Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29761 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma agência bancária de uma instituição financeira brasileira de grande porte do sul do país e teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos seus funcionários, suas percepções sobre o tema, ações utilizadas e que possam ser implantadas visando sua melhoria. Para tanto, o referencial teórico versou sobre a qualidade de vida no trabalho, abrangendo sua história, conceitos e modelos de avaliação de QVT, com ênfase no modelo de Walton e seus oito critérios de avaliação. O tema é sem dúvida uma preocupação constante e imprescindível da área de gestão de pessoas em todas as empresas que buscam ser competitivas em mercados cada vez mais globalizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de um questionário com 43 questões, aplicado aos colaboradores da empresa em novembro de 2010, e analisados quantitativamente e qualitativamente por seu conteúdo. Foi utilizado também material bibliográfico para pesquisa e referência como fonte secundária e um levantamento de informações e histórico da agência. Na sequência, os dados coletados na pesquisa foram tabulados em Excel e analisados em cruzamento com os objetivos, de forma descritiva, gráfica e confrontada com a teoria da literatura. No resultado da análise das perguntas fechadas do questionário verificou-se uma média satisfatória da QVT, o que não confirmou nas perguntas abertas, onde observou-se que a empresa deve incentivar e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários, e que as ações promovidas devem ser revistas visando fortalecer a relação da organização com o trabalhador. Levando em consideração que esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, novas pesquisas são necessárias para sustentar estes resultados. Outra proposta é realizar novos estudos e pesquisas nas seguintes direções: clima organizacional e satisfação no trabalho. |
id |
UFRGS-2_6d519f8214bec34d6e1d898927519ac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29761 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Gustavo Luís Fonseca daPiccinini, Valmiria Carolina2011-06-28T06:00:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/29761000772468O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma agência bancária de uma instituição financeira brasileira de grande porte do sul do país e teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos seus funcionários, suas percepções sobre o tema, ações utilizadas e que possam ser implantadas visando sua melhoria. Para tanto, o referencial teórico versou sobre a qualidade de vida no trabalho, abrangendo sua história, conceitos e modelos de avaliação de QVT, com ênfase no modelo de Walton e seus oito critérios de avaliação. O tema é sem dúvida uma preocupação constante e imprescindível da área de gestão de pessoas em todas as empresas que buscam ser competitivas em mercados cada vez mais globalizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de um questionário com 43 questões, aplicado aos colaboradores da empresa em novembro de 2010, e analisados quantitativamente e qualitativamente por seu conteúdo. Foi utilizado também material bibliográfico para pesquisa e referência como fonte secundária e um levantamento de informações e histórico da agência. Na sequência, os dados coletados na pesquisa foram tabulados em Excel e analisados em cruzamento com os objetivos, de forma descritiva, gráfica e confrontada com a teoria da literatura. No resultado da análise das perguntas fechadas do questionário verificou-se uma média satisfatória da QVT, o que não confirmou nas perguntas abertas, onde observou-se que a empresa deve incentivar e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários, e que as ações promovidas devem ser revistas visando fortalecer a relação da organização com o trabalhador. Levando em consideração que esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, novas pesquisas são necessárias para sustentar estes resultados. Outra proposta é realizar novos estudos e pesquisas nas seguintes direções: clima organizacional e satisfação no trabalho.application/pdfporQualidade de vida no trabalhoTrabalho bancárioQualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772468.pdf.txt000772468.pdf.txtExtracted Texttext/plain106920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29761/2/000772468.pdf.txt41df8cb234e27d5ed816ed4a4de1964dMD52ORIGINAL000772468.pdf000772468.pdfTexto completoapplication/pdf618184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29761/1/000772468.pdf1fd8791c7da6682dd7aa1205c0de4f41MD51THUMBNAIL000772468.pdf.jpg000772468.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29761/3/000772468.pdf.jpg8514924abd0c7616c9c73f6c8b3c7532MD5310183/297612018-10-09 09:22:17.275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29761Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro |
title |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro |
spellingShingle |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro Silveira, Gustavo Luís Fonseca da Qualidade de vida no trabalho Trabalho bancário |
title_short |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro |
title_full |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro |
title_fullStr |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro |
title_sort |
Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro |
author |
Silveira, Gustavo Luís Fonseca da |
author_facet |
Silveira, Gustavo Luís Fonseca da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Gustavo Luís Fonseca da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccinini, Valmiria Carolina |
contributor_str_mv |
Piccinini, Valmiria Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de vida no trabalho Trabalho bancário |
topic |
Qualidade de vida no trabalho Trabalho bancário |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma agência bancária de uma instituição financeira brasileira de grande porte do sul do país e teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos seus funcionários, suas percepções sobre o tema, ações utilizadas e que possam ser implantadas visando sua melhoria. Para tanto, o referencial teórico versou sobre a qualidade de vida no trabalho, abrangendo sua história, conceitos e modelos de avaliação de QVT, com ênfase no modelo de Walton e seus oito critérios de avaliação. O tema é sem dúvida uma preocupação constante e imprescindível da área de gestão de pessoas em todas as empresas que buscam ser competitivas em mercados cada vez mais globalizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de um questionário com 43 questões, aplicado aos colaboradores da empresa em novembro de 2010, e analisados quantitativamente e qualitativamente por seu conteúdo. Foi utilizado também material bibliográfico para pesquisa e referência como fonte secundária e um levantamento de informações e histórico da agência. Na sequência, os dados coletados na pesquisa foram tabulados em Excel e analisados em cruzamento com os objetivos, de forma descritiva, gráfica e confrontada com a teoria da literatura. No resultado da análise das perguntas fechadas do questionário verificou-se uma média satisfatória da QVT, o que não confirmou nas perguntas abertas, onde observou-se que a empresa deve incentivar e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários, e que as ações promovidas devem ser revistas visando fortalecer a relação da organização com o trabalhador. Levando em consideração que esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, novas pesquisas são necessárias para sustentar estes resultados. Outra proposta é realizar novos estudos e pesquisas nas seguintes direções: clima organizacional e satisfação no trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29761 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772468 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29761 |
identifier_str_mv |
000772468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29761/2/000772468.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29761/1/000772468.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29761/3/000772468.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41df8cb234e27d5ed816ed4a4de1964d 1fd8791c7da6682dd7aa1205c0de4f41 8514924abd0c7616c9c73f6c8b3c7532 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224410489683968 |