Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlemmer, Janaina Rubineia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Felipe, Jane
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189839
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir as formações continuadas das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RMENH), o que pensam essas profissionais sobre o tema, quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. Apresento algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário qualitativo, entrevista, pesquisa da demanda das profissionais e análise documental. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto evidencia avanços na qualificação das práticas pedagógicas e no atendimento às crianças pequenas e também aponta para a permanência e continuidade que o tecer de novas reflexões e saberes incita.
id UFRGS-2_6cd73fc10c33b9d9428aa48ce24ed41d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schlemmer, Janaina RubineiaFelipe, Jane2019-03-30T04:22:57Z2017http://hdl.handle.net/10183/189839001091196O presente artigo tem por objetivo discutir as formações continuadas das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RMENH), o que pensam essas profissionais sobre o tema, quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. Apresento algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário qualitativo, entrevista, pesquisa da demanda das profissionais e análise documental. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto evidencia avanços na qualificação das práticas pedagógicas e no atendimento às crianças pequenas e também aponta para a permanência e continuidade que o tecer de novas reflexões e saberes incita.application/pdfporPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. P. 33-47Formação continuadaEducação infantilCoordenação pedagógicaOlhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091196.pdf.txt001091196.pdf.txtExtracted Texttext/plain34554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/2/001091196.pdf.txtb73d68c476705771ba03ec5ece495bdcMD52ORIGINAL001091196.pdfCapítuloapplication/pdf117364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/1/001091196.pdf301e0056fb2e52782f57460165c0616dMD5110183/1898392023-01-05 05:58:06.770964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:58:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
title Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
spellingShingle Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
Schlemmer, Janaina Rubineia
Formação continuada
Educação infantil
Coordenação pedagógica
title_short Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
title_full Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
title_fullStr Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
title_full_unstemmed Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
title_sort Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
author Schlemmer, Janaina Rubineia
author_facet Schlemmer, Janaina Rubineia
Felipe, Jane
author_role author
author2 Felipe, Jane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlemmer, Janaina Rubineia
Felipe, Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Educação infantil
Coordenação pedagógica
topic Formação continuada
Educação infantil
Coordenação pedagógica
description O presente artigo tem por objetivo discutir as formações continuadas das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RMENH), o que pensam essas profissionais sobre o tema, quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. Apresento algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário qualitativo, entrevista, pesquisa da demanda das profissionais e análise documental. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto evidencia avanços na qualificação das práticas pedagógicas e no atendimento às crianças pequenas e também aponta para a permanência e continuidade que o tecer de novas reflexões e saberes incita.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-30T04:22:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189839
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091196
url http://hdl.handle.net/10183/189839
identifier_str_mv 001091196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. P. 33-47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/2/001091196.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/1/001091196.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b73d68c476705771ba03ec5ece495bdc
301e0056fb2e52782f57460165c0616d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224963955359744