Currículos do sul : sobre possibilidades pedagógico-musicais para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71586 |
Resumo: | Neste trabalho, buscou-se exemplificar e analisar os conteúdos e atividades desenvolvidos na disciplina de educação musical em escolas municipais situadas na zona sul de Porto Alegre / RS. Com base na etimologia da palavra currículo, é sugerida a expressão “currículos” como uma imagética para as diversas possibilidades da educação musical. E, a partir de produções teóricas atuais sobre a temática, os currículos são entendidos como um conjunto de interações que ocorrem nos ambientes escolares. Portanto, compreende-se que, além dos conteúdos e atividades pedagógicas, outros fatores são determinantes e constructos dos currículos. Com base no estudo de caso, foram entrevistados quatro professores, sendo duas mulheres e dois homens, atuantes entre um e seis anos no ensino municipal como professores de música. A partir da análise das falas dos entrevistados, elegeram-se categorias pedagógico-musicais recorrentes, que constituíram a estrutura do presente trabalho. Estas englobam atividades relacionadas à percepção e apreciação musical, execução e criação sonora, literatura e escrita, assim como foram relatadas estratégias e abordagens para a educação musical. Além disso, foram mencionados pelos entrevistados os significados atribuídos à educação musical escolar, sugerindo que aspectos socioculturais, linguísticos e crítico-estéticos estão entre os fundamentos de suas práticas pedagógico-musicais nestes contextos. |
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Rodrigues, Leandro da SilvaStein, Marilia Raquel Albornoz2013-05-16T01:42:39Z2012http://hdl.handle.net/10183/71586000879491Neste trabalho, buscou-se exemplificar e analisar os conteúdos e atividades desenvolvidos na disciplina de educação musical em escolas municipais situadas na zona sul de Porto Alegre / RS. Com base na etimologia da palavra currículo, é sugerida a expressão “currículos” como uma imagética para as diversas possibilidades da educação musical. E, a partir de produções teóricas atuais sobre a temática, os currículos são entendidos como um conjunto de interações que ocorrem nos ambientes escolares. Portanto, compreende-se que, além dos conteúdos e atividades pedagógicas, outros fatores são determinantes e constructos dos currículos. Com base no estudo de caso, foram entrevistados quatro professores, sendo duas mulheres e dois homens, atuantes entre um e seis anos no ensino municipal como professores de música. A partir da análise das falas dos entrevistados, elegeram-se categorias pedagógico-musicais recorrentes, que constituíram a estrutura do presente trabalho. Estas englobam atividades relacionadas à percepção e apreciação musical, execução e criação sonora, literatura e escrita, assim como foram relatadas estratégias e abordagens para a educação musical. Além disso, foram mencionados pelos entrevistados os significados atribuídos à educação musical escolar, sugerindo que aspectos socioculturais, linguísticos e crítico-estéticos estão entre os fundamentos de suas práticas pedagógico-musicais nestes contextos.application/pdfporCurrículoEnsino fundamentalEducação musicalEnsino público municipalCurrículos do sul : sobre possibilidades pedagógico-musicais para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879491.pdf000879491.pdfTexto completoapplication/pdf956537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71586/1/000879491.pdf8d9f855c1f7147bd3873441879d4cd6fMD51TEXT000879491.pdf.txt000879491.pdf.txtExtracted Texttext/plain127250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71586/2/000879491.pdf.txt40283eb4310a3c91e238dc7dc91acb80MD52THUMBNAIL000879491.pdf.jpg000879491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71586/3/000879491.pdf.jpg8b567e9878bc7e8cf3809ab58fa201b3MD5310183/715862018-10-17 07:38:24.667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:38:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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