Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196476 |
Resumo: | O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão de resumi-los, queremos enfatizar o que manifestam em comum: o diálogo e a escuta atenta empodera os alunos e os professores dando maior significação ao ensino de Geografia. Propõem ainda os sentidos como fontes de imaginação e indagação acerca dos espaços vividos visando a ampliação da nossa capacidade de perceber e entender a nós e as sociedades que estudamos. Objetivam ainda que, na parceria afetiva e efetiva com os alunos, o professor encontra mais facilmente forças para potencializar e ressignificar sua docência. |
id |
UFRGS-2_6e29315c748a6842b1c59f67e23925f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196476 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kaercher, Nestor André2019-07-02T02:36:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/196476001096596O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão de resumi-los, queremos enfatizar o que manifestam em comum: o diálogo e a escuta atenta empodera os alunos e os professores dando maior significação ao ensino de Geografia. Propõem ainda os sentidos como fontes de imaginação e indagação acerca dos espaços vividos visando a ampliação da nossa capacidade de perceber e entender a nós e as sociedades que estudamos. Objetivam ainda que, na parceria afetiva e efetiva com os alunos, o professor encontra mais facilmente forças para potencializar e ressignificar sua docência.This text seeks to emphasize the dissertations of five masters of the Postgraduate Program in Geography of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017), and Menezes. Without any pretensions to summarize them, we want to emphasize what they have in common: the dialogue and the attentive listening that empower students and teachers, giving the teaching of Geography greater meaning. They also suggest the senses as sources of imagination and inquiry about living spaces aiming at expanding our capacity to perceive and understand ourselves as well as the societies we study. It proposes that, in the affective and effective partnership with the students, the teacher finds, more easily, forces to empower and give new meaning to his teaching.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 171-186Prática de ensinoGeografiaCriatividadeTeaching of geographyEpistemology of the teaching practiceCreativity in teachingEntre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096596.pdf.txt001096596.pdf.txtExtracted Texttext/plain44343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/2/001096596.pdf.txt6f51a8d26ecf2de249a907f180d1771eMD52ORIGINAL001096596.pdfCapítuloapplication/pdf159739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/1/001096596.pdf76f4ba7173fe0b6b1b1d6a28c7b8d580MD5110183/1964762023-01-05 06:02:28.684853oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:02:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar |
title |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar |
spellingShingle |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar Kaercher, Nestor André Prática de ensino Geografia Criatividade Teaching of geography Epistemology of the teaching practice Creativity in teaching |
title_short |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar |
title_full |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar |
title_fullStr |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar |
title_full_unstemmed |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar |
title_sort |
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar |
author |
Kaercher, Nestor André |
author_facet |
Kaercher, Nestor André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Geografia Criatividade |
topic |
Prática de ensino Geografia Criatividade Teaching of geography Epistemology of the teaching practice Creativity in teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of geography Epistemology of the teaching practice Creativity in teaching |
description |
O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão de resumi-los, queremos enfatizar o que manifestam em comum: o diálogo e a escuta atenta empodera os alunos e os professores dando maior significação ao ensino de Geografia. Propõem ainda os sentidos como fontes de imaginação e indagação acerca dos espaços vividos visando a ampliação da nossa capacidade de perceber e entender a nós e as sociedades que estudamos. Objetivam ainda que, na parceria afetiva e efetiva com os alunos, o professor encontra mais facilmente forças para potencializar e ressignificar sua docência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-02T02:36:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196476 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096596 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196476 |
identifier_str_mv |
001096596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 171-186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/2/001096596.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/1/001096596.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f51a8d26ecf2de249a907f180d1771e 76f4ba7173fe0b6b1b1d6a28c7b8d580 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447690060759040 |