O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kreling, Eduardo Luis
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274465
Resumo: A presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as relações institucionais firmadas recentemente entre clubes, federação de futebol e governo inglês, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos que enriqueceram a liga, ajudaram a atrair também investimentos do tipo sportwashing.
id UFRGS-2_6d47418a0fc919d6507b007aa7d0cfc6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274465
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kreling, Eduardo LuisAguilar Filho, Hélio Afonso de2024-04-10T06:32:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/274465001198276A presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as relações institucionais firmadas recentemente entre clubes, federação de futebol e governo inglês, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos que enriqueceram a liga, ajudaram a atrair também investimentos do tipo sportwashing.This monograph deals with some economic aspects of football, the most popular sport in the world. From the institutionalist theoretical framework, it analyzes the recent enrichment of the English football league and its connection with the issue of investment in improving image and moral reputation – sportwashing. The objective is to understand how this institutional process emerged, as well as the specific incentives for action by the main agents involved. A possible hypothesis to sustain is that the institutional relationships recently signed between clubs, the football federation and the English government, while opening space to create an attractive environment for investments that enriched the league, also helped to attract investments of the sportwashing type.application/pdfporFutebolInstitucionalismoPremier leagueNovos institucionalistasSportwashingO novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/2Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198276.pdf.txt001198276.pdf.txtExtracted Texttext/plain102513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274465/2/001198276.pdf.txt5e97a3c18324414ebfc85d62e3dc8c29MD52ORIGINAL001198276.pdfTexto completoapplication/pdf1137042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274465/1/001198276.pdf7f86d546763b2227a953513993814920MD5110183/2744652024-04-11 06:26:21.009001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274465Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-11T09:26:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
title O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
spellingShingle O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
Kreling, Eduardo Luis
Futebol
Institucionalismo
Premier league
Novos institucionalistas
Sportwashing
title_short O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
title_full O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
title_fullStr O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
title_full_unstemmed O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
title_sort O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
author Kreling, Eduardo Luis
author_facet Kreling, Eduardo Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kreling, Eduardo Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguilar Filho, Hélio Afonso de
contributor_str_mv Aguilar Filho, Hélio Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Institucionalismo
topic Futebol
Institucionalismo
Premier league
Novos institucionalistas
Sportwashing
dc.subject.eng.fl_str_mv Premier league
Novos institucionalistas
Sportwashing
description A presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as relações institucionais firmadas recentemente entre clubes, federação de futebol e governo inglês, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos que enriqueceram a liga, ajudaram a atrair também investimentos do tipo sportwashing.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T06:32:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274465
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198276
url http://hdl.handle.net/10183/274465
identifier_str_mv 001198276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274465/2/001198276.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274465/1/001198276.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e97a3c18324414ebfc85d62e3dc8c29
7f86d546763b2227a953513993814920
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224681268707328