Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210542 |
Resumo: | No cenário da educação, a legislação brasileira assegura direitos a todas as pessoas com deficiência para serem incluídas nos sistemas educacionais em todos os níveis, a fim de alcançarem o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O presente estudo tem como objetivo discutir e analisar as barreiras atitudinais que são enfrentadas na tentativa da inclusão de alunos no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica. As barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Esta pesquisa foi realizada num colégio público federal da cidade de Porto Alegre, que se encontra em processo de implementação da inclusão de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas com alunos da escola, a fim de verificar fatores relacionados às barreiras atitudinais, discutindo e analisando a compreensão e a aceitação por parte desses alunos frente à possibilidade da convivência com colegas que apresentem necessidades educacionais específicas. Assim, constatou-se que os alunos ainda não estão totalmente conscientes do que seja inclusão no ambiente escolar, além de não compreenderem perfeitamente o que são as barreiras atitudinais. Portanto, é de fundamental importância a realização de campanhas de divulgação e conscientização dos alunos sobre o assunto, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar. |
id |
UFRGS-2_6af1012013a3604510eb59f076f574e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210542 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Jorge Nazareno BatistaLima, Jose Valdeni deCardoso, Eduardo2020-06-24T03:39:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/210542001115255No cenário da educação, a legislação brasileira assegura direitos a todas as pessoas com deficiência para serem incluídas nos sistemas educacionais em todos os níveis, a fim de alcançarem o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O presente estudo tem como objetivo discutir e analisar as barreiras atitudinais que são enfrentadas na tentativa da inclusão de alunos no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica. As barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Esta pesquisa foi realizada num colégio público federal da cidade de Porto Alegre, que se encontra em processo de implementação da inclusão de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas com alunos da escola, a fim de verificar fatores relacionados às barreiras atitudinais, discutindo e analisando a compreensão e a aceitação por parte desses alunos frente à possibilidade da convivência com colegas que apresentem necessidades educacionais específicas. Assim, constatou-se que os alunos ainda não estão totalmente conscientes do que seja inclusão no ambiente escolar, além de não compreenderem perfeitamente o que são as barreiras atitudinais. Portanto, é de fundamental importância a realização de campanhas de divulgação e conscientização dos alunos sobre o assunto, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar.In the education scenario, Brazilian legislation ensures the rights of all persons with disabilities to be included in education systems at all levels in order to achieve the full development of their capacities. The present study aims to discuss and analyze the attitudinal barriers that are faced in the attempt to include students in the teaching-learning process in Basic Education. Attitudinal barriers refer to attitudes or behaviors that prevent or impair the social participation of persons with disabilities on equal conditions and opportunities. The present research was carried out at a federal public college in the city of Porto Alegre, which is in the process of implementing the inclusion of students with disabilities. Interviews were conducted with school students in order to verify factors related to attitudinal barriers, discussing and analyzing the students’ understanding and acceptance of the possibility of coexistence with colleagues who present specific educational needs. Thus, it was found that students are not yet fully aware of what is included in the school environment, besides not fully understanding what the attitudinal barriers are. Therefore, it is fundamentally important to carry out publicity and awareness campaigns about the subject, as well as the involvement of the whole school community.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 237-263Escolas públicasEducaçãoInclusionAttitudinal barriersPublic schoolChallengesOs desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115255.pdf.txt001115255.pdf.txtExtracted Texttext/plain44286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/2/001115255.pdf.txt768f6de0c1d8fb287f64bd0d21c842bbMD52ORIGINAL001115255.pdfCapítuloapplication/pdf404915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/1/001115255.pdf9efa4853725250be1491b43f79b8e39eMD5110183/2105422023-01-05 06:04:33.114863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:04:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público |
title |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público |
spellingShingle |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público Melo, Jorge Nazareno Batista Escolas públicas Educação Inclusion Attitudinal barriers Public school Challenges |
title_short |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público |
title_full |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público |
title_fullStr |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público |
title_full_unstemmed |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público |
title_sort |
Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público |
author |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_facet |
Melo, Jorge Nazareno Batista Lima, Jose Valdeni de Cardoso, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jose Valdeni de Cardoso, Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Jorge Nazareno Batista Lima, Jose Valdeni de Cardoso, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas públicas Educação |
topic |
Escolas públicas Educação Inclusion Attitudinal barriers Public school Challenges |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusion Attitudinal barriers Public school Challenges |
description |
No cenário da educação, a legislação brasileira assegura direitos a todas as pessoas com deficiência para serem incluídas nos sistemas educacionais em todos os níveis, a fim de alcançarem o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O presente estudo tem como objetivo discutir e analisar as barreiras atitudinais que são enfrentadas na tentativa da inclusão de alunos no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica. As barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Esta pesquisa foi realizada num colégio público federal da cidade de Porto Alegre, que se encontra em processo de implementação da inclusão de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas com alunos da escola, a fim de verificar fatores relacionados às barreiras atitudinais, discutindo e analisando a compreensão e a aceitação por parte desses alunos frente à possibilidade da convivência com colegas que apresentem necessidades educacionais específicas. Assim, constatou-se que os alunos ainda não estão totalmente conscientes do que seja inclusão no ambiente escolar, além de não compreenderem perfeitamente o que são as barreiras atitudinais. Portanto, é de fundamental importância a realização de campanhas de divulgação e conscientização dos alunos sobre o assunto, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-24T03:39:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210542 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115255 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210542 |
identifier_str_mv |
001115255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 237-263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/2/001115255.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/1/001115255.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
768f6de0c1d8fb287f64bd0d21c842bb 9efa4853725250be1491b43f79b8e39e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224992688439296 |