Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os fatores críticos que mais influenciam na motivação dos indivíduos da cidade do Rio de Janeiro para participarem da economia compartilhada. De forma mais específica, buscou-se identificar quais são as características dos indivíduos que utilizam a economia compartilhada, e quais fatores mais influenciam sua satisfação e intenção de utilizar novamente este tipo de consumo. A metodologia utilizada foi o survey (levantamento), com a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 361 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro, questionário este composto por questões que tomam referenciadas em mapeamento prévio da literatura sobre as dimensões e variáveis consideradas motivadoras para participação dos indivíduos na economia compartilhada. Os resultados apontaram que a principal dimensão influenciadora é o fator econômico, seguido de perto pela dimensão ambiental. Além disso, foi comprovado que os fatores sóciodemográficos exercem sim influência na participação dos indivíduos, como gênero, idade, entre outros. O resultado deste estudo mostrou relevância para o desenvolvimento de conhecimento tanto para o segmento acadêmico quanto para a prática da economia compartilhada, ao passo que os fatores que influenciam a utilização e as características dos indivíduos que apostam na economia compartilhada foram identificados |
id |
UFF-2_123950ac81b82e77c905bb2999f959b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7608 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantesShared economics and collaborative consumption in Brazil: analysis of the motivations and characteristics of participantsEconomia compartilhadaConsumo colaborativoConsumo compartilhadoMotivaçõesEconomia compartilhadaMotivaçãoSharing economyCollaborative consumptionShared consumptionMotivationsEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os fatores críticos que mais influenciam na motivação dos indivíduos da cidade do Rio de Janeiro para participarem da economia compartilhada. De forma mais específica, buscou-se identificar quais são as características dos indivíduos que utilizam a economia compartilhada, e quais fatores mais influenciam sua satisfação e intenção de utilizar novamente este tipo de consumo. A metodologia utilizada foi o survey (levantamento), com a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 361 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro, questionário este composto por questões que tomam referenciadas em mapeamento prévio da literatura sobre as dimensões e variáveis consideradas motivadoras para participação dos indivíduos na economia compartilhada. Os resultados apontaram que a principal dimensão influenciadora é o fator econômico, seguido de perto pela dimensão ambiental. Além disso, foi comprovado que os fatores sóciodemográficos exercem sim influência na participação dos indivíduos, como gênero, idade, entre outros. O resultado deste estudo mostrou relevância para o desenvolvimento de conhecimento tanto para o segmento acadêmico quanto para a prática da economia compartilhada, ao passo que os fatores que influenciam a utilização e as características dos indivíduos que apostam na economia compartilhada foram identificadosThis research has as its main goal to analyze and identify the critical factors that influence the most on motivations for participating in the sharing economy at the city of Rio de Janeiro. In a more specific way, the goal was to identify the characteristics of the individuals that use this kind of economy, and which factors influence on the satisfaction and intention on using again this kind of consumption. The methodology used was a survey applied for a sample of 361 respondents in the city of Rio de Janeiro. This survey was composed by questions referenced in a previous literature review about the dimensions and variables that are considered factors of motivation for individuals to participate in the sharing economy. The results show that the main dimension that influences the utilization of the sharing economy is the economical one, followed by the environmental one. Besides that, it was shown that sociodemographic factors do indeed influence in the participation of the individuals, like gender, age, etc. This research has shown relevance to the development of knowledge for both the academic sector and the practical sector, as the factors that influence the utilization of the sharing economy and the characteristics of the individuals that use it were identifiedAraújo, Elaine AparecidaCosta, Helder GomesNepomuceno, Lívia Dias de OliveiraMann, Felipe Caruso Fernandes2018-09-21T13:34:01Z2018-09-21T13:34:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANN, Felipe Caruso Fernandes. Economia compartilhada e consumo colaborativo no brasil: análise das motivações e características dos participantes. 2018. 75 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-13T19:57:34Zoai:app.uff.br:1/7608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:05.940241Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes Shared economics and collaborative consumption in Brazil: analysis of the motivations and characteristics of participants |
title |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes |
spellingShingle |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes Mann, Felipe Caruso Fernandes Economia compartilhada Consumo colaborativo Consumo compartilhado Motivações Economia compartilhada Motivação Sharing economy Collaborative consumption Shared consumption Motivations |
title_short |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes |
title_full |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes |
title_fullStr |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes |
title_full_unstemmed |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes |
title_sort |
Economia compartilhada e consumo colaborativo no Brasil: análise das motivações e características dos participantes |
author |
Mann, Felipe Caruso Fernandes |
author_facet |
Mann, Felipe Caruso Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Elaine Aparecida Costa, Helder Gomes Nepomuceno, Lívia Dias de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mann, Felipe Caruso Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia compartilhada Consumo colaborativo Consumo compartilhado Motivações Economia compartilhada Motivação Sharing economy Collaborative consumption Shared consumption Motivations |
topic |
Economia compartilhada Consumo colaborativo Consumo compartilhado Motivações Economia compartilhada Motivação Sharing economy Collaborative consumption Shared consumption Motivations |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e identificar os fatores críticos que mais influenciam na motivação dos indivíduos da cidade do Rio de Janeiro para participarem da economia compartilhada. De forma mais específica, buscou-se identificar quais são as características dos indivíduos que utilizam a economia compartilhada, e quais fatores mais influenciam sua satisfação e intenção de utilizar novamente este tipo de consumo. A metodologia utilizada foi o survey (levantamento), com a aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 361 indivíduos na cidade do Rio de Janeiro, questionário este composto por questões que tomam referenciadas em mapeamento prévio da literatura sobre as dimensões e variáveis consideradas motivadoras para participação dos indivíduos na economia compartilhada. Os resultados apontaram que a principal dimensão influenciadora é o fator econômico, seguido de perto pela dimensão ambiental. Além disso, foi comprovado que os fatores sóciodemográficos exercem sim influência na participação dos indivíduos, como gênero, idade, entre outros. O resultado deste estudo mostrou relevância para o desenvolvimento de conhecimento tanto para o segmento acadêmico quanto para a prática da economia compartilhada, ao passo que os fatores que influenciam a utilização e as características dos indivíduos que apostam na economia compartilhada foram identificados |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21T13:34:01Z 2018-09-21T13:34:01Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MANN, Felipe Caruso Fernandes. Economia compartilhada e consumo colaborativo no brasil: análise das motivações e características dos participantes. 2018. 75 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
MANN, Felipe Caruso Fernandes. Economia compartilhada e consumo colaborativo no brasil: análise das motivações e características dos participantes. 2018. 75 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823688483340288 |