Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Maurício de Vargas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172660
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do conteúdo de divulgação científica publicado pelo canal Minutos Psíquicos do YouTube sobre a formação do capital social. O objeto de estudo foi analisado com o aporte da Teoria Fundamentada, uma ferramenta metodológica que tem sido recomendada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros para o estudo das mídias sociais e das redes sociais na internet. O corpus de análise foi constituído pelo vídeo mais popular do canal selecionado e pelos comentários relacionados. Para a análise dos comentários foram utilizadas as três técnicas de codificação da Teoria Fundamentada: a codificação aberta, a codificação axial e a codificação seletiva. Ao final da pesquisa, foram identificadas três práticas discursivas que contribuem para a formação do capital social e de valores relacionados no contexto de estudo: a autoexpressão, as reações do canal e o suporte social. As formas de capital social que apareceram com maior frequência são o capital relacional, o capital cognitivo e a confiança no ambiente social. Porém, também foi possível constatar a presença do capital normativo e de indícios do capital institucional. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. O intercâmbio de informações foi uma prática pouco expressiva naquele contexto. Por fim, conclui-se que o conteúdo publicado pelo canal funciona como um vetor para as diferentes formas de comportamento social que contribuem para a formação do capital social.
id URGS_37617f6220bab5df155ff8de4674c7ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172660
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Corrêa, Maurício de VargasVanz, Samile Andrea de Souza2018-02-20T02:25:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/172660001060363O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do conteúdo de divulgação científica publicado pelo canal Minutos Psíquicos do YouTube sobre a formação do capital social. O objeto de estudo foi analisado com o aporte da Teoria Fundamentada, uma ferramenta metodológica que tem sido recomendada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros para o estudo das mídias sociais e das redes sociais na internet. O corpus de análise foi constituído pelo vídeo mais popular do canal selecionado e pelos comentários relacionados. Para a análise dos comentários foram utilizadas as três técnicas de codificação da Teoria Fundamentada: a codificação aberta, a codificação axial e a codificação seletiva. Ao final da pesquisa, foram identificadas três práticas discursivas que contribuem para a formação do capital social e de valores relacionados no contexto de estudo: a autoexpressão, as reações do canal e o suporte social. As formas de capital social que apareceram com maior frequência são o capital relacional, o capital cognitivo e a confiança no ambiente social. Porém, também foi possível constatar a presença do capital normativo e de indícios do capital institucional. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. O intercâmbio de informações foi uma prática pouco expressiva naquele contexto. Por fim, conclui-se que o conteúdo publicado pelo canal funciona como um vetor para as diferentes formas de comportamento social que contribuem para a formação do capital social.The objective of this study was to analyze the influence of the content of scientific divulgation published by YouTube Minutos Psíquicos channel on the formation of social capital. The object of study was analyzed with the contribution of Grounded Theory, a methodological tool that has been recommended by Brazilian and foreign researchers for the study of social media and social networks on the internet. The analysis corpus consisted of the most popular video of the selected channel and related comments. For the analysis of the comments the three coding techniques of the Grounded Theory were used: open coding, axial coding and selective coding. At the end of the research, three discursive practices were identified that contribute to the formation of social capital and related values in the study context: self-expression, channel reactions and social support. The forms of social capital that have appeared most often are relational, cognitive, and trustworthiness of social environment. However, it was also possible to verify the presence of normative capital and evidence of institutional capital. Among the values built by the users in their discursive practices are visibility, legitimation and social support. The latter deserves special mention because it covers all the main categories. The information exchange was not very expressive in that context. Finally, it is concluded that the content published by the channel works as a vector for the different forms of social behavior that contribute to the formation of social capital.application/pdfporDivulgação científicaCapital socialTeoria fundamentadaYouTube (Site)Social capitalGrounded TheoryUser-generated contentSocial mediaInterações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060363.pdf001060363.pdfTexto completoapplication/pdf720089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172660/1/001060363.pdfd24251b0a426b1d2ccd3f138d6a229fcMD51TEXT001060363.pdf.txt001060363.pdf.txtExtracted Texttext/plain211841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172660/2/001060363.pdf.txt7a4616b30d083f066468ee50a7a50586MD52THUMBNAIL001060363.pdf.jpg001060363.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172660/3/001060363.pdf.jpg212bbd4f6ef76093d7ead981fb084dfbMD5310183/1726602018-10-29 07:53:59.661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:53:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
title Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
spellingShingle Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
Corrêa, Maurício de Vargas
Divulgação científica
Capital social
Teoria fundamentada
YouTube (Site)
Social capital
Grounded Theory
User-generated content
Social media
title_short Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
title_full Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
title_fullStr Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
title_full_unstemmed Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
title_sort Interações no Youtube e capital social : estudo em um canal de divulgação científica sobre Psicologia
author Corrêa, Maurício de Vargas
author_facet Corrêa, Maurício de Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Maurício de Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanz, Samile Andrea de Souza
contributor_str_mv Vanz, Samile Andrea de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Capital social
Teoria fundamentada
YouTube (Site)
topic Divulgação científica
Capital social
Teoria fundamentada
YouTube (Site)
Social capital
Grounded Theory
User-generated content
Social media
dc.subject.eng.fl_str_mv Social capital
Grounded Theory
User-generated content
Social media
description O presente estudo teve por objetivo analisar a influência do conteúdo de divulgação científica publicado pelo canal Minutos Psíquicos do YouTube sobre a formação do capital social. O objeto de estudo foi analisado com o aporte da Teoria Fundamentada, uma ferramenta metodológica que tem sido recomendada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros para o estudo das mídias sociais e das redes sociais na internet. O corpus de análise foi constituído pelo vídeo mais popular do canal selecionado e pelos comentários relacionados. Para a análise dos comentários foram utilizadas as três técnicas de codificação da Teoria Fundamentada: a codificação aberta, a codificação axial e a codificação seletiva. Ao final da pesquisa, foram identificadas três práticas discursivas que contribuem para a formação do capital social e de valores relacionados no contexto de estudo: a autoexpressão, as reações do canal e o suporte social. As formas de capital social que apareceram com maior frequência são o capital relacional, o capital cognitivo e a confiança no ambiente social. Porém, também foi possível constatar a presença do capital normativo e de indícios do capital institucional. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. O intercâmbio de informações foi uma prática pouco expressiva naquele contexto. Por fim, conclui-se que o conteúdo publicado pelo canal funciona como um vetor para as diferentes formas de comportamento social que contribuem para a formação do capital social.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T02:25:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060363
url http://hdl.handle.net/10183/172660
identifier_str_mv 001060363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172660/1/001060363.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172660/2/001060363.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172660/3/001060363.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d24251b0a426b1d2ccd3f138d6a229fc
7a4616b30d083f066468ee50a7a50586
212bbd4f6ef76093d7ead981fb084dfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309120527499264