Relação entre o desempenho motor, a percepção de competência motora e o tempo de engajamento nas aulas de educacção física : um estudo com pré-escolares
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39327 |
Resumo: | A idade pré-escolar se caracteriza por ser uma fase onde o movimento assume um papel essencial na vida das crianças, nas suas brincadeiras, nos seus jogos, na comparação com seus pares. A literatura aponta que quanto mais a criança se sente competente mais se engaja em atividades motoras e quanto mais as repete, mais refinadas as habilidades se tornam. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi verificar se há relação entre o desempenho motor, a percepção de competência motora e o tempo de engajamento motor durante as aulas de Educação Física de crianças em idade pré-escolar. A amostra foi constituída por 17 crianças com idades entre 4 e 5 anos, matriculadas na turma de Jardim A da Creche Francesca Zacaro Faraco da UFRGS e que frequentam as aulas de Educação Física oferecidas pela instituição. Foram ultizados três instrumentos: para avaliar o desempenho motor, o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), de Ulrich (2000); para avaliar a percepção de competência motora, a subescala relativa a esse domínio (motor) do The Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children, de Harter e Pike (1980); e para avaliar o tempo de engajamento motor foram filmadas duas aulas de Educação Física onde posteriormente foram verificados os tempos em que as crianças se encontravam motoramente engajadas nas atividades de acordo com os objetivos das aulas. Não foram encontradas relações entre o desempenho motor, a percepção de competência motora e o tempo de engajamento durante as aulas de Educação Física. |
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