Modos de participação na atividade musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsico, Leda Osorio
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234456
Resumo: Este artigo trata dos diferentes tipos de significado da experiência musical e descreve as modalidades de participação do indivíduo na arte da Música. Focaliza, assim, os aspectos considerados mais relevantes para a compreensão do processo de criaçao musical, determinando algumas tendências da personalidade criadora, bem como estabelece os tipos de ouvinte e as diferenças de graus entre os apreciadores da música. Estuda, por fim, as relações entre o compositor e o intérprete, colocando a interpretação musical também como um ato de criação artística.
id UFRGS-2_6d79ba49d361b69069ed8aecf04c7581
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234456
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marsico, Leda Osorio2022-01-26T04:43:33Z19810100-3143http://hdl.handle.net/10183/234456000065873Este artigo trata dos diferentes tipos de significado da experiência musical e descreve as modalidades de participação do indivíduo na arte da Música. Focaliza, assim, os aspectos considerados mais relevantes para a compreensão do processo de criaçao musical, determinando algumas tendências da personalidade criadora, bem como estabelece os tipos de ouvinte e as diferenças de graus entre os apreciadores da música. Estuda, por fim, as relações entre o compositor e o intérprete, colocando a interpretação musical também como um ato de criação artística.With the present article the author intends to make a study of differents kinds of meanings of musical experience and to describe the ways of individual participation in the Music Art. It focus upon the relevant aspects for understanding process of musical criation, determining some personality criative tendencies, as well as establish types of listener and differences between the ways of listening. The article also studies the relationship between the composer and the performer, considering the musical performance as being a creative act.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 81-93Música : EnsinoModos de participação na atividade musicalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065873.pdf.txt000065873.pdf.txtExtracted Texttext/plain34844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234456/2/000065873.pdf.txt3f9e1d3444f45c13453f4928fc0a6dc1MD52ORIGINAL000065873.pdfTexto completoapplication/pdf272108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234456/1/000065873.pdf9e6d42573758e6832f5ccce8b3cb7aceMD5110183/2344562022-02-22 05:12:31.759034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:12:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modos de participação na atividade musical
title Modos de participação na atividade musical
spellingShingle Modos de participação na atividade musical
Marsico, Leda Osorio
Música : Ensino
title_short Modos de participação na atividade musical
title_full Modos de participação na atividade musical
title_fullStr Modos de participação na atividade musical
title_full_unstemmed Modos de participação na atividade musical
title_sort Modos de participação na atividade musical
author Marsico, Leda Osorio
author_facet Marsico, Leda Osorio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marsico, Leda Osorio
dc.subject.por.fl_str_mv Música : Ensino
topic Música : Ensino
description Este artigo trata dos diferentes tipos de significado da experiência musical e descreve as modalidades de participação do indivíduo na arte da Música. Focaliza, assim, os aspectos considerados mais relevantes para a compreensão do processo de criaçao musical, determinando algumas tendências da personalidade criadora, bem como estabelece os tipos de ouvinte e as diferenças de graus entre os apreciadores da música. Estuda, por fim, as relações entre o compositor e o intérprete, colocando a interpretação musical também como um ato de criação artística.
publishDate 1981
dc.date.issued.fl_str_mv 1981
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:43:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234456
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065873
identifier_str_mv 0100-3143
000065873
url http://hdl.handle.net/10183/234456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 81-93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234456/2/000065873.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234456/1/000065873.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f9e1d3444f45c13453f4928fc0a6dc1
9e6d42573758e6832f5ccce8b3cb7ace
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447781771313152