Pontos de tensão : desafios para o ator contemporâneo na obra de Nelson Rodrigues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, João Claudio Petrillo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258826
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso parte da adaptação da peça O Beijo no Asfalto (1961), do autor pernambucano (radicado no Rio de Janeiro) Nelson Rodrigues. O resultado desta adaptação originou o monólogo O Beijo [Cancelado], que foi apresentado como meu Estágio de Atuação no Departamento de Arte Dramática (DAD) da UFRGS, cujas apresentações aconteceram na Sala Qorpo Santo. Nessa pesquisa, pretendi identificar e discorrer sobre o que intitulo como pontos de tensão da peça no que diz respeito ao tratamento de raça e gênero das personagens, construindo um diálogo com a crítica antirracista, anti-homofóbica e feminista sobre a obra do autor. O intuito é que esse estudo público promova o debate e possíveis encaminhamentos para que o ator contemporâneo lide com tais pontos de tensão de forma que sua arte não reforce o preconceito no tratamento das personagens pertencentes a grupos minorizados e subalternizados. A base técnica que desenvolvemos para tal investigação está na composição psico-física baseada no trabalho com punctums, em que se busca expor os métodos para descobrir as nuances que deflagram as intenções das personagens no contexto em que estão inseridas, para além dos clichês do imaginário colonial e patriarcal.
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