Análise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210479 |
Resumo: | A Reforma Administrativa ocorrida no Brasil nos anos 1990 incorporou o princípio da eficiência à Administração Pública, exigindo dos gestores públicos melhores resultados. Sendo assim, para que o agente público possa obter resultados relevantes para a Administração Pública é necessário que se tenha uma estratégia para o alcance desses resultados e a escolha do modelo de gestão a ser seguido assume papel primordial. É neste cenário que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre inicia a implantação da Gestão por Processos na empresa. Dessa forma, este trabalho tem como temática principal a utilização de modelos gerenciais no setor público, buscando analisar as principais dificuldades encontradas na implantação da gestão por processos pela EPTC. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem qualitativa da análise dos dados. Os dados foram coletados através de um questionário de perguntas encaminhado aos gestores da EPTC, além de pesquisas em materiais já desenvolvidos. Após o recebimento dos documentos, estes foram analisados objetivando entender como ocorreu a implantação da gestão por processos, onde identificou-se dificuldades relacionadas a mudança de cultura na empresa. Corolário a esta analise foram identificadas as principais semelhanças entre a Nova Administração Pública e a Gestão por Processos, demonstrando que as características que compõe a Gestão por Processos direcionam a administração pública aos preceitos da reforma gerencial, principalmente ao princípio da eficiência e a satisfação das necessidades dos cidadãos-usuários. |
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Cordoni, Liana OppermannSantos, Clezio Saldanha dosPossamai, Ana Júlia2020-06-20T03:41:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/210479001106167A Reforma Administrativa ocorrida no Brasil nos anos 1990 incorporou o princípio da eficiência à Administração Pública, exigindo dos gestores públicos melhores resultados. Sendo assim, para que o agente público possa obter resultados relevantes para a Administração Pública é necessário que se tenha uma estratégia para o alcance desses resultados e a escolha do modelo de gestão a ser seguido assume papel primordial. É neste cenário que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre inicia a implantação da Gestão por Processos na empresa. Dessa forma, este trabalho tem como temática principal a utilização de modelos gerenciais no setor público, buscando analisar as principais dificuldades encontradas na implantação da gestão por processos pela EPTC. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método hipotético-dedutivo, a partir de uma abordagem qualitativa da análise dos dados. Os dados foram coletados através de um questionário de perguntas encaminhado aos gestores da EPTC, além de pesquisas em materiais já desenvolvidos. Após o recebimento dos documentos, estes foram analisados objetivando entender como ocorreu a implantação da gestão por processos, onde identificou-se dificuldades relacionadas a mudança de cultura na empresa. Corolário a esta analise foram identificadas as principais semelhanças entre a Nova Administração Pública e a Gestão por Processos, demonstrando que as características que compõe a Gestão por Processos direcionam a administração pública aos preceitos da reforma gerencial, principalmente ao princípio da eficiência e a satisfação das necessidades dos cidadãos-usuários.La reforma administrativa que tuvo lugar en Brasil en los años 1990 incorporo el principio de la eficacia en la administración pública, requerendo de los gestores públicos mejores resultados. Por lo tanto, para el gestor público obtener resultados relevantes para la administración pública es necesario contar con una estrategia para lograr esos resultados y la elección del modelo de gestión toma protagonismo. Es en este cenário que la empresa pública de transporte y movimientos de Porto Alegre inicia la implementación de la gestión por processos (BPM) en la empresa. Dessa forma, este trabajo conta como tema principal el uso de modelos de gestión en el sector público, buscando analizar las principales dificultades en la implementación de procesos de gestión para el EPTC. Para el desarrollo de este trabajo se há utilizado el método hipotético-deductivo, de un análisis cualitativo de los datos. Los datos fueron recogidos através de un cuestionario de preguntas encaminhado a los administradores de EPTC, además se há utilizado a investigación sobre materiales ya desarrollados. Tras la recepción de los documentos, estos fueron analizados con el fin de entender cómo la aplicación de la gestión por procesos, donde las dificultades identificadas relacionan al cambio de cultura en la empresa. Después de la revisión fueron identificados las principales similitudes entre la nueva administración pública y gestión por procesos, demostrando que las características que conforman la gestión por procesos dirigen la administración pública a los preceptos de la reforma, principalmente el principio de eficiencia gerencial y la satisfacción de las necesidades de los ciudadanos usuarios.application/pdfporEmpresa Pública de Transporte e CirculaçãoAdministração públicaGestão por processosModelo de gestãoAnálise da implantação da gestão por processos na empresa pública de transporte e circulação de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106167.pdf.txt001106167.pdf.txtExtracted Texttext/plain121829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210479/2/001106167.pdf.txtbbdbaf4654694ca855aa13bd88dc0d6fMD52ORIGINAL001106167.pdfTexto completoapplication/pdf2254829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210479/1/001106167.pdf0f125f3aed4f0d2b0392e1612b916181MD5110183/2104792020-06-21 03:36:23.820998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-21T06:36:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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