A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Emilly Bezerra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3356
Resumo: Resumo: O principal objetivo do artigo é enfatizar a indisciplina na modalidade EJA dentre suas causas e consequências. O tema traz consigo uma abordagem bastante enriquecedora sobre como observar e lidar com estas determinadas situações presentes no cotidiano escolar. A modalidade EJA é uma proposta de ensino que atende um determinado público bastante adversa, por se tratar de alunos que de uma maneira ou outra não finalizaram os estudos no tempo certo. E a indisciplina vem sendo explanada com frequência nos grupos docentes, porém sem nenhuma perspectiva de metodologias para conseguir driblar tal questão sobre o ensino. As bases teóricas para a construção do artigo discorrem de citações e argumentos em teóricos bastantes influenciadores na perspectiva abordada, vindo ao encontro de autores como FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) dentre outros, além de informações com veracidade em cima das Leis educacionais como a LDB e CNE, além de afirmações de minha autoria sobre todo o estudado mediante a pesquisa. O processo metodológico para a construção discorre de estudo analítico e observação crítica acerca do conteúdo a ser pesquisado por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo em estudo bibliográfico a respeito do tema. Os resultados apresentados no entorno do artigo surgem como possíveis respostas e hipóteses à problemática apresentada, dentre suas aquisições, uma nova perspectiva de formação para professores com problemas atuais na sala de aulas, assim como observar os diversos tipos de indisciplina escolar apresentados na modalidade EJA. Ao concluir o estudo, fica a oportunidade de querer buscar mais informações do tema a fim de aprofundar ainda mais o conhecimento e transformar em metodologias para um melhor ensino aprendizagem na EJA. Palavras-Chave: Educação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina. Abstract: The main aim  of the article is to emphasize indiscipline in the EJA modality among its causes and consequences. The theme brings with it a very enriching approach on how to observe and deal with these certain situations present in everyday school life. The EJA modality is a teaching proposal that caters to a very adverse audience, as they are students who, in one way or another, did not finish their studies at the right time. And indiscipline has been frequently explained in the teaching groups, but without any perspective of methodologies to get around this issue about teaching. The theoretical bases for the construction of the article are based on citations and arguments in theorists who are quite influential in the perspective addressed, coming to the meeting of authors such as FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) among others, as well as truthful information in above the educational laws such as the LDB and CNE, in addition to statements of my authorship about everything studied through the research. The methodological process for the construction is based on an analytical study and critical observation about the content to be researched through qualitative research in a bibliographical study about the subject. The results presented around the article appear as possible answers and hypotheses to the problem presented, among its acquisitions, a new perspective of training for teachers with current problems in the classroom, as well as observing the different types of school indiscipline presented in the EJA modality. Upon completing the study, there is the opportunity to seek more information on the topic in order to further deepen the knowledge and transform it into methodologies for better teaching and learning in EJA.Keywords: Education. Youth and Adult Education. Indiscipline. 
id IPES_448a960971aa5daf763b67d91efc6a50
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3356
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and ConsequencesEducação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina.Resumo: O principal objetivo do artigo é enfatizar a indisciplina na modalidade EJA dentre suas causas e consequências. O tema traz consigo uma abordagem bastante enriquecedora sobre como observar e lidar com estas determinadas situações presentes no cotidiano escolar. A modalidade EJA é uma proposta de ensino que atende um determinado público bastante adversa, por se tratar de alunos que de uma maneira ou outra não finalizaram os estudos no tempo certo. E a indisciplina vem sendo explanada com frequência nos grupos docentes, porém sem nenhuma perspectiva de metodologias para conseguir driblar tal questão sobre o ensino. As bases teóricas para a construção do artigo discorrem de citações e argumentos em teóricos bastantes influenciadores na perspectiva abordada, vindo ao encontro de autores como FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) dentre outros, além de informações com veracidade em cima das Leis educacionais como a LDB e CNE, além de afirmações de minha autoria sobre todo o estudado mediante a pesquisa. O processo metodológico para a construção discorre de estudo analítico e observação crítica acerca do conteúdo a ser pesquisado por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo em estudo bibliográfico a respeito do tema. Os resultados apresentados no entorno do artigo surgem como possíveis respostas e hipóteses à problemática apresentada, dentre suas aquisições, uma nova perspectiva de formação para professores com problemas atuais na sala de aulas, assim como observar os diversos tipos de indisciplina escolar apresentados na modalidade EJA. Ao concluir o estudo, fica a oportunidade de querer buscar mais informações do tema a fim de aprofundar ainda mais o conhecimento e transformar em metodologias para um melhor ensino aprendizagem na EJA. Palavras-Chave: Educação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina. Abstract: The main aim  of the article is to emphasize indiscipline in the EJA modality among its causes and consequences. The theme brings with it a very enriching approach on how to observe and deal with these certain situations present in everyday school life. The EJA modality is a teaching proposal that caters to a very adverse audience, as they are students who, in one way or another, did not finish their studies at the right time. And indiscipline has been frequently explained in the teaching groups, but without any perspective of methodologies to get around this issue about teaching. The theoretical bases for the construction of the article are based on citations and arguments in theorists who are quite influential in the perspective addressed, coming to the meeting of authors such as FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) among others, as well as truthful information in above the educational laws such as the LDB and CNE, in addition to statements of my authorship about everything studied through the research. The methodological process for the construction is based on an analytical study and critical observation about the content to be researched through qualitative research in a bibliographical study about the subject. The results presented around the article appear as possible answers and hypotheses to the problem presented, among its acquisitions, a new perspective of training for teachers with current problems in the classroom, as well as observing the different types of school indiscipline presented in the EJA modality. Upon completing the study, there is the opportunity to seek more information on the topic in order to further deepen the knowledge and transform it into methodologies for better teaching and learning in EJA.Keywords: Education. Youth and Adult Education. Indiscipline. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSousa, Maria Emilly BezerraMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/335610.14295/idonline.v15i58.3356ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 717-7251981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3356/5273Direitos autorais 2021 Maria Emilly Bezerra Sousa, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
title A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
spellingShingle A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
Sousa, Maria Emilly Bezerra
Educação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina.
title_short A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
title_full A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
title_fullStr A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
title_full_unstemmed A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
title_sort A Indisciplina na Educação de Jovens e Adultos: Causas e Consequências / Indiscipline in Youth and Adult Education: Causes and Consequences
author Sousa, Maria Emilly Bezerra
author_facet Sousa, Maria Emilly Bezerra
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Emilly Bezerra
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina.
topic Educação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina.
description Resumo: O principal objetivo do artigo é enfatizar a indisciplina na modalidade EJA dentre suas causas e consequências. O tema traz consigo uma abordagem bastante enriquecedora sobre como observar e lidar com estas determinadas situações presentes no cotidiano escolar. A modalidade EJA é uma proposta de ensino que atende um determinado público bastante adversa, por se tratar de alunos que de uma maneira ou outra não finalizaram os estudos no tempo certo. E a indisciplina vem sendo explanada com frequência nos grupos docentes, porém sem nenhuma perspectiva de metodologias para conseguir driblar tal questão sobre o ensino. As bases teóricas para a construção do artigo discorrem de citações e argumentos em teóricos bastantes influenciadores na perspectiva abordada, vindo ao encontro de autores como FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) dentre outros, além de informações com veracidade em cima das Leis educacionais como a LDB e CNE, além de afirmações de minha autoria sobre todo o estudado mediante a pesquisa. O processo metodológico para a construção discorre de estudo analítico e observação crítica acerca do conteúdo a ser pesquisado por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo em estudo bibliográfico a respeito do tema. Os resultados apresentados no entorno do artigo surgem como possíveis respostas e hipóteses à problemática apresentada, dentre suas aquisições, uma nova perspectiva de formação para professores com problemas atuais na sala de aulas, assim como observar os diversos tipos de indisciplina escolar apresentados na modalidade EJA. Ao concluir o estudo, fica a oportunidade de querer buscar mais informações do tema a fim de aprofundar ainda mais o conhecimento e transformar em metodologias para um melhor ensino aprendizagem na EJA. Palavras-Chave: Educação; Educação de Jovens e Adultos; Indisciplina. Abstract: The main aim  of the article is to emphasize indiscipline in the EJA modality among its causes and consequences. The theme brings with it a very enriching approach on how to observe and deal with these certain situations present in everyday school life. The EJA modality is a teaching proposal that caters to a very adverse audience, as they are students who, in one way or another, did not finish their studies at the right time. And indiscipline has been frequently explained in the teaching groups, but without any perspective of methodologies to get around this issue about teaching. The theoretical bases for the construction of the article are based on citations and arguments in theorists who are quite influential in the perspective addressed, coming to the meeting of authors such as FREIRE (2001), MATOS (2012), SANTOS (2012) among others, as well as truthful information in above the educational laws such as the LDB and CNE, in addition to statements of my authorship about everything studied through the research. The methodological process for the construction is based on an analytical study and critical observation about the content to be researched through qualitative research in a bibliographical study about the subject. The results presented around the article appear as possible answers and hypotheses to the problem presented, among its acquisitions, a new perspective of training for teachers with current problems in the classroom, as well as observing the different types of school indiscipline presented in the EJA modality. Upon completing the study, there is the opportunity to seek more information on the topic in order to further deepen the knowledge and transform it into methodologies for better teaching and learning in EJA.Keywords: Education. Youth and Adult Education. Indiscipline. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3356
10.14295/idonline.v15i58.3356
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3356
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3356/5273
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Emilly Bezerra Sousa, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Emilly Bezerra Sousa, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 717-725
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053947570028544