Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sloczinski, Helena
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santarosa, Lucila Maria Costi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23252
Resumo: Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema.
id UFRGS-2_6d629947a5869ae5623cfe07bed3d0b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23252
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sloczinski, HelenaSantarosa, Lucila Maria Costi2010-06-02T04:18:28Z20041516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/23252000476249Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema.This paper presents considerations about knowledge construction, by in service teachers, in their experienced processes in a distance course mediated by the Web, in Computing in Special Education, mainly based in Vygotsky’s Socio-Historical theory. It approaches in the introduction the context of the investigation. In the sequence, it presents reflections about the social-cognitive constructions, showing autonomy as a process that occurs gradually; the collective, reveals the sharing of learning throughout collaboration and/or cooperation and the pedagogical practice as an element of learning in and during the action. In addition, a look through the axels (underlined aspects), the interaction with the virtual learning environment used to develop the course and the final considerations on the matter.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 63-82Ambiente de aprendizagemConstrução do conhecimentoEnsino a distânciaEducação especialInformáticaAutonomia cooperativaInternetEducaçãoAutonomySharingCollectiveDistance Education,InteractionPedagogical Practice.Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela WebSharing and learning together with the learner: process experiences mediated by the Webinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000476249.pdf000476249.pdfTexto completoapplication/pdf138411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/1/000476249.pdfb0a526b564b019a53c2b59c46d537f3cMD51TEXT000476249.pdf.txt000476249.pdf.txtExtracted Texttext/plain62969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/2/000476249.pdf.txt14228acf675364912620044faf079b07MD52THUMBNAIL000476249.pdf.jpg000476249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/3/000476249.pdf.jpg98cfe0692ae21d08c37af4c545675ee9MD5310183/232522021-12-06 05:41:32.993315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23252Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sharing and learning together with the learner: process experiences mediated by the Web
title Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
spellingShingle Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
Sloczinski, Helena
Ambiente de aprendizagem
Construção do conhecimento
Ensino a distância
Educação especial
Informática
Autonomia cooperativa
Internet
Educação
Autonomy
Sharing
Collective
Distance Education,
Interaction
Pedagogical Practice.
title_short Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
title_full Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
title_fullStr Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
title_full_unstemmed Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
title_sort Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
author Sloczinski, Helena
author_facet Sloczinski, Helena
Santarosa, Lucila Maria Costi
author_role author
author2 Santarosa, Lucila Maria Costi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sloczinski, Helena
Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Construção do conhecimento
Ensino a distância
Educação especial
Informática
Autonomia cooperativa
Internet
Educação
topic Ambiente de aprendizagem
Construção do conhecimento
Ensino a distância
Educação especial
Informática
Autonomia cooperativa
Internet
Educação
Autonomy
Sharing
Collective
Distance Education,
Interaction
Pedagogical Practice.
dc.subject.eng.fl_str_mv Autonomy
Sharing
Collective
Distance Education,
Interaction
Pedagogical Practice.
description Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-02T04:18:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23252
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000476249
identifier_str_mv 1516-084X
000476249
url http://hdl.handle.net/10183/23252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 63-82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/1/000476249.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/2/000476249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/3/000476249.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0a526b564b019a53c2b59c46d537f3c
14228acf675364912620044faf079b07
98cfe0692ae21d08c37af4c545675ee9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224717895467008