Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Jorge Nazareno Batista
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Cardoso, Eduardo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210542
Resumo: No cenário da educação, a legislação brasileira assegura direitos a todas as pessoas com deficiência para serem incluídas nos sistemas educacionais em todos os níveis, a fim de alcançarem o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O presente estudo tem como objetivo discutir e analisar as barreiras atitudinais que são enfrentadas na tentativa da inclusão de alunos no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica. As barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Esta pesquisa foi realizada num colégio público federal da cidade de Porto Alegre, que se encontra em processo de implementação da inclusão de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas com alunos da escola, a fim de verificar fatores relacionados às barreiras atitudinais, discutindo e analisando a compreensão e a aceitação por parte desses alunos frente à possibilidade da convivência com colegas que apresentem necessidades educacionais específicas. Assim, constatou-se que os alunos ainda não estão totalmente conscientes do que seja inclusão no ambiente escolar, além de não compreenderem perfeitamente o que são as barreiras atitudinais. Portanto, é de fundamental importância a realização de campanhas de divulgação e conscientização dos alunos sobre o assunto, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar.
id UFRGS-2_6af1012013a3604510eb59f076f574e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210542
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Jorge Nazareno BatistaLima, Jose Valdeni deCardoso, Eduardo2020-06-24T03:39:43Z2019http://hdl.handle.net/10183/210542001115255No cenário da educação, a legislação brasileira assegura direitos a todas as pessoas com deficiência para serem incluídas nos sistemas educacionais em todos os níveis, a fim de alcançarem o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O presente estudo tem como objetivo discutir e analisar as barreiras atitudinais que são enfrentadas na tentativa da inclusão de alunos no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica. As barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Esta pesquisa foi realizada num colégio público federal da cidade de Porto Alegre, que se encontra em processo de implementação da inclusão de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas com alunos da escola, a fim de verificar fatores relacionados às barreiras atitudinais, discutindo e analisando a compreensão e a aceitação por parte desses alunos frente à possibilidade da convivência com colegas que apresentem necessidades educacionais específicas. Assim, constatou-se que os alunos ainda não estão totalmente conscientes do que seja inclusão no ambiente escolar, além de não compreenderem perfeitamente o que são as barreiras atitudinais. Portanto, é de fundamental importância a realização de campanhas de divulgação e conscientização dos alunos sobre o assunto, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar.In the education scenario, Brazilian legislation ensures the rights of all persons with disabilities to be included in education systems at all levels in order to achieve the full development of their capacities. The present study aims to discuss and analyze the attitudinal barriers that are faced in the attempt to include students in the teaching-learning process in Basic Education. Attitudinal barriers refer to attitudes or behaviors that prevent or impair the social participation of persons with disabilities on equal conditions and opportunities. The present research was carried out at a federal public college in the city of Porto Alegre, which is in the process of implementing the inclusion of students with disabilities. Interviews were conducted with school students in order to verify factors related to attitudinal barriers, discussing and analyzing the students’ understanding and acceptance of the possibility of coexistence with colleagues who present specific educational needs. Thus, it was found that students are not yet fully aware of what is included in the school environment, besides not fully understanding what the attitudinal barriers are. Therefore, it is fundamentally important to carry out publicity and awareness campaigns about the subject, as well as the involvement of the whole school community.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 237-263Escolas públicasEducaçãoInclusionAttitudinal barriersPublic schoolChallengesOs desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115255.pdf.txt001115255.pdf.txtExtracted Texttext/plain44286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/2/001115255.pdf.txt768f6de0c1d8fb287f64bd0d21c842bbMD52ORIGINAL001115255.pdfCapítuloapplication/pdf404915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/1/001115255.pdf9efa4853725250be1491b43f79b8e39eMD5110183/2105422023-01-05 06:04:33.114863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:04:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
title Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
spellingShingle Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
Melo, Jorge Nazareno Batista
Escolas públicas
Educação
Inclusion
Attitudinal barriers
Public school
Challenges
title_short Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
title_full Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
title_fullStr Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
title_full_unstemmed Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
title_sort Os desafios para a superação das barreiras atitudinais na educação escolar : estudo de caso com alunos de um colégio público
author Melo, Jorge Nazareno Batista
author_facet Melo, Jorge Nazareno Batista
Lima, Jose Valdeni de
Cardoso, Eduardo
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Cardoso, Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Jorge Nazareno Batista
Lima, Jose Valdeni de
Cardoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas
Educação
topic Escolas públicas
Educação
Inclusion
Attitudinal barriers
Public school
Challenges
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Attitudinal barriers
Public school
Challenges
description No cenário da educação, a legislação brasileira assegura direitos a todas as pessoas com deficiência para serem incluídas nos sistemas educacionais em todos os níveis, a fim de alcançarem o pleno desenvolvimento das suas capacidades. O presente estudo tem como objetivo discutir e analisar as barreiras atitudinais que são enfrentadas na tentativa da inclusão de alunos no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica. As barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Esta pesquisa foi realizada num colégio público federal da cidade de Porto Alegre, que se encontra em processo de implementação da inclusão de alunos com deficiência. Foram realizadas entrevistas com alunos da escola, a fim de verificar fatores relacionados às barreiras atitudinais, discutindo e analisando a compreensão e a aceitação por parte desses alunos frente à possibilidade da convivência com colegas que apresentem necessidades educacionais específicas. Assim, constatou-se que os alunos ainda não estão totalmente conscientes do que seja inclusão no ambiente escolar, além de não compreenderem perfeitamente o que são as barreiras atitudinais. Portanto, é de fundamental importância a realização de campanhas de divulgação e conscientização dos alunos sobre o assunto, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-24T03:39:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210542
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115255
url http://hdl.handle.net/10183/210542
identifier_str_mv 001115255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 237-263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/2/001115255.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210542/1/001115255.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 768f6de0c1d8fb287f64bd0d21c842bb
9efa4853725250be1491b43f79b8e39e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224992688439296