Northanger Abbey e a leitora em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Monica Chagas da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78948
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar a figura da leitora em formação apresentada ao longo do romance de Jane Austen, Northanger Abbey. O trabalho consistiu na recolha dos momentos de leitura presentes no texto da escritora inglesa, e, a partir desse material, no estudo dessas representações. Buscou-se, nessa etapa, entender a relação do enredo com o processo de aprendizagem de leitura da personagem principal, e com o sistema literário no qual a autora se inseria. A segunda parte da pesquisa consistiu na análise mais detida da personagem principal, Catherine Morland, como uma leitora em formação, que resultou na delimitação de quatro características particulares a essa figura: o interesse profundo por romances, a proximidade da interpretação do mundo real e do ficcional, o funcionamento da leitura de cartas como marca de maturidade, e a fusão entre o processo de leitura de textos e o processo de leitura de pessoas e situações.
id UFRGS-2_6a95251f16ad0fb553ded114f8005ccf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78948
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Monica Chagas daZilberman, Regina2013-10-11T01:49:48Z2013http://hdl.handle.net/10183/78948000900534Esta monografia tem como objetivo analisar a figura da leitora em formação apresentada ao longo do romance de Jane Austen, Northanger Abbey. O trabalho consistiu na recolha dos momentos de leitura presentes no texto da escritora inglesa, e, a partir desse material, no estudo dessas representações. Buscou-se, nessa etapa, entender a relação do enredo com o processo de aprendizagem de leitura da personagem principal, e com o sistema literário no qual a autora se inseria. A segunda parte da pesquisa consistiu na análise mais detida da personagem principal, Catherine Morland, como uma leitora em formação, que resultou na delimitação de quatro características particulares a essa figura: o interesse profundo por romances, a proximidade da interpretação do mundo real e do ficcional, o funcionamento da leitura de cartas como marca de maturidade, e a fusão entre o processo de leitura de textos e o processo de leitura de pessoas e situações.The objective of this work is to analyze the image of the female reader in training presented throughout Jane Austen’s Northanger Abbey. The study consisted in collecting reading moments found in the novel, and, based on this material, in the examination of these representations. This procedure aimed at understanding the relation between the plot and the main character’s process of learning how to read, and also the literary system in which the author was inserted. The second part of the research consisted in the close analysis of the protagonist, Catherine Morland, as a reader in training. This resulted in the delimitation of four particular characteristics of this image: the profound interest in novels, the proximity between the interpretation of the fictional and the real world, the function of letter reading as a mark of maturity, and the fusion between the process of reading texts and the process of reading people and situations.application/pdfporAusten, Jane, 1775-1817LeituraLiteratura inglesaLeitorReadingNorthanger abbeyReader in trainingMorland, CatherineNorthanger Abbey e a leitora em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900534.pdf000900534.pdfTexto completoapplication/pdf477027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78948/1/000900534.pdf2104b1907006ede608962211975ca8f7MD51TEXT000900534.pdf.txt000900534.pdf.txtExtracted Texttext/plain113387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78948/2/000900534.pdf.txt75a554e3f511a4aaf93601f49c050f0bMD52THUMBNAIL000900534.pdf.jpg000900534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78948/3/000900534.pdf.jpg2c6b06c2f109f81b602cc990f91d3952MD5310183/789482023-06-09 03:23:45.85474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-09T06:23:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Northanger Abbey e a leitora em formação
title Northanger Abbey e a leitora em formação
spellingShingle Northanger Abbey e a leitora em formação
Costa, Monica Chagas da
Austen, Jane, 1775-1817
Leitura
Literatura inglesa
Leitor
Reading
Northanger abbey
Reader in training
Morland, Catherine
title_short Northanger Abbey e a leitora em formação
title_full Northanger Abbey e a leitora em formação
title_fullStr Northanger Abbey e a leitora em formação
title_full_unstemmed Northanger Abbey e a leitora em formação
title_sort Northanger Abbey e a leitora em formação
author Costa, Monica Chagas da
author_facet Costa, Monica Chagas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Monica Chagas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zilberman, Regina
contributor_str_mv Zilberman, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Austen, Jane, 1775-1817
Leitura
Literatura inglesa
Leitor
topic Austen, Jane, 1775-1817
Leitura
Literatura inglesa
Leitor
Reading
Northanger abbey
Reader in training
Morland, Catherine
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Northanger abbey
Reader in training
Morland, Catherine
description Esta monografia tem como objetivo analisar a figura da leitora em formação apresentada ao longo do romance de Jane Austen, Northanger Abbey. O trabalho consistiu na recolha dos momentos de leitura presentes no texto da escritora inglesa, e, a partir desse material, no estudo dessas representações. Buscou-se, nessa etapa, entender a relação do enredo com o processo de aprendizagem de leitura da personagem principal, e com o sistema literário no qual a autora se inseria. A segunda parte da pesquisa consistiu na análise mais detida da personagem principal, Catherine Morland, como uma leitora em formação, que resultou na delimitação de quatro características particulares a essa figura: o interesse profundo por romances, a proximidade da interpretação do mundo real e do ficcional, o funcionamento da leitura de cartas como marca de maturidade, e a fusão entre o processo de leitura de textos e o processo de leitura de pessoas e situações.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-11T01:49:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78948
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900534
url http://hdl.handle.net/10183/78948
identifier_str_mv 000900534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78948/1/000900534.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78948/2/000900534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78948/3/000900534.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2104b1907006ede608962211975ca8f7
75a554e3f511a4aaf93601f49c050f0b
2c6b06c2f109f81b602cc990f91d3952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224454841303040