As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Andressa Nicoli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235527
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos acadêmicos de odontologia que cursaram a disciplina eletiva de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS) em relação ao atendimento dos pacientes com deficiência. Foi realizado um estudo longitudinal, observacional e analítico com 64 acadêmicos do 9º e 10º semestres, que cursaram a disciplina eletiva de atendimento odontológico aos PNE, ao final do semestre letivo em que cursaram a disciplina, responderam a um questionário contendo 20 questões abertas e fechadas. Os dados foram montados em um banco de dados no programa Excel 2013 e as frequências das respostas e a correlação entre as variáveis de diferentes questões foram analisados quantitativamente, com tabelamento em percentual e apresentados em frequências relativa e absoluta. Os alunos demonstraram, por meio de seus sentimentos e percepções, a importância que a disciplina possuiu para a sua formação acadêmica e reforça o papel do cirurgião dentista como promotor da saúde e qualidade de vida dessas pessoas. Com este desfecho, esperamos contribuir para o aprimoramento da Clínica de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da UFRGS.
id UFRGS-2_6dfce1b44f7a52fc05d40f1fe0a9247c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235527
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Haas, Andressa NicoliFigueiredo, Márcia Cançado2022-02-26T04:57:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/235527001075958O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos acadêmicos de odontologia que cursaram a disciplina eletiva de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS) em relação ao atendimento dos pacientes com deficiência. Foi realizado um estudo longitudinal, observacional e analítico com 64 acadêmicos do 9º e 10º semestres, que cursaram a disciplina eletiva de atendimento odontológico aos PNE, ao final do semestre letivo em que cursaram a disciplina, responderam a um questionário contendo 20 questões abertas e fechadas. Os dados foram montados em um banco de dados no programa Excel 2013 e as frequências das respostas e a correlação entre as variáveis de diferentes questões foram analisados quantitativamente, com tabelamento em percentual e apresentados em frequências relativa e absoluta. Os alunos demonstraram, por meio de seus sentimentos e percepções, a importância que a disciplina possuiu para a sua formação acadêmica e reforça o papel do cirurgião dentista como promotor da saúde e qualidade de vida dessas pessoas. Com este desfecho, esperamos contribuir para o aprimoramento da Clínica de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da UFRGS.The aim of this study was to evaluate the perceptions of dental academics who attended the elective subject of Dental Care for Patients with Special Needs of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul (FO-UFRGS) in relation to the care of patients with disabilities. A longitudinal, observational and analytical study was performed. After signing the written informed consent form, 64 academics from the 9th and 10th semesters who attended the elective dental care subject to patients with special needs answered, at the end of the semester in which they attended the course, a questionnaire containing 20 open and closed questions. The results were assembled in a database in the Excel 2013 program and the frequencies of the answers and the correlation between the variables of different questions were analyzed quantitatively, with percentage tables and presented in absolute and relative frequency. The students’ demonstrated, through their feelings and perceptions, the importance that the subject had for their academic formation and reinforces the role of the dental surgeon as a promoter of health and quality of life of these people. With this outcome, we hope to contribute to the improvement of the Clinic of Dental Care for Patients with Special Needs of the Faculty of Dentistry of UFRGS.application/pdfporEducação em odontologiaPacientes portadores de necessidades especiaisDisable personsDental ServiceStudentsAs percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2018Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001075958.pdf.txt001075958.pdf.txtExtracted Texttext/plain62361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235527/2/001075958.pdf.txtfe04f8a050729cdb2effd00e9c782ad7MD52ORIGINAL001075958.pdfTexto completoapplication/pdf1619388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235527/1/001075958.pdf61381f071a7e42fda45982e6a0870143MD5110183/2355272022-03-26 05:09:48.916487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235527Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:09:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
title As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
spellingShingle As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
Haas, Andressa Nicoli
Educação em odontologia
Pacientes portadores de necessidades especiais
Disable persons
Dental Service
Students
title_short As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
title_full As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
title_fullStr As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
title_full_unstemmed As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
title_sort As percepções dos acadêmicos de Odontologia da UFRGS sobre a disciplina eletiva Pacientes com Necessidades Especiais
author Haas, Andressa Nicoli
author_facet Haas, Andressa Nicoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haas, Andressa Nicoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Márcia Cançado
contributor_str_mv Figueiredo, Márcia Cançado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Pacientes portadores de necessidades especiais
topic Educação em odontologia
Pacientes portadores de necessidades especiais
Disable persons
Dental Service
Students
dc.subject.eng.fl_str_mv Disable persons
Dental Service
Students
description O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos acadêmicos de odontologia que cursaram a disciplina eletiva de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS) em relação ao atendimento dos pacientes com deficiência. Foi realizado um estudo longitudinal, observacional e analítico com 64 acadêmicos do 9º e 10º semestres, que cursaram a disciplina eletiva de atendimento odontológico aos PNE, ao final do semestre letivo em que cursaram a disciplina, responderam a um questionário contendo 20 questões abertas e fechadas. Os dados foram montados em um banco de dados no programa Excel 2013 e as frequências das respostas e a correlação entre as variáveis de diferentes questões foram analisados quantitativamente, com tabelamento em percentual e apresentados em frequências relativa e absoluta. Os alunos demonstraram, por meio de seus sentimentos e percepções, a importância que a disciplina possuiu para a sua formação acadêmica e reforça o papel do cirurgião dentista como promotor da saúde e qualidade de vida dessas pessoas. Com este desfecho, esperamos contribuir para o aprimoramento da Clínica de Atendimento Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais da Faculdade de Odontologia da UFRGS.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-26T04:57:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235527
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075958
url http://hdl.handle.net/10183/235527
identifier_str_mv 001075958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235527/2/001075958.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235527/1/001075958.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe04f8a050729cdb2effd00e9c782ad7
61381f071a7e42fda45982e6a0870143
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447299598319616