A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211718 |
Resumo: | Este artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social. |
id |
UFRGS-2_6aad6fa92f382af4fd11e93fc38ebf09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211718 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Maurício de VargasVanz, Samile Andrea de Souza2020-07-10T03:42:16Z20201981-6278http://hdl.handle.net/10183/211718001115311Este artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social.This article discusses the influence of YouTube content on the formation of social capital from the analysis of the most popular psychology video on Brazilian Science YouTube Channel and also of the comments made by its users. In the analysis of the comments, the methodological procedures of the grounded theory were used. At the end of the research, three discursive practices were identified and in the study context they aid in the formation of social capital and of related values. The most frequent forms of social capital that we found were those of the relational capital, of the cognitive capital and of the trustworthiness in the interaction with other people in that social environment. Among the values constructed by users in their discursive practices are visibility, legitimation and social support. The latter deserves special mention because it intersects all the main categories. We have come to the conclusion that the content of the video serves as catalyst for different social practices that culminate in the formation of social capital.Este artículo discute la influencia del contenido publicado en YouTube sobre la formación del capital social, fundamentada en el análisis del vídeo más popular de un canal de divulgación científica de cuestiones abordadas por la psicología y en los comentarios a él asociados. En el análisis de los comentarios, se utilizaron los procedimientos metodológicos de la teoría fundamentada. En el final de la investigación, se identificaron tres prácticas discursivas que, en el contexto del estudio, contribuyen a la formación del capital social y de valores relacionados a él. Las formas de capital social encontradas con más frecuencia fueron la del capital relacional, del capital cognitivo y de la confianza en el ambiente social. Entre los valores construidos por los usuarios en sus prácticas discursivas están la visibilidad, la legitimación y el apoyo social. Este último merece destacarse por atravesar todas las categorías principales. Concluimos que el contenido del vídeo funciona como catalizador para diferentes prácticas sociales que culminan en la formación del capital social.application/pdfporRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.1 (jan./mar. 2020), p. 167-83YouTube (Site)Capital socialMídias sociaisSocial capitalSocial mediaUser-generated contentYouTubeGrounded theoryCapital socialMedios socialesContenido generado por el usuárioTeoría Fundamentada.A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologiaThe social capital formation on YouTube: study based on a health psychology video found in one of its Science ChannelsLa formación del capital social en YouTube: estudio fundamentado en un canal de divulgación científica referente a cuestiones abordadas por la psicologíainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115311.pdf.txt001115311.pdf.txtExtracted Texttext/plain71440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/2/001115311.pdf.txtc800bfc3d277a692e5b67b949a6d36bdMD52ORIGINAL001115311.pdfTexto completoapplication/pdf427062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/1/001115311.pdf3f41132f82bfed1e58b151ec0bebadf9MD5110183/2117182020-07-11 03:52:32.49913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211718Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-11T06:52:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The social capital formation on YouTube: study based on a health psychology video found in one of its Science Channels La formación del capital social en YouTube: estudio fundamentado en un canal de divulgación científica referente a cuestiones abordadas por la psicología |
title |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia |
spellingShingle |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia Corrêa, Maurício de Vargas YouTube (Site) Capital social Mídias sociais Social capital Social media User-generated content YouTube Grounded theory Capital social Medios sociales Contenido generado por el usuário Teoría Fundamentada. |
title_short |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia |
title_full |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia |
title_fullStr |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia |
title_full_unstemmed |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia |
title_sort |
A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia |
author |
Corrêa, Maurício de Vargas |
author_facet |
Corrêa, Maurício de Vargas Vanz, Samile Andrea de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Vanz, Samile Andrea de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Maurício de Vargas Vanz, Samile Andrea de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
YouTube (Site) Capital social Mídias sociais |
topic |
YouTube (Site) Capital social Mídias sociais Social capital Social media User-generated content YouTube Grounded theory Capital social Medios sociales Contenido generado por el usuário Teoría Fundamentada. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social capital Social media User-generated content YouTube Grounded theory |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Capital social Medios sociales Contenido generado por el usuário Teoría Fundamentada. |
description |
Este artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-10T03:42:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211718 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-6278 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115311 |
identifier_str_mv |
1981-6278 001115311 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.1 (jan./mar. 2020), p. 167-83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/2/001115311.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211718/1/001115311.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c800bfc3d277a692e5b67b949a6d36bd 3f41132f82bfed1e58b151ec0bebadf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224994595799040 |