Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/119085 |
Resumo: | Houve recentemente no Brasil um massivo incremento da educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Esse incremento foi marcado pela expansão da rede por meio da criação de centenas de novas unidades e contratação de milhares de profissionais. As novas contratações trouxeram um grande número de psicólogos e psicólogas para atuar na Educação Profissional. Este trabalho narra a experiência da criação de um espaço de diálogo entre os psicólogos inseridos nos Institutos Federais. Tal experiência, uma pesquisa-intervenção, teceu uma rede entre esses psicólogos por meio de um fórum virtual, que se tornou um espaço permanente para compartilhamento de experiências |
id |
UFRGS-2_6d392e00b2ca6d777077a818ebb335a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119085 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Prediger, JulianaSilva, Rosane Azevedo Neves da2015-07-11T01:59:58Z20141414-9893http://hdl.handle.net/10183/119085000963408Houve recentemente no Brasil um massivo incremento da educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Esse incremento foi marcado pela expansão da rede por meio da criação de centenas de novas unidades e contratação de milhares de profissionais. As novas contratações trouxeram um grande número de psicólogos e psicólogas para atuar na Educação Profissional. Este trabalho narra a experiência da criação de um espaço de diálogo entre os psicólogos inseridos nos Institutos Federais. Tal experiência, uma pesquisa-intervenção, teceu uma rede entre esses psicólogos por meio de um fórum virtual, que se tornou um espaço permanente para compartilhamento de experiênciasRecently, there has been a massive increment of Vocational education and training in Brazil, both scientific and technological, particularly represented by Federal Institutes. This increment was marked by the expansion of network through the establishment of hundreds of new units and hiring of thousands of professionals. This new hiring brought in a large number of psychologists to work in vocational education. This paper narrates the experience of creating a dialogue space among psychologists inserted in the Federal Institutes. Such experience, an intervention survey, weaved a net among those psychologists via a virtual forum that became a permanent space for sharing experiencesHubo recientemente en el Brasil un masivo incremento de la Educación profesional, científica y tecnológica, especialmente representada por los Institutos Federales. Este incremento fue marcado por la expansión de la red a través de la creación de centenas de nuevas unidades y contratación de millares de profesionales. Estas nuevas contrataciones han traído un gran número de psicólogos y psicólogas para actuar en la educación profesional. Este trabajo narra la experiencia de la creación de un espacio de diálogo entre los psicólogos inseridos en los Institutos Federales. Tal experiencia, una pesquisa-intervención, ha tejido una red entre estos psicólogos a través de un fórum virtual, que se ha tornado un espacio permanente para compartimiento de experienciasapplication/pdfporPsicologia : ciência e profissão. Brasilia. Vol. 34, n. 4 (2014), p. 931-939.Psicologia escolarEducaçãoAtuação do psicólogoSchool psychologyEducationVocational education and trainingPsychologist performancePsicología escolarEducaciónEnseñanza de formación profesionalActuación del psicólogoContribuições à prática do psicólogo na educação profissionalContribuitions to the psychologist's practice in vocational education Contribuiciones a la práctica del psicólogo en la educación profesional info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963408.pdf000963408.pdfTexto completoapplication/pdf795941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119085/1/000963408.pdfa4981048cb4c22f9f6c75e536aaada0fMD51TEXT000963408.pdf.txt000963408.pdf.txtExtracted Texttext/plain27759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119085/2/000963408.pdf.txte93ae0485aab5a1889d4e2142f879046MD52THUMBNAIL000963408.pdf.jpg000963408.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119085/3/000963408.pdf.jpg41db5e80f19d1df1f48fdbb4bdbcaa55MD5310183/1190852018-10-22 09:20:26.235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:20:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contribuitions to the psychologist's practice in vocational education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Contribuiciones a la práctica del psicólogo en la educación profesional |
title |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional |
spellingShingle |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional Prediger, Juliana Psicologia escolar Educação Atuação do psicólogo School psychology Education Vocational education and training Psychologist performance Psicología escolar Educación Enseñanza de formación profesional Actuación del psicólogo |
title_short |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional |
title_full |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional |
title_fullStr |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional |
title_full_unstemmed |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional |
title_sort |
Contribuições à prática do psicólogo na educação profissional |
author |
Prediger, Juliana |
author_facet |
Prediger, Juliana Silva, Rosane Azevedo Neves da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rosane Azevedo Neves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prediger, Juliana Silva, Rosane Azevedo Neves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Educação Atuação do psicólogo |
topic |
Psicologia escolar Educação Atuação do psicólogo School psychology Education Vocational education and training Psychologist performance Psicología escolar Educación Enseñanza de formación profesional Actuación del psicólogo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School psychology Education Vocational education and training Psychologist performance |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Psicología escolar Educación Enseñanza de formación profesional Actuación del psicólogo |
description |
Houve recentemente no Brasil um massivo incremento da educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Esse incremento foi marcado pela expansão da rede por meio da criação de centenas de novas unidades e contratação de milhares de profissionais. As novas contratações trouxeram um grande número de psicólogos e psicólogas para atuar na Educação Profissional. Este trabalho narra a experiência da criação de um espaço de diálogo entre os psicólogos inseridos nos Institutos Federais. Tal experiência, uma pesquisa-intervenção, teceu uma rede entre esses psicólogos por meio de um fórum virtual, que se tornou um espaço permanente para compartilhamento de experiências |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-11T01:59:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/119085 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-9893 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000963408 |
identifier_str_mv |
1414-9893 000963408 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/119085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : ciência e profissão. Brasilia. Vol. 34, n. 4 (2014), p. 931-939. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119085/1/000963408.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119085/2/000963408.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119085/3/000963408.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4981048cb4c22f9f6c75e536aaada0f e93ae0485aab5a1889d4e2142f879046 41db5e80f19d1df1f48fdbb4bdbcaa55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224877992050688 |