Sinonímia : um contraste entre teoria e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Débora Mota
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179526
Resumo: Esta Monografia tem a finalidade de investigar como diferentes autores tratam da questão da sinonímia em manuais de Linguística, estabelecendo contrapontos entre diferentes abordagens. A partir de tais relações aprofundamos nossa pesquisa examinando também como a questão da sinonímia é investigada, conceituado e exemplificada em um site popular, assim como examinamos a maneira com que livros didáticos abordam o conceito de sinonímia e conduzem a discussão sobre a relação estabelecida entre as significações das palavras, avaliando a qualidade desses materiais por servirem como base para o ensino em todas as escolas do nosso país, principalmente nas redes públicas. Para tal foram feitas leituras e análises de obras, website, dicionários online e impressos e livros didáticos. Nesse âmbito expomos diferentes perspectivas teóricas que buscam descrever o funcionamento dos sinônimos vinculados a questões que extrapolam o campo linguístico A partir dessa fundamentação teórica, analisamos criticamente a maneira como o assunto o é apresentado na internet e como livros didáticos destinados a diferentes anos do ensino fundamental e médio, abordam o funcionamento da sinonímia frente às condições históricas, sociais, geográficas e demais condições externas à língua, que influenciam nos significados adquiridos pelas palavras, conforme a abordagem dos autores apresentados; buscando uma reflexão sobre a qualidade desses materiais considerados importantes por seus fins utilitários e por isso pouco questionados por muitos professores e por alunos. Foi possível observar a superficialidade com que os conteúdos semânticos são apresentados aos alunos, comprovando a necessidade de que se instituam mudanças nas práticas de ensino que venham a considerar o uso do livro didático apenas como suporte, uma ferramenta colaborativa e não o único referencial teórico para explanação de conteúdos, assim como a internet.
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