Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaercher, Nestor André
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196476
Resumo: O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão de resumi-los, queremos enfatizar o que manifestam em comum: o diálogo e a escuta atenta empodera os alunos e os professores dando maior significação ao ensino de Geografia. Propõem ainda os sentidos como fontes de imaginação e indagação acerca dos espaços vividos visando a ampliação da nossa capacidade de perceber e entender a nós e as sociedades que estudamos. Objetivam ainda que, na parceria afetiva e efetiva com os alunos, o professor encontra mais facilmente forças para potencializar e ressignificar sua docência.
id UFRGS-2_6e29315c748a6842b1c59f67e23925f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196476
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kaercher, Nestor André2019-07-02T02:36:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/196476001096596O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão de resumi-los, queremos enfatizar o que manifestam em comum: o diálogo e a escuta atenta empodera os alunos e os professores dando maior significação ao ensino de Geografia. Propõem ainda os sentidos como fontes de imaginação e indagação acerca dos espaços vividos visando a ampliação da nossa capacidade de perceber e entender a nós e as sociedades que estudamos. Objetivam ainda que, na parceria afetiva e efetiva com os alunos, o professor encontra mais facilmente forças para potencializar e ressignificar sua docência.This text seeks to emphasize the dissertations of five masters of the Postgraduate Program in Geography of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017), and Menezes. Without any pretensions to summarize them, we want to emphasize what they have in common: the dialogue and the attentive listening that empower students and teachers, giving the teaching of Geography greater meaning. They also suggest the senses as sources of imagination and inquiry about living spaces aiming at expanding our capacity to perceive and understand ourselves as well as the societies we study. It proposes that, in the affective and effective partnership with the students, the teacher finds, more easily, forces to empower and give new meaning to his teaching.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 171-186Prática de ensinoGeografiaCriatividadeTeaching of geographyEpistemology of the teaching practiceCreativity in teachingEntre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096596.pdf.txt001096596.pdf.txtExtracted Texttext/plain44343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/2/001096596.pdf.txt6f51a8d26ecf2de249a907f180d1771eMD52ORIGINAL001096596.pdfCapítuloapplication/pdf159739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/1/001096596.pdf76f4ba7173fe0b6b1b1d6a28c7b8d580MD5110183/1964762023-01-05 06:02:28.684853oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:02:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
title Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
spellingShingle Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
Kaercher, Nestor André
Prática de ensino
Geografia
Criatividade
Teaching of geography
Epistemology of the teaching practice
Creativity in teaching
title_short Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
title_full Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
title_fullStr Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
title_full_unstemmed Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
title_sort Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
author Kaercher, Nestor André
author_facet Kaercher, Nestor André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Geografia
Criatividade
topic Prática de ensino
Geografia
Criatividade
Teaching of geography
Epistemology of the teaching practice
Creativity in teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of geography
Epistemology of the teaching practice
Creativity in teaching
description O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão de resumi-los, queremos enfatizar o que manifestam em comum: o diálogo e a escuta atenta empodera os alunos e os professores dando maior significação ao ensino de Geografia. Propõem ainda os sentidos como fontes de imaginação e indagação acerca dos espaços vividos visando a ampliação da nossa capacidade de perceber e entender a nós e as sociedades que estudamos. Objetivam ainda que, na parceria afetiva e efetiva com os alunos, o professor encontra mais facilmente forças para potencializar e ressignificar sua docência.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T02:36:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196476
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096596
url http://hdl.handle.net/10183/196476
identifier_str_mv 001096596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 171-186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/2/001096596.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196476/1/001096596.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f51a8d26ecf2de249a907f180d1771e
76f4ba7173fe0b6b1b1d6a28c7b8d580
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970278273024