Avaliação de metodologias de análise de estruturas de barras submetidas a impacto contra um obstáculo rígido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira Júnior, Agenor Dias de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Iturrioz, Ignacio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214759
Resumo: O comportamento de veículos terrestres submetidos ao impacto é de grande relevân-cia na engenharia automobilística, existindo um volume considerável de trabalhos experimentais e teóricos nesta área. O estudo deste tipo de problemas utilizando ele-mentos finitos de casca ou tridimensionais é utilizado com sucesso. No entanto, para certos tipos de estudos, como os de otimização estrutural, é exigida a possibilidade de criar modelos que, sem perder os aspectos essenciais do problema, permitam obter soluções em tempo computacional reduzido. Uma solução que apresenta esta caracte-rística consiste na utilização de sistemas formados por barras que levem em conta as possíveis formas de colapso. Neste contexto pretende-se, no trabalho proposto, reali-zar uma avaliação da performance de um modelo formado por barras flexíveis e/ou rí-gidas unidas por juntas esféricas e translacionais não lineares. No presente trabalho se realiza o ajuste da rigidez não linear das juntas esféricas e translacionais que si-mulam o comportamento dos elementos estruturais a partir da análise de modelos em elementos finitos de casca, que capturam o comportamento de estruturas tubulares de parede fina quando impactadas. Posteriormente a este ajuste, são apresentados exemplos de diferentes graus de complexidade para validar o procedimento utilizado. Finalmente, é apresentado um balanço sobre a performance do modelo simplificado implementado.
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