Tensões num modelo de catamarã submetido a torção: comparação entre os resultados obtidos por medidas experimentais, pela teoria simples e por elementos finitos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-110525/ |
Resumo: | O modelo em Acrílico, representativo de um catamarã, foi submetido à torção, correspondente à condição de encalhe/docagem. As tensões foram avaliadas por três maneiras: - Experimental: instrumentando o modelo com extensômetros elétricos. Teoria Simples de Vigas: pela aplicação do Método das Cargas Unitárias, para diferentes graus de efetividade dos conveses na plataforma de ligação dos cascos. Elementos Finitos: com três discretizações contendo diferentes tamanhos de malha. A concentração de tensões na ligação da antepara frontal da plataforma com o casco, foi estudada experimentalmente. Em geral, a comparação entre os resultados apresenta boa concordância entre os métodos utilizados. As principais conclusões do estudo são: - A Teoria Simples de Vigas é útil para avaliação em fases iniciais do projeto, devido à sua simplicidade e baixo custo. Os Métodos de Elementos Finitos e Experimental são necessários para avaliação dos fatores de concentração de tensões, não calculáveis pela Teoria Simples de Vigas. |
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Tensões num modelo de catamarã submetido a torção: comparação entre os resultados obtidos por medidas experimentais, pela teoria simples e por elementos finitos.Untitled in englishEstruturasFinite Element MethodMétodo dos Elementos FinitosStructuresO modelo em Acrílico, representativo de um catamarã, foi submetido à torção, correspondente à condição de encalhe/docagem. As tensões foram avaliadas por três maneiras: - Experimental: instrumentando o modelo com extensômetros elétricos. Teoria Simples de Vigas: pela aplicação do Método das Cargas Unitárias, para diferentes graus de efetividade dos conveses na plataforma de ligação dos cascos. Elementos Finitos: com três discretizações contendo diferentes tamanhos de malha. A concentração de tensões na ligação da antepara frontal da plataforma com o casco, foi estudada experimentalmente. Em geral, a comparação entre os resultados apresenta boa concordância entre os métodos utilizados. As principais conclusões do estudo são: - A Teoria Simples de Vigas é útil para avaliação em fases iniciais do projeto, devido à sua simplicidade e baixo custo. Os Métodos de Elementos Finitos e Experimental são necessários para avaliação dos fatores de concentração de tensões, não calculáveis pela Teoria Simples de Vigas.A structural model of a catamaran, built in Acrylics, was submitted to torsion, according to the docking/grouding consitions. The stresses were evaluated in three ways: - Experimental: instrumentation of the model with strain gages. Simple Beam Theory: application of the Virtual Work Principle, for diferente values of deck effectiveness. Finite Elements: using three discretization with diferente mesh sizes. The stress concentration that appears at the frontal platform bulkhead connection with the hull was studied experimentally. In general, the comparison shows a good agrément among the results obtained by the three methods. The main conclusions of the study are: - The Simple Beam Theory is useful for preliminar design purposes, on account of its simplificity and low cost. The Finite Element and the Experimental methods are necessary for the evaluation of stress concentration factors, not obtained by the Simple Beam Theory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRicardo, Octavio Gaspar de SouzaFernandez, Luiz Carlos Cano1983-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-110525/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T21:37:03Zoai:teses.usp.br:tde-25062024-110525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T21:37:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O modelo em Acrílico, representativo de um catamarã, foi submetido à torção, correspondente à condição de encalhe/docagem. As tensões foram avaliadas por três maneiras: - Experimental: instrumentando o modelo com extensômetros elétricos. Teoria Simples de Vigas: pela aplicação do Método das Cargas Unitárias, para diferentes graus de efetividade dos conveses na plataforma de ligação dos cascos. Elementos Finitos: com três discretizações contendo diferentes tamanhos de malha. A concentração de tensões na ligação da antepara frontal da plataforma com o casco, foi estudada experimentalmente. Em geral, a comparação entre os resultados apresenta boa concordância entre os métodos utilizados. As principais conclusões do estudo são: - A Teoria Simples de Vigas é útil para avaliação em fases iniciais do projeto, devido à sua simplicidade e baixo custo. Os Métodos de Elementos Finitos e Experimental são necessários para avaliação dos fatores de concentração de tensões, não calculáveis pela Teoria Simples de Vigas. |
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