O novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274465 |
Resumo: | A presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as relações institucionais firmadas recentemente entre clubes, federação de futebol e governo inglês, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos que enriqueceram a liga, ajudaram a atrair também investimentos do tipo sportwashing. |
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Kreling, Eduardo LuisAguilar Filho, Hélio Afonso de2024-04-10T06:32:51Z2024http://hdl.handle.net/10183/274465001198276A presente monografia trata de alguns aspectos econômicos do futebol, esporte mais popular do mundo. A partir do marco teórico institucionalista, analisa o recente enriquecimento da liga inglesa de futebol e sua conexão com a questão do investimento na melhoria de imagem e reputação moral – sportwashing. O objetivo é entender como este processo institucional surgiu, bem como os incentivos específicos para atuação dos principais agentes envolvidos. Uma hipótese possível de sustentar é que as relações institucionais firmadas recentemente entre clubes, federação de futebol e governo inglês, ao mesmo tempo que abriram espaço para criar um ambiente atrativo a investimentos que enriqueceram a liga, ajudaram a atrair também investimentos do tipo sportwashing.This monograph deals with some economic aspects of football, the most popular sport in the world. From the institutionalist theoretical framework, it analyzes the recent enrichment of the English football league and its connection with the issue of investment in improving image and moral reputation – sportwashing. The objective is to understand how this institutional process emerged, as well as the specific incentives for action by the main agents involved. A possible hypothesis to sustain is that the institutional relationships recently signed between clubs, the football federation and the English government, while opening space to create an attractive environment for investments that enriched the league, also helped to attract investments of the sportwashing type.application/pdfporFutebolInstitucionalismoPremier leagueNovos institucionalistasSportwashingO novo institucionalismo e a premier league : a criação do produto, enriquecimento e sportwashinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/2Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198276.pdf.txt001198276.pdf.txtExtracted Texttext/plain102513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274465/2/001198276.pdf.txt5e97a3c18324414ebfc85d62e3dc8c29MD52ORIGINAL001198276.pdfTexto completoapplication/pdf1137042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274465/1/001198276.pdf7f86d546763b2227a953513993814920MD5110183/2744652024-04-11 06:26:21.009001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274465Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-11T09:26:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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