Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mann, Felipe Caruso Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os fatores críticos que mais influenciam na motivação dos indivíduos da cidade do Rio de Janeiro para participarem da economia compartilhada. De forma mais específica, buscou-se identificar quais são as características dos indivíduos que utilizam a economia compartilhada, e quais fatores mais influenciam sua satisfação e intenção de utilizar novamente este tipo de consumo. A metodologia utilizada foi o survey (levantamento), com a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 361 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro, questionário este composto por questões que tomam referenciadas em mapeamento prévio da literatura sobre as dimensões e variáveis consideradas motivadoras para participação dos indivíduos na economia compartilhada. Os resultados apontaram que a principal dimensão influenciadora é o fator econômico, seguido de perto pela dimensão ambiental. Além disso, foi comprovado que os fatores sóciodemográficos exercem sim influência na participação dos indivíduos, como gênero, idade, entre outros. O resultado deste estudo mostrou relevância para o desenvolvimento de conhecimento tanto para o segmento acadêmico quanto para a prática da economia compartilhada, ao passo que os fatores que influenciam a utilização e as características dos indivíduos que apostam na economia compartilhada foram identificados
id UFF-2_123950ac81b82e77c905bb2999f959b5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7608
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantesShared economics and collaborative consumption in Brazil: analysis of the motivations and characteristics of participantsEconomia compartilhadaConsumo colaborativoConsumo compartilhadoMotivaçõesEconomia compartilhadaMotivaçãoSharing economyCollaborative consumptionShared consumptionMotivationsEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os fatores críticos que mais influenciam na motivação dos indivíduos da cidade do Rio de Janeiro para participarem da economia compartilhada. De forma mais específica, buscou-se identificar quais são as características dos indivíduos que utilizam a economia compartilhada, e quais fatores mais influenciam sua satisfação e intenção de utilizar novamente este tipo de consumo. A metodologia utilizada foi o survey (levantamento), com a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 361 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro, questionário este composto por questões que tomam referenciadas em mapeamento prévio da literatura sobre as dimensões e variáveis consideradas motivadoras para participação dos indivíduos na economia compartilhada. Os resultados apontaram que a principal dimensão influenciadora é o fator econômico, seguido de perto pela dimensão ambiental. Além disso, foi comprovado que os fatores sóciodemográficos exercem sim influência na participação dos indivíduos, como gênero, idade, entre outros. O resultado deste estudo mostrou relevância para o desenvolvimento de conhecimento tanto para o segmento acadêmico quanto para a prática da economia compartilhada, ao passo que os fatores que influenciam a utilização e as características dos indivíduos que apostam na economia compartilhada foram identificadosThis research has as its main goal to analyze and identify the critical factors that influence the most on motivations for participating in the sharing economy at the city of Rio de Janeiro. In a more specific way, the goal was to identify the characteristics of the individuals that use this kind of economy, and which factors influence on the satisfaction and intention on using again this kind of consumption. The methodology used was a survey applied for a sample of 361 respondents in the city of Rio de Janeiro. This survey was composed by questions referenced in a previous literature review about the dimensions and variables that are considered factors of motivation for individuals to participate in the sharing economy. The results show that the main dimension that influences the utilization of the sharing economy is the economical one, followed by the environmental one. Besides that, it was shown that sociodemographic factors do indeed influence in the participation of the individuals, like gender, age, etc. This research has shown relevance to the development of knowledge for both the academic sector and the practical sector, as the factors that influence the utilization of the sharing economy and the characteristics of the individuals that use it were identifiedAraújo, Elaine AparecidaCosta, Helder GomesNepomuceno, Lívia Dias de OliveiraMann, Felipe Caruso Fernandes2018-09-21T13:34:01Z2018-09-21T13:34:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANN, Felipe Caruso Fernandes. Economia compartilhada e consumo colaborativo no brasil: análise das motivações e características dos participantes. 2018. 75 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-13T19:57:34Zoai:app.uff.br:1/7608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-13T19:57:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
Shared economics and collaborative consumption in Brazil: analysis of the motivations and characteristics of participants
title Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
spellingShingle Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
Mann, Felipe Caruso Fernandes
Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Consumo compartilhado
Motivações
Economia compartilhada
Motivação
Sharing economy
Collaborative consumption
Shared consumption
Motivations
title_short Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
title_full Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
title_fullStr Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
title_full_unstemmed Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
title_sort Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
author Mann, Felipe Caruso Fernandes
author_facet Mann, Felipe Caruso Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Elaine Aparecida
Costa, Helder Gomes
Nepomuceno, Lívia Dias de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mann, Felipe Caruso Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Consumo compartilhado
Motivações
Economia compartilhada
Motivação
Sharing economy
Collaborative consumption
Shared consumption
Motivations
topic Economia compartilhada
Consumo colaborativo
Consumo compartilhado
Motivações
Economia compartilhada
Motivação
Sharing economy
Collaborative consumption
Shared consumption
Motivations
description Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os fatores críticos que mais influenciam na motivação dos indivíduos da cidade do Rio de Janeiro para participarem da economia compartilhada. De forma mais específica, buscou-se identificar quais são as características dos indivíduos que utilizam a economia compartilhada, e quais fatores mais influenciam sua satisfação e intenção de utilizar novamente este tipo de consumo. A metodologia utilizada foi o survey (levantamento), com a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 361 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro, questionário este composto por questões que tomam referenciadas em mapeamento prévio da literatura sobre as dimensões e variáveis consideradas motivadoras para participação dos indivíduos na economia compartilhada. Os resultados apontaram que a principal dimensão influenciadora é o fator econômico, seguido de perto pela dimensão ambiental. Além disso, foi comprovado que os fatores sóciodemográficos exercem sim influência na participação dos indivíduos, como gênero, idade, entre outros. O resultado deste estudo mostrou relevância para o desenvolvimento de conhecimento tanto para o segmento acadêmico quanto para a prática da economia compartilhada, ao passo que os fatores que influenciam a utilização e as características dos indivíduos que apostam na economia compartilhada foram identificados
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21T13:34:01Z
2018-09-21T13:34:01Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANN, Felipe Caruso Fernandes. Economia compartilhada e consumo colaborativo no brasil: análise das motivações e características dos participantes. 2018. 75 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv MANN, Felipe Caruso Fernandes. Economia compartilhada e consumo colaborativo no brasil: análise das motivações e características dos participantes. 2018. 75 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135430594822144