Relação entre família e escola no berçário : um olhar sobre possibilidades de comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27393 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a relação entre família e escola através das possibilidades de comunicação viabilizadas no berçário de uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, buscou-se verificar a existência das possibilidades de comunicação formais e informais viabilizadas pela escola, assim como as demandas que surgem nessa comunicação. O referencial teórico, baseado em estudos nacionais e internacionais sobre a Educação Infantil, apoiou-se em conceitos sobre a centralidade do cuidado e educação e a relação entre a família e a escola na etapa do berçário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e a estratégia metodológica foi o estudo de caso e os procedimentos utilizados foram a análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com as professoras do berçário e com as coordenadoras da educação infantil. As possibilidades de comunicação formais encontradas foram: o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico, o Manual de Pais e Alunos, as Agendas Escolares, a Entrevista Pré-matricula, a Entrevista com a professora e as Reuniões de Pais. Como possibilidades informais de comunicação encontramos a conversa na porta da sala e os telefonemas. Percebemos que as principais demandas dos pais são em relação aos cuidados dos seus bebês, enquanto a escola demonstra querer mostrar o que há de educativo no cuidado de seus alunos. |
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