Motivações e envolvimento no consumo colaborativo de vestuário por usuários das plataformas da Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Nathália Dalla
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112022
Resumo: O conceito consumo colaborativo foi adaptado por Bootsman e Rogers (2011) de forma a representar o consumo consciente e inteligente através da internet. No setor de vestuário, relevante para a economia brasileira, isso se aplica à venda, compra e troca de roupas usadas em sites de empresas ou grupos de redes sociais. Este trabalho tem como objetivo compreender as motivações para o consumo colaborativo de vestuário nas plataformas da internet, bem como aspectos inerentes ao comportamento e envolvimento do público. Até onde se sabe, não há estudos que explorem o assunto. A pesquisa foi realizada por meio de onze entrevistas em profundidade junto a consumidores colaborativos de vestuário e informantes chave, da observação participante da autora e da aplicação de uma survey com 140 participantes do fenômeno. Como resultado, a recompensa financeira se mostrou o grande propulsor e o possível inibidor do fenômeno. Motivadores hedônicos ligados à ampliação do ciclo de vida dos produtos, consciência ambiental e interação social são menos influentes, e a ordem de relevância das motivações se mostrou a mesma para comprar, vender ou trocar. Há grande envolvimento dos participantes com o movimento, pois o acesso às plataformas é, no mínimo, diário. Além disso, identificou-se a preferência por grupos de redes sociais para a realização das transações e a priorização, na escolha da plataforma, de características como a praticidade.
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