pedagógicas capazes de dar conta desta nova configuração nesta modalidade de ensino. |
id |
UFRGS-2_6a6b6c429b091967722f235a66ec0987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72598 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Jaqueline da SilvaLemos, Mirian Pereira2013-06-19T01:44:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/72598000884003O público cada vez mais jovem na Educação de Jovens e Adultos (Brunel, 2008) tem sido, atualmente, a realidade constante nesta modalidade de ensino. Contudo, dentre estes jovens, tem se destacado o número elevado de adolescentes com idade entre os 15 e 18 anos incompletos. Esta realidade trouxe uma série de desafios aos educadores e educadoras. Alunos “indisciplinados”, “infreqüentes”, “desmotivados” e “drogaditos” são falas recorrentes na escola. Os conflitos entre os diferentes grupos etários, gerados em função do comportamento destes alunos mais jovens, também contribuem para a idéia de que este grupo “não quer nada com nada”. Esta percepção de que os adolescentes na EJA “atrapalham” tornou-se um clichê desta modalidade, dificultando o diálogo e, consequentemente, a prática pedagógica. Para tanto, é fundamental conhecer a realidade dos educadores e educandos, suas necessidades e anseios, focando mais especificamente, ainda, na relação que os jovens-adolescentes estabelecem com o saber e com a escola. Neste trabalho, realizado numa escola do município de Porto Alegre, na qual atuo como professora, o processo de pesquisa caminhou junto com as ações, como ocorre num trabalho de pesquisa-ação-participante. Desta forma, apresento a trajetória percorrida na busca por encontrar alguns caminhos para um possível repensar das ações político-pedagógicas capazes de dar conta desta nova configuração nesta modalidade de ensino.application/pdfporAdolescenteEducação de jovens e adultosIndisciplinaAdolescência na EJA : desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884003.pdf000884003.pdfTexto completoapplication/pdf3045719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/1/000884003.pdfd8ff081f787a83dea8a33f13170f2014MD51TEXT000884003.pdf.txt000884003.pdf.txtExtracted Texttext/plain138673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/2/000884003.pdf.txt58cfeb17eb168008cfb3a1fcf9767e4fMD52THUMBNAIL000884003.pdf.jpg000884003.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/3/000884003.pdf.jpgefd762deb000ec2149c760cfe2c4a4ebMD5310183/725982018-10-16 09:28:43.087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades |
title |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades Alves, Jaqueline da Silva Adolescente Educação de jovens e adultos Indisciplina |
title_short |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades |
title_full |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades |
title_sort |
Adolescência na EJA : desafios e possibilidades |
author |
Alves, Jaqueline da Silva |
author_facet |
Alves, Jaqueline da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Jaqueline da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lemos, Mirian Pereira |
contributor_str_mv |
Lemos, Mirian Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Educação de jovens e adultos Indisciplina |
topic |
Adolescente Educação de jovens e adultos Indisciplina |
description |
O público cada vez mais jovem na Educação de Jovens e Adultos (Brunel, 2008) tem sido, atualmente, a realidade constante nesta modalidade de ensino. Contudo, dentre estes jovens, tem se destacado o número elevado de adolescentes com idade entre os 15 e 18 anos incompletos. Esta realidade trouxe uma série de desafios aos educadores e educadoras. Alunos “indisciplinados”, “infreqüentes”, “desmotivados” e “drogaditos” são falas recorrentes na escola. Os conflitos entre os diferentes grupos etários, gerados em função do comportamento destes alunos mais jovens, também contribuem para a idéia de que este grupo “não quer nada com nada”. Esta percepção de que os adolescentes na EJA “atrapalham” tornou-se um clichê desta modalidade, dificultando o diálogo e, consequentemente, a prática pedagógica. Para tanto, é fundamental conhecer a realidade dos educadores e educandos, suas necessidades e anseios, focando mais especificamente, ainda, na relação que os jovens-adolescentes estabelecem com o saber e com a escola. Neste trabalho, realizado numa escola do município de Porto Alegre, na qual atuo como professora, o processo de pesquisa caminhou junto com as ações, como ocorre num trabalho de pesquisa-ação-participante. Desta forma, apresento a trajetória percorrida na busca por encontrar alguns caminhos para um possível repensar das ações político-pedagógicas capazes de dar conta desta nova configuração nesta modalidade de ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-19T01:44:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72598 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000884003 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72598 |
identifier_str_mv |
000884003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/1/000884003.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/2/000884003.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/3/000884003.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8ff081f787a83dea8a33f13170f2014 58cfeb17eb168008cfb3a1fcf9767e4f efd762deb000ec2149c760cfe2c4a4eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108847665152 |