Currículos do sul : sobre possibilidades pedagógico-musicais para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Leandro da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71586
Resumo: Neste trabalho, buscou-se exemplificar e analisar os conteúdos e atividades desenvolvidos na disciplina de educação musical em escolas municipais situadas na zona sul de Porto Alegre / RS. Com base na etimologia da palavra currículo, é sugerida a expressão “currículos” como uma imagética para as diversas possibilidades da educação musical. E, a partir de produções teóricas atuais sobre a temática, os currículos são entendidos como um conjunto de interações que ocorrem nos ambientes escolares. Portanto, compreende-se que, além dos conteúdos e atividades pedagógicas, outros fatores são determinantes e constructos dos currículos. Com base no estudo de caso, foram entrevistados quatro professores, sendo duas mulheres e dois homens, atuantes entre um e seis anos no ensino municipal como professores de música. A partir da análise das falas dos entrevistados, elegeram-se categorias pedagógico-musicais recorrentes, que constituíram a estrutura do presente trabalho. Estas englobam atividades relacionadas à percepção e apreciação musical, execução e criação sonora, literatura e escrita, assim como foram relatadas estratégias e abordagens para a educação musical. Além disso, foram mencionados pelos entrevistados os significados atribuídos à educação musical escolar, sugerindo que aspectos socioculturais, linguísticos e crítico-estéticos estão entre os fundamentos de suas práticas pedagógico-musicais nestes contextos.
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