Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosely Maria Danin
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rangel, Luciana Pinto, Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230999
Resumo: O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online(SciELO)e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème –RevistaEletrônica de Psicologia eEpistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos dez anos (2009-2019). As produções que adotam os conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do País. A escassez de estudos que apresentam esse aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.
id UFRGS-2_6d58a8e4d59ec992bcc026117ef89f12
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230999
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Rosely Maria DaninRangel, Luciana PintoBecker, Maria Luiza Rheingantz2021-10-20T04:23:54Z20211809-3876http://hdl.handle.net/10183/230999001132210O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online(SciELO)e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème –RevistaEletrônica de Psicologia eEpistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos dez anos (2009-2019). As produções que adotam os conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do País. A escassez de estudos que apresentam esse aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.This paper presents a state-of-the-art study about the outreach and usage of Jean Piaget’s theories on autonomy and the grasp of consciousness in Brazilian academic works related to the field of education. To do that, we have mapped publications found on the Scientific Electronic Library Online(SCIELO) and the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel of Brazil (CAPES in Portuguese), as well as the genetic psychology and epistemology magazine Schème -RevistaEletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, focusing on scientific papers that have been published over the last tenyears (2009-2019). The works that mention Piagetian concepts are mostly from the South and Southeast regions of Brazil. The shortage of papers that use this theoretical framework raises a series of questions about the access to and study of Piaget’s late work and challenges genetic epistemology researchers to expand their outreach.Este artículo presenta un estudio del estado del arte con respecto al alcance y el uso de las teorías de Jean Piaget sobre la toma de conciencia y la autonomía en las producciones académicas brasileñas relacionadas al área de la educación. Con este fin, mapeamos en las bases de datos bibliográficas SciELO (Scientific Electronic Library Online) y en el Portal de Periódicos de la Coordinación de Educación Superior del Ministerio de Educación de Brasil (CAPES), así como en el periódico Schème -RevistaEletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, centrándose en artículos científicos publicados en los últimos 10 años (2009-2019). Las producciones que emplean conceptos piagetianos provienen regionalmente de instituciones de educación superior del sur y sureste brasileños.De la escasez de estudios que manejan este aporte teórico emergen una serie de preguntas sobre el acceso y el estudiode las obras tardías de Piaget y se plantea el aumento de su difusión como reto a quienes estudian la Epistemología Genética.application/pdfporRevista e-Curriculum. São Paulo. São Paulo, SP. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2021) p. 1316-1341Piaget, Jean, 1896-1980Tomada de consciênciaAutonomiaPráticas pedagógicasTomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arteGrasp of consciousness and autonomy in pedagogical contexts : a state-of-the-artTomade conciencia y autonomía en contextos pedogógicos : un estado del arteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132210.pdf.txt001132210.pdf.txtExtracted Texttext/plain64673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230999/2/001132210.pdf.txtdc23e9cd3f72316e576e88e7d0ebba2eMD52ORIGINAL001132210.pdfTexto completoapplication/pdf918134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230999/1/001132210.pdfd9f832665bd4e819f7bed0b2e2fbc175MD5110183/2309992021-11-20 06:20:55.6015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:20:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Grasp of consciousness and autonomy in pedagogical contexts : a state-of-the-art
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Tomade conciencia y autonomía en contextos pedogógicos : un estado del arte
title Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
spellingShingle Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
Souza, Rosely Maria Danin
Piaget, Jean, 1896-1980
Tomada de consciência
Autonomia
Práticas pedagógicas
title_short Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
title_full Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
title_fullStr Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
title_full_unstemmed Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
title_sort Tomada de consciência e autonomia em contextos pedagógicos : um estado da arte
author Souza, Rosely Maria Danin
author_facet Souza, Rosely Maria Danin
Rangel, Luciana Pinto
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_role author
author2 Rangel, Luciana Pinto
Becker, Maria Luiza Rheingantz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosely Maria Danin
Rangel, Luciana Pinto
Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Tomada de consciência
Autonomia
Práticas pedagógicas
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Tomada de consciência
Autonomia
Práticas pedagógicas
description O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online(SciELO)e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème –RevistaEletrônica de Psicologia eEpistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos dez anos (2009-2019). As produções que adotam os conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do País. A escassez de estudos que apresentam esse aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T04:23:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230999
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132210
identifier_str_mv 1809-3876
001132210
url http://hdl.handle.net/10183/230999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista e-Curriculum. São Paulo. São Paulo, SP. Vol. 19, n. 3 (jul./set. 2021) p. 1316-1341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230999/2/001132210.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230999/1/001132210.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dc23e9cd3f72316e576e88e7d0ebba2e
d9f832665bd4e819f7bed0b2e2fbc175
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039551397888