Adolescência na EJA : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jaqueline da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72598
Resumo: O público cada vez mais jovem na Educação de Jovens e Adultos (Brunel, 2008) tem sido, atualmente, a realidade constante nesta modalidade de ensino. Contudo, dentre estes jovens, tem se destacado o número elevado de adolescentes com idade entre os 15 e 18 anos incompletos. Esta realidade trouxe uma série de desafios aos educadores e educadoras. Alunos “indisciplinados”, “infreqüentes”, “desmotivados” e “drogaditos” são falas recorrentes na escola. Os conflitos entre os diferentes grupos etários, gerados em função do comportamento destes alunos mais jovens, também contribuem para a idéia de que este grupo “não quer nada com nada”. Esta percepção de que os adolescentes na EJA “atrapalham” tornou-se um clichê desta modalidade, dificultando o diálogo e, consequentemente, a prática pedagógica. Para tanto, é fundamental conhecer a realidade dos educadores e educandos, suas necessidades e anseios, focando mais especificamente, ainda, na relação que os jovens-adolescentes estabelecem com o saber e com a escola. Neste trabalho, realizado numa escola do município de Porto Alegre, na qual atuo como professora, o processo de pesquisa caminhou junto com as ações, como ocorre num trabalho de pesquisa-ação-participante. Desta forma, apresento a trajetória percorrida na busca por encontrar alguns caminhos para um possível repensar das ações político-pedagógicas capazes de dar conta desta nova configuração nesta modalidade de ensino.
id UFRGS-2_6a6b6c429b091967722f235a66ec0987
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72598
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Jaqueline da SilvaLemos, Mirian Pereira2013-06-19T01:44:05Z2011http://hdl.handle.net/10183/72598000884003O público cada vez mais jovem na Educação de Jovens e Adultos (Brunel, 2008) tem sido, atualmente, a realidade constante nesta modalidade de ensino. Contudo, dentre estes jovens, tem se destacado o número elevado de adolescentes com idade entre os 15 e 18 anos incompletos. Esta realidade trouxe uma série de desafios aos educadores e educadoras. Alunos “indisciplinados”, “infreqüentes”, “desmotivados” e “drogaditos” são falas recorrentes na escola. Os conflitos entre os diferentes grupos etários, gerados em função do comportamento destes alunos mais jovens, também contribuem para a idéia de que este grupo “não quer nada com nada”. Esta percepção de que os adolescentes na EJA “atrapalham” tornou-se um clichê desta modalidade, dificultando o diálogo e, consequentemente, a prática pedagógica. Para tanto, é fundamental conhecer a realidade dos educadores e educandos, suas necessidades e anseios, focando mais especificamente, ainda, na relação que os jovens-adolescentes estabelecem com o saber e com a escola. Neste trabalho, realizado numa escola do município de Porto Alegre, na qual atuo como professora, o processo de pesquisa caminhou junto com as ações, como ocorre num trabalho de pesquisa-ação-participante. Desta forma, apresento a trajetória percorrida na busca por encontrar alguns caminhos para um possível repensar das ações político-pedagógicas capazes de dar conta desta nova configuração nesta modalidade de ensino.application/pdfporAdolescenteEducação de jovens e adultosIndisciplinaAdolescência na EJA : desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884003.pdf000884003.pdfTexto completoapplication/pdf3045719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/1/000884003.pdfd8ff081f787a83dea8a33f13170f2014MD51TEXT000884003.pdf.txt000884003.pdf.txtExtracted Texttext/plain138673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/2/000884003.pdf.txt58cfeb17eb168008cfb3a1fcf9767e4fMD52THUMBNAIL000884003.pdf.jpg000884003.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/3/000884003.pdf.jpgefd762deb000ec2149c760cfe2c4a4ebMD5310183/725982018-10-16 09:28:43.087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
title Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
spellingShingle Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
Alves, Jaqueline da Silva
Adolescente
Educação de jovens e adultos
Indisciplina
title_short Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
title_full Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
title_fullStr Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
title_sort Adolescência na EJA : desafios e possibilidades
author Alves, Jaqueline da Silva
author_facet Alves, Jaqueline da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jaqueline da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemos, Mirian Pereira
contributor_str_mv Lemos, Mirian Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Educação de jovens e adultos
Indisciplina
topic Adolescente
Educação de jovens e adultos
Indisciplina
description O público cada vez mais jovem na Educação de Jovens e Adultos (Brunel, 2008) tem sido, atualmente, a realidade constante nesta modalidade de ensino. Contudo, dentre estes jovens, tem se destacado o número elevado de adolescentes com idade entre os 15 e 18 anos incompletos. Esta realidade trouxe uma série de desafios aos educadores e educadoras. Alunos “indisciplinados”, “infreqüentes”, “desmotivados” e “drogaditos” são falas recorrentes na escola. Os conflitos entre os diferentes grupos etários, gerados em função do comportamento destes alunos mais jovens, também contribuem para a idéia de que este grupo “não quer nada com nada”. Esta percepção de que os adolescentes na EJA “atrapalham” tornou-se um clichê desta modalidade, dificultando o diálogo e, consequentemente, a prática pedagógica. Para tanto, é fundamental conhecer a realidade dos educadores e educandos, suas necessidades e anseios, focando mais especificamente, ainda, na relação que os jovens-adolescentes estabelecem com o saber e com a escola. Neste trabalho, realizado numa escola do município de Porto Alegre, na qual atuo como professora, o processo de pesquisa caminhou junto com as ações, como ocorre num trabalho de pesquisa-ação-participante. Desta forma, apresento a trajetória percorrida na busca por encontrar alguns caminhos para um possível repensar das ações político-pedagógicas capazes de dar conta desta nova configuração nesta modalidade de ensino.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-19T01:44:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72598
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000884003
url http://hdl.handle.net/10183/72598
identifier_str_mv 000884003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/1/000884003.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/2/000884003.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72598/3/000884003.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8ff081f787a83dea8a33f13170f2014
58cfeb17eb168008cfb3a1fcf9767e4f
efd762deb000ec2149c760cfe2c4a4eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108847665152