Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230999 |
Resumo: | O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online(SciELO)e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème –RevistaEletrônica de Psicologia eEpistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos dez anos (2009-2019). As produções que adotam os conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do País. A escassez de estudos que apresentam esse aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação. |
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Souza, Rosely Maria DaninRangel, Luciana PintoBecker, Maria Luiza Rheingantz2021-10-20T04:23:54Z20211809-3876http://hdl.handle.net/10183/230999001132210O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online(SciELO)e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème –RevistaEletrônica de Psicologia eEpistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos dez anos (2009-2019). As produções que adotam os conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do País. A escassez de estudos que apresentam esse aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.This paper presents a state-of-the-art study about the outreach and usage of Jean Piaget’s theories on autonomy and the grasp of consciousness in Brazilian academic works related to the field of education. To do that, we have mapped publications found on the Scientific Electronic Library Online(SCIELO) and the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel of Brazil (CAPES in Portuguese), as well as the genetic psychology and epistemology magazine Schème -RevistaEletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, focusing on scientific papers that have been published over the last tenyears (2009-2019). The works that mention Piagetian concepts are mostly from the South and Southeast regions of Brazil. The shortage of papers that use this theoretical framework raises a series of questions about the access to and study of Piaget’s late work and challenges genetic epistemology researchers to expand their outreach.Este artículo presenta un estudio del estado del arte con respecto al alcance y el uso de las teorías de Jean Piaget sobre la toma de conciencia y la autonomía en las producciones académicas brasileñas relacionadas al área de la educación. Con este fin, mapeamos en las bases de datos bibliográficas SciELO (Scientific Electronic Library Online) y en el Portal de Periódicos de la Coordinación de Educación Superior del Ministerio de Educación de Brasil (CAPES), así como en el periódico Schème -RevistaEletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, centrándose en artículos científicos publicados en los últimos 10 años (2009-2019). Las producciones que emplean conceptos piagetianos provienen regionalmente de instituciones de educación superior del sur y sureste brasileños.De la escasez de estudios que manejan este aporte teórico emergen una serie de preguntas sobre el acceso y el estudiode las obras tardías de Piaget y se plantea el aumento de su difusión como reto a quienes estudian la Epistemología Genética.application/pdfporRevista e-Curriculum. São Paulo. São Paulo, SP. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2021) p. 1316-1341Piaget, Jean, 1896-1980Tomada de consciênciaAutonomiaPráticas pedagógicasTomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arteGrasp of consciousness and autonomy in pedagogical contexts : a state-of-the-artTomade conciencia y autonomía en contextos pedogógicos : un estado del arteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132210.pdf.txt001132210.pdf.txtExtracted Texttext/plain64673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230999/2/001132210.pdf.txtdc23e9cd3f72316e576e88e7d0ebba2eMD52ORIGINAL001132210.pdfTexto completoapplication/pdf918134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230999/1/001132210.pdfd9f832665bd4e819f7bed0b2e2fbc175MD5110183/2309992021-11-20 06:20:55.6015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:20:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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