Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189839 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo discutir as formações continuadas das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RMENH), o que pensam essas profissionais sobre o tema, quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. Apresento algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário qualitativo, entrevista, pesquisa da demanda das profissionais e análise documental. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto evidencia avanços na qualificação das práticas pedagógicas e no atendimento às crianças pequenas e também aponta para a permanência e continuidade que o tecer de novas reflexões e saberes incita. |
id |
UFRGS-2_6cd73fc10c33b9d9428aa48ce24ed41d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189839 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schlemmer, Janaina RubineiaFelipe, Jane2019-03-30T04:22:57Z2017http://hdl.handle.net/10183/189839001091196O presente artigo tem por objetivo discutir as formações continuadas das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RMENH), o que pensam essas profissionais sobre o tema, quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. Apresento algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário qualitativo, entrevista, pesquisa da demanda das profissionais e análise documental. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto evidencia avanços na qualificação das práticas pedagógicas e no atendimento às crianças pequenas e também aponta para a permanência e continuidade que o tecer de novas reflexões e saberes incita.application/pdfporPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. P. 33-47Formação continuadaEducação infantilCoordenação pedagógicaOlhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091196.pdf.txt001091196.pdf.txtExtracted Texttext/plain34554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/2/001091196.pdf.txtb73d68c476705771ba03ec5ece495bdcMD52ORIGINAL001091196.pdfCapítuloapplication/pdf117364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/1/001091196.pdf301e0056fb2e52782f57460165c0616dMD5110183/1898392023-01-05 05:58:06.770964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:58:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil |
title |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil |
spellingShingle |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil Schlemmer, Janaina Rubineia Formação continuada Educação infantil Coordenação pedagógica |
title_short |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil |
title_full |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil |
title_fullStr |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil |
title_sort |
Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil |
author |
Schlemmer, Janaina Rubineia |
author_facet |
Schlemmer, Janaina Rubineia Felipe, Jane |
author_role |
author |
author2 |
Felipe, Jane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlemmer, Janaina Rubineia Felipe, Jane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Educação infantil Coordenação pedagógica |
topic |
Formação continuada Educação infantil Coordenação pedagógica |
description |
O presente artigo tem por objetivo discutir as formações continuadas das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo (RMENH), o que pensam essas profissionais sobre o tema, quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. Apresento algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionário qualitativo, entrevista, pesquisa da demanda das profissionais e análise documental. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto evidencia avanços na qualificação das práticas pedagógicas e no atendimento às crianças pequenas e também aponta para a permanência e continuidade que o tecer de novas reflexões e saberes incita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-30T04:22:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189839 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091196 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189839 |
identifier_str_mv |
001091196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. P. 33-47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/2/001091196.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189839/1/001091196.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b73d68c476705771ba03ec5ece495bdc 301e0056fb2e52782f57460165c0616d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224963955359744 |