Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordoni, Liana Oppermann
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210479
Resumo: A Reforma Administrativa ocorrida no Brasil nos anos 1990 incorporou o princípio da eficiência à Administração Pública, exigindo dos gestores públicos melhores resultados. Sendo assim, para que o agente público possa obter resultados relevantes para a Administração Pública é necessário que se tenha uma estratégia para o alcance desses resultados e a escolha do modelo de gestão a ser seguido assume papel primordial. É neste cenário que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre inicia a implantação da Gestão por Processos na empresa. Dessa forma, este trabalho tem como temática principal a utilização de modelos gerenciais no setor público, buscando analisar as principais dificuldades encontradas na implantação da gestão por processos pela EPTC. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem qualitativa da análise dos dados. Os dados foram coletados através de um questionário de perguntas encaminhado aos gestores da EPTC, além de pesquisas em materiais já desenvolvidos. Após o recebimento dos documentos, estes foram analisados objetivando entender como ocorreu a implantação da gestão por processos, onde identificou-se dificuldades relacionadas a mudança de cultura na empresa. Corolário a esta analise foram identificadas as principais semelhanças entre a Nova Administração Pública e a Gestão por Processos, demonstrando que as características que compõe a Gestão por Processos direcionam a administração pública aos preceitos da reforma gerencial, principalmente ao princípio da eficiência e a satisfação das necessidades dos cidadãos-usuários.
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