Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haupenthal, Guilherme dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70340
Resumo: O presente trabalho consiste no deslocamento do motion graphics do campo do entretenimento para o contexto de formação em Design, para sua utilização como recurso de ensino-aprendizagem. O foco de trabalho é a disciplina de Design Contemporâneo: teoria e história, nos cursos de Design Visual e Design de Produto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através dos processos de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, próprios do design instrucional, levantamos as necessidade educacionais da disciplina e propusemos um modelo em que o motion graphics se insere enquanto recurso didático-pedagógico para utilização em sala de aula. Através de metodologia específica de projeto, produzimos e validamos um produto capaz de ser cumprir tal função nos processos de ensino-aprendizagem, com margem para explorar o projeto em outros conteúdos, disciplinas e cursos.
id UFRGS-2_6b718485d2d696f9a72bc1a8abd62612
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70340
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Haupenthal, Guilherme dos SantosCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2013-04-17T01:58:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/70340000876788O presente trabalho consiste no deslocamento do motion graphics do campo do entretenimento para o contexto de formação em Design, para sua utilização como recurso de ensino-aprendizagem. O foco de trabalho é a disciplina de Design Contemporâneo: teoria e história, nos cursos de Design Visual e Design de Produto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através dos processos de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, próprios do design instrucional, levantamos as necessidade educacionais da disciplina e propusemos um modelo em que o motion graphics se insere enquanto recurso didático-pedagógico para utilização em sala de aula. Através de metodologia específica de projeto, produzimos e validamos um produto capaz de ser cumprir tal função nos processos de ensino-aprendizagem, com margem para explorar o projeto em outros conteúdos, disciplinas e cursos.The current paper encompasses the displacement of motion graphics from the field of entertainment to the context of education in design, to be used as a tool for learning-teaching. The focus of the paper is the discipline on Contemporary Design: Theory and History, in the courses of Visual Design and Product Design of the Federal University of Rio Grande do Sul. By means of the process of analysis, design, development, implementation and evaluation, pertinent to instructional design, we have raised the instructional demands of the discipline and proposed a model from which motion graphics is used as a didactic, pedagogical tool to be used in the class room. By means of a specific project methodology, we produced and validated a product capable of being used as an auxiliary tool in the processes of learningteaching in the class room, in the proposed discipline, with room to explore the project in other topics, disciplines, and courses.application/pdfporDesign instrucionalDesign : HistóriaMotion graphicsLearning-teachingEducation in designHistory of designMotion graphics : como auxílio no ensino da história do designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2012Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000876788.pdf000876788.pdfTexto completoapplication/pdf7499505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70340/1/000876788.pdf0e84adc4f754913158af9d65ea9b72e3MD51TEXT000876788.pdf.txt000876788.pdf.txtExtracted Texttext/plain267316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70340/2/000876788.pdf.txtda65496756c1329dab640fb33e48b3acMD52THUMBNAIL000876788.pdf.jpg000876788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70340/3/000876788.pdf.jpgc43b3499c6fd74877764f41be08a4cfdMD5310183/703402018-10-15 09:15:00.435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
title Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
spellingShingle Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
Haupenthal, Guilherme dos Santos
Design instrucional
Design : História
Motion graphics
Learning-teaching
Education in design
History of design
title_short Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
title_full Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
title_fullStr Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
title_full_unstemmed Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
title_sort Motion graphics : como auxílio no ensino da história do design
author Haupenthal, Guilherme dos Santos
author_facet Haupenthal, Guilherme dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haupenthal, Guilherme dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
contributor_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Design instrucional
Design : História
Motion graphics
topic Design instrucional
Design : História
Motion graphics
Learning-teaching
Education in design
History of design
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning-teaching
Education in design
History of design
description O presente trabalho consiste no deslocamento do motion graphics do campo do entretenimento para o contexto de formação em Design, para sua utilização como recurso de ensino-aprendizagem. O foco de trabalho é a disciplina de Design Contemporâneo: teoria e história, nos cursos de Design Visual e Design de Produto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através dos processos de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, próprios do design instrucional, levantamos as necessidade educacionais da disciplina e propusemos um modelo em que o motion graphics se insere enquanto recurso didático-pedagógico para utilização em sala de aula. Através de metodologia específica de projeto, produzimos e validamos um produto capaz de ser cumprir tal função nos processos de ensino-aprendizagem, com margem para explorar o projeto em outros conteúdos, disciplinas e cursos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-17T01:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70340
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000876788
url http://hdl.handle.net/10183/70340
identifier_str_mv 000876788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70340/1/000876788.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70340/2/000876788.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70340/3/000876788.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e84adc4f754913158af9d65ea9b72e3
da65496756c1329dab640fb33e48b3ac
c43b3499c6fd74877764f41be08a4cfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447104910262272