Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23252 |
Resumo: | Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema. |
id |
UFRGS-2_6d629947a5869ae5623cfe07bed3d0b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23252 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sloczinski, HelenaSantarosa, Lucila Maria Costi2010-06-02T04:18:28Z20041516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/23252000476249Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema.This paper presents considerations about knowledge construction, by in service teachers, in their experienced processes in a distance course mediated by the Web, in Computing in Special Education, mainly based in Vygotsky’s Socio-Historical theory. It approaches in the introduction the context of the investigation. In the sequence, it presents reflections about the social-cognitive constructions, showing autonomy as a process that occurs gradually; the collective, reveals the sharing of learning throughout collaboration and/or cooperation and the pedagogical practice as an element of learning in and during the action. In addition, a look through the axels (underlined aspects), the interaction with the virtual learning environment used to develop the course and the final considerations on the matter.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 63-82Ambiente de aprendizagemConstrução do conhecimentoEnsino a distânciaEducação especialInformáticaAutonomia cooperativaInternetEducaçãoAutonomySharingCollectiveDistance Education,InteractionPedagogical Practice.Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela WebSharing and learning together with the learner: process experiences mediated by the Webinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000476249.pdf000476249.pdfTexto completoapplication/pdf138411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/1/000476249.pdfb0a526b564b019a53c2b59c46d537f3cMD51TEXT000476249.pdf.txt000476249.pdf.txtExtracted Texttext/plain62969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/2/000476249.pdf.txt14228acf675364912620044faf079b07MD52THUMBNAIL000476249.pdf.jpg000476249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/3/000476249.pdf.jpg98cfe0692ae21d08c37af4c545675ee9MD5310183/232522021-12-06 05:41:32.993315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23252Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:41:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Sharing and learning together with the learner: process experiences mediated by the Web |
title |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web |
spellingShingle |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web Sloczinski, Helena Ambiente de aprendizagem Construção do conhecimento Ensino a distância Educação especial Informática Autonomia cooperativa Internet Educação Autonomy Sharing Collective Distance Education, Interaction Pedagogical Practice. |
title_short |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web |
title_full |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web |
title_fullStr |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web |
title_full_unstemmed |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web |
title_sort |
Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web |
author |
Sloczinski, Helena |
author_facet |
Sloczinski, Helena Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
author2 |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sloczinski, Helena Santarosa, Lucila Maria Costi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem Construção do conhecimento Ensino a distância Educação especial Informática Autonomia cooperativa Internet Educação |
topic |
Ambiente de aprendizagem Construção do conhecimento Ensino a distância Educação especial Informática Autonomia cooperativa Internet Educação Autonomy Sharing Collective Distance Education, Interaction Pedagogical Practice. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autonomy Sharing Collective Distance Education, Interaction Pedagogical Practice. |
description |
Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-02T04:18:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23252 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000476249 |
identifier_str_mv |
1516-084X 000476249 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 63-82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/1/000476249.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/2/000476249.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23252/3/000476249.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0a526b564b019a53c2b59c46d537f3c 14228acf675364912620044faf079b07 98cfe0692ae21d08c37af4c545675ee9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224717895467008 |