Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordoni, Liana Oppermann
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210479
Resumo: A Reforma Administrativa ocorrida no Brasil nos anos 1990 incorporou o princípio da eficiência à Administração Pública, exigindo dos gestores públicos melhores resultados. Sendo assim, para que o agente público possa obter resultados relevantes para a Administração Pública é necessário que se tenha uma estratégia para o alcance desses resultados e a escolha do modelo de gestão a ser seguido assume papel primordial. É neste cenário que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre inicia a implantação da Gestão por Processos na empresa. Dessa forma, este trabalho tem como temática principal a utilização de modelos gerenciais no setor público, buscando analisar as principais dificuldades encontradas na implantação da gestão por processos pela EPTC. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem qualitativa da análise dos dados. Os dados foram coletados através de um questionário de perguntas encaminhado aos gestores da EPTC, além de pesquisas em materiais já desenvolvidos. Após o recebimento dos documentos, estes foram analisados objetivando entender como ocorreu a implantação da gestão por processos, onde identificou-se dificuldades relacionadas a mudança de cultura na empresa. Corolário a esta analise foram identificadas as principais semelhanças entre a Nova Administração Pública e a Gestão por Processos, demonstrando que as características que compõe a Gestão por Processos direcionam a administração pública aos preceitos da reforma gerencial, principalmente ao princípio da eficiência e a satisfação das necessidades dos cidadãos-usuários.
id UFRGS-2_6dd745184bd9636b0c23ac623c567357
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210479
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cordoni, Liana OppermannSantos, Clezio Saldanha dosPossamai, Ana Júlia2020-06-20T03:41:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/210479001106167A Reforma Administrativa ocorrida no Brasil nos anos 1990 incorporou o princípio da eficiência à Administração Pública, exigindo dos gestores públicos melhores resultados. Sendo assim, para que o agente público possa obter resultados relevantes para a Administração Pública é necessário que se tenha uma estratégia para o alcance desses resultados e a escolha do modelo de gestão a ser seguido assume papel primordial. É neste cenário que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre inicia a implantação da Gestão por Processos na empresa. Dessa forma, este trabalho tem como temática principal a utilização de modelos gerenciais no setor público, buscando analisar as principais dificuldades encontradas na implantação da gestão por processos pela EPTC. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem qualitativa da análise dos dados. Os dados foram coletados através de um questionário de perguntas encaminhado aos gestores da EPTC, além de pesquisas em materiais já desenvolvidos. Após o recebimento dos documentos, estes foram analisados objetivando entender como ocorreu a implantação da gestão por processos, onde identificou-se dificuldades relacionadas a mudança de cultura na empresa. Corolário a esta analise foram identificadas as principais semelhanças entre a Nova Administração Pública e a Gestão por Processos, demonstrando que as características que compõe a Gestão por Processos direcionam a administração pública aos preceitos da reforma gerencial, principalmente ao princípio da eficiência e a satisfação das necessidades dos cidadãos-usuários.La reforma administrativa que tuvo lugar en Brasil en los años 1990 incorporo el principio de la eficacia en la administración pública, requerendo de los gestores públicos mejores resultados. Por lo tanto, para el gestor público obtener resultados relevantes para la administración pública es necesario contar con una estrategia para lograr esos resultados y la elección del modelo de gestión toma protagonismo. Es en este cenário que la empresa pública de transporte y movimientos de Porto Alegre inicia la implementación de la gestión por processos (BPM) en la empresa. Dessa forma, este trabajo conta como tema principal el uso de modelos de gestión en el sector público, buscando analizar las principales dificultades en la implementación de procesos de gestión para el EPTC. Para el desarrollo de este trabajo se há utilizado el método hipotético-deductivo, de un análisis cualitativo de los datos. Los datos fueron recogidos através de un cuestionario de preguntas encaminhado a los administradores de EPTC, además se há utilizado a investigación sobre materiales ya desarrollados. Tras la recepción de los documentos, estos fueron analizados con el fin de entender cómo la aplicación de la gestión por procesos, donde las dificultades identificadas relacionan al cambio de cultura en la empresa. Después de la revisión fueron identificados las principales similitudes entre la nueva administración pública y gestión por procesos, demostrando que las características que conforman la gestión por procesos dirigen la administración pública a los preceptos de la reforma, principalmente el principio de eficiencia gerencial y la satisfacción de las necesidades de los ciudadanos usuarios.application/pdfporEmpresa Pública de Transporte e CirculaçãoAdministração públicaGestão por processosModelo de gestãoAnálise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106167.pdf.txt001106167.pdf.txtExtracted Texttext/plain121829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210479/2/001106167.pdf.txtbbdbaf4654694ca855aa13bd88dc0d6fMD52ORIGINAL001106167.pdfTexto completoapplication/pdf2254829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210479/1/001106167.pdf0f125f3aed4f0d2b0392e1612b916181MD5110183/2104792020-06-21 03:36:23.820998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-21T06:36:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
title Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
spellingShingle Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
Cordoni, Liana Oppermann
Empresa Pública de Transporte e Circulação
Administração pública
Gestão por processos
Modelo de gestão
title_short Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
title_full Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
title_fullStr Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
title_full_unstemmed Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
title_sort Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
author Cordoni, Liana Oppermann
author_facet Cordoni, Liana Oppermann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordoni, Liana Oppermann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Clezio Saldanha dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Possamai, Ana Júlia
contributor_str_mv Santos, Clezio Saldanha dos
Possamai, Ana Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Empresa Pública de Transporte e Circulação
Administração pública
Gestão por processos
Modelo de gestão
topic Empresa Pública de Transporte e Circulação
Administração pública
Gestão por processos
Modelo de gestão
description A Reforma Administrativa ocorrida no Brasil nos anos 1990 incorporou o princípio da eficiência à Administração Pública, exigindo dos gestores públicos melhores resultados. Sendo assim, para que o agente público possa obter resultados relevantes para a Administração Pública é necessário que se tenha uma estratégia para o alcance desses resultados e a escolha do modelo de gestão a ser seguido assume papel primordial. É neste cenário que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre inicia a implantação da Gestão por Processos na empresa. Dessa forma, este trabalho tem como temática principal a utilização de modelos gerenciais no setor público, buscando analisar as principais dificuldades encontradas na implantação da gestão por processos pela EPTC. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem qualitativa da análise dos dados. Os dados foram coletados através de um questionário de perguntas encaminhado aos gestores da EPTC, além de pesquisas em materiais já desenvolvidos. Após o recebimento dos documentos, estes foram analisados objetivando entender como ocorreu a implantação da gestão por processos, onde identificou-se dificuldades relacionadas a mudança de cultura na empresa. Corolário a esta analise foram identificadas as principais semelhanças entre a Nova Administração Pública e a Gestão por Processos, demonstrando que as características que compõe a Gestão por Processos direcionam a administração pública aos preceitos da reforma gerencial, principalmente ao princípio da eficiência e a satisfação das necessidades dos cidadãos-usuários.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-20T03:41:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210479
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106167
url http://hdl.handle.net/10183/210479
identifier_str_mv 001106167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210479/2/001106167.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210479/1/001106167.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bbdbaf4654694ca855aa13bd88dc0d6f
0f125f3aed4f0d2b0392e1612b916181
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224595856949248