Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115443 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo discutir o que envolve a organização das formações continuadas das professoras da Educação Infantil da RMENH (Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo), o que pensam essas profissionais sobre o tema; quais são suas demandas e o papel da coordenação na efetivação deste processo. A temática dessa pesquisa tem uma relação bastante estreita com a minha trajetória enquanto profissional. O desejo de realizar uma pesquisa sob o tema ”Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da Educação Infantil”, está imbricada com minhas vivências na vida acadêmica e profissional, com as dúvidas que permeiam meu fazer pedagógico e certamente como parte da equipe profissional de redes distintas, assim como no exercício da minha profissionalidade como parte da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões a respeito da formação continuada e suas contribuições na qualificação das práticas pedagógicas do corpo docente da Educação Infantil nas faixas etárias de 0 a 5 anos da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS (RMENH). Para isso foram realizados estudos teóricos que discutem a importância da atualização profissional no cotidiano escolar e a forma de atuação destes nos processos formativos. Estes estudos focaram na concepção da educação para a formação humana, crítica, principalmente no que se refere à educação infantil, indiciando algumas proposições de ressignificação do trabalho formativo desenvolvido com os docentes, refletindo intencionalmente nas práticas com crianças. Esta pesquisa ancora-se em autores como Imbérnon, Freire, Vasconcelos, Formosinho, e também em documentos educacionais, cujos temas se relacionam com a Educação Infantil. Instrumentos utilizados para coleta de dados foram: os questionários, pesquisa da demanda dos profissionais e análise dos projetos de formação oferecidos pela RMENH aos profissionais da Educação Infantil e atuação da coordenação pedagógica neste processo. Participaram da pesquisa 20(vinte) professoras, de duas instituições distintas, a gerente da Educação Infantil, a coordenadora pedagógica da Psicomotricidade e coordenadora da Formação Continuada da RMENH. Os resultados sinalizam que o projeto de formação continuada proposto pelo município mostrou crescimento nos últimos 2 (dois) anos e evidenciam práticas que valorizam os saberes trazidos pelos professores. Denotam ainda que os mesmos são avaliados, contribuindo para a qualificação dos mesmos. A formação continuada é algo que precisa ser constantemente discutido entre professores, coordenadores e gestores em relação a suas demandas, expectativas, desenvolvimento e avaliação. Evidencia-se a importância da mesma na qualificação das práticas pedagógicas e do atendimento as crianças pequenas. É um desafio constante (re) pensá-la, projetá-la, visto que envolve profissionais diferenciados, necessidades e realidades distintas. Neste movimento que a RMENH realiza para a efetivação da formação, evidenciam-se avanços, contribuindo assim para a qualificação da prática docente, a formação humana e o desenvolvimento da criança como “sujeito histórico e de direitos”. Observa-se, todavia, que é um desafio constante planejar a formação continuada, levando em consideração todos os sujeitos envolvidos em seu processo, bem como atender as diferentes especificidades do trabalho com crianças pequenas. |
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