A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Maurício de Vargas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vanz, Samile Andrea de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211718
Resumo: Este artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social.
id UFRGS-2_6aad6fa92f382af4fd11e93fc38ebf09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211718
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Maurício de VargasVanz, Samile Andrea de Souza2020-07-10T03:42:16Z20201981-6278http://hdl.handle.net/10183/211718001115311Este artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social.This article discusses the influence of YouTube content on the formation of social capital from the analysis of the most popular psychology video on Brazilian Science YouTube Channel and also of the comments made by its users. In the analysis of the comments, the methodological procedures of the grounded theory were used. At the end of the research, three discursive practices were identified and in the study context they aid in the formation of social capital and of related values. The most frequent forms of social capital that we found were those of the relational capital, of the cognitive capital and of the trustworthiness in the interaction with other people in that social environment. Among the values constructed by users in their discursive practices are visibility, legitimation and social support. The latter deserves special mention because it intersects all the main categories. We have come to the conclusion that the content of the video serves as catalyst for different social practices that culminate in the formation of social capital.Este artículo discute la influencia del contenido publicado en YouTube sobre la formación del capital social, fundamentada en el análisis del vídeo más popular de un canal de divulgación científica de cuestiones abordadas por la psicología y en los comentarios a él asociados. En el análisis de los comentarios, se utilizaron los procedimientos metodológicos de la teoría fundamentada. En el final de la investigación, se identificaron tres prácticas discursivas que, en el contexto del estudio, contribuyen a la formación del capital social y de valores relacionados a él. Las formas de capital social encontradas con más frecuencia fueron la del capital relacional, del capital cognitivo y de la confianza en el ambiente social. Entre los valores construidos por los usuarios en sus prácticas discursivas están la visibilidad, la legitimación y el apoyo social. Este último merece destacarse por atravesar todas las categorías principales. Concluimos que el contenido del vídeo funciona como catalizador para diferentes prácticas sociales que culminan en la formación del capital social.application/pdfporRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.1 (jan./mar. 2020), p. 167-83YouTube (Site)Capital socialMídias sociaisSocial capitalSocial mediaUser-generated contentYouTubeGrounded theoryCapital socialMedios socialesContenido generado por el usuárioTeoría Fundamentada.A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologiaThe social capital formation on YouTube: study based on a health psychology video found in one of its Science ChannelsLa formación del capital social en YouTube: estudio fundamentado en un canal de divulgación científica referente a cuestiones abordadas por la psicologíainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115311.pdf.txt001115311.pdf.txtExtracted Texttext/plain71440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/2/001115311.pdf.txtc800bfc3d277a692e5b67b949a6d36bdMD52ORIGINAL001115311.pdfTexto completoapplication/pdf427062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/1/001115311.pdf3f41132f82bfed1e58b151ec0bebadf9MD5110183/2117182020-07-11 03:52:32.49913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-11T06:52:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The social capital formation on YouTube: study based on a health psychology video found in one of its Science Channels
La formación del capital social en YouTube: estudio fundamentado en un canal de divulgación científica referente a cuestiones abordadas por la psicología
title A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
spellingShingle A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
Corrêa, Maurício de Vargas
YouTube (Site)
Capital social
Mídias sociais
Social capital
Social media
User-generated content
YouTube
Grounded theory
Capital social
Medios sociales
Contenido generado por el usuário
Teoría Fundamentada.
title_short A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
title_full A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
title_fullStr A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
title_full_unstemmed A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
title_sort A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
author Corrêa, Maurício de Vargas
author_facet Corrêa, Maurício de Vargas
Vanz, Samile Andrea de Souza
author_role author
author2 Vanz, Samile Andrea de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Maurício de Vargas
Vanz, Samile Andrea de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube (Site)
Capital social
Mídias sociais
topic YouTube (Site)
Capital social
Mídias sociais
Social capital
Social media
User-generated content
YouTube
Grounded theory
Capital social
Medios sociales
Contenido generado por el usuário
Teoría Fundamentada.
dc.subject.eng.fl_str_mv Social capital
Social media
User-generated content
YouTube
Grounded theory
dc.subject.spa.fl_str_mv Capital social
Medios sociales
Contenido generado por el usuário
Teoría Fundamentada.
description Este artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T03:42:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211718
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-6278
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115311
identifier_str_mv 1981-6278
001115311
url http://hdl.handle.net/10183/211718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.1 (jan./mar. 2020), p. 167-83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/2/001115311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/1/001115311.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c800bfc3d277a692e5b67b949a6d36bd
3f41132f82bfed1e58b151ec0bebadf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224994595799040