Da diversão à profissão : decisão de carreira entre YouTubers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Júlia de Camargo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194995
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as escolhas vocacionais interferem na constituição da carreira de YouTuber. Os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas de análise qualitativa: uma com dados secundários, outra com dados primários. No primeiro momento, foram estudados os 20 vídeos mais visualizados de ‘Draw My Life’ na plataforma a fim de entender as escolhas vocacionais, as etapas de carreira e as características de YouTubers comprovadamente reconhecidos no mercado mundial. Na segunda etapa, foi realizada a análise de nove entrevistas em profundidade com YouTubers da região do Rio Grande do Sul a fim de aprofundar as observações coletadas no cenário mundial dentro do panorama local, de forma a qualificar as características, estágios e decisões intrínsecas da ocupação, assim como também, aprofundar o conhecimento da possível carreira YouTuber no que se refere às âncoras, ao planejamento e à classificação da profissão. Constatou-se ao final de ambas análises que há traços de personalidade e padrões de decisão ao longo da vida dos profissionais que trabalham com o YouTube: predileção por atividades artísticas, nível de escolaridade de ensino superior, com preferência por cursos, majoritariamente, de criação, capacidade de multitarefa e dupla jornada por YouTubers pequenos e médios, com um segundo emprego de renda fixa caracterizado por um contrato de longo prazo. A âncora de carreira principal é a da criatividade, transitando também por duas âncoras contrárias: segurança e estabilidade e, independência e autonomia. Não foi identificado em nenhum dos grupos a adoção de um plano formal de carreira. Foram identificadas a carreira desviante e a carreira sem fronteiras como tipos de carreira que melhor representam a profissão, porém, há a necessidade de uma nova bibliografia que abranja de forma integral seu conceito chave. Há ainda uma tendência à expansão da profissão e marca pessoal a outras redes e empreendimentos. Por fim, foi constatado na análise que a carreira YouTuber, ipsis litteris, não existe, mas sim a carreira de criador de conteúdo, podendo ele atuar como YouTuber, mas não de forma delimitadora.
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Na segunda etapa, foi realizada a análise de nove entrevistas em profundidade com YouTubers da região do Rio Grande do Sul a fim de aprofundar as observações coletadas no cenário mundial dentro do panorama local, de forma a qualificar as características, estágios e decisões intrínsecas da ocupação, assim como também, aprofundar o conhecimento da possível carreira YouTuber no que se refere às âncoras, ao planejamento e à classificação da profissão. Constatou-se ao final de ambas análises que há traços de personalidade e padrões de decisão ao longo da vida dos profissionais que trabalham com o YouTube: predileção por atividades artísticas, nível de escolaridade de ensino superior, com preferência por cursos, majoritariamente, de criação, capacidade de multitarefa e dupla jornada por YouTubers pequenos e médios, com um segundo emprego de renda fixa caracterizado por um contrato de longo prazo. A âncora de carreira principal é a da criatividade, transitando também por duas âncoras contrárias: segurança e estabilidade e, independência e autonomia. Não foi identificado em nenhum dos grupos a adoção de um plano formal de carreira. Foram identificadas a carreira desviante e a carreira sem fronteiras como tipos de carreira que melhor representam a profissão, porém, há a necessidade de uma nova bibliografia que abranja de forma integral seu conceito chave. Há ainda uma tendência à expansão da profissão e marca pessoal a outras redes e empreendimentos. Por fim, foi constatado na análise que a carreira YouTuber, ipsis litteris, não existe, mas sim a carreira de criador de conteúdo, podendo ele atuar como YouTuber, mas não de forma delimitadora.This research aims to analyse how vocational choices interfere with the constitution of a YouTuber career. The methodological procedures were divided into two stages of qualitative analysis: one with secondary data, the other with primary data. At first, the 20 most viewed 'Draw My Life' videos on the platform were studied in order to understand vocational choices, career stages and characteristics of the recognised YouTubers in the global market. On the second stage, nine in-depth interviews were conducted with YouTubers from the region of Rio Grande do Sul to deepen the observations collected on the world scene within the local panorama, in order to qualify the characteristics, stages and intrinsic decisions of the occupation, as well as to deepen the knowledge of the possible career YouTuber with regard to anchors, planning and classification of the profession. It was found at the end of both analyses that there are personality traits and decision patterns throughout the life of professionals working with YouTube: predilection for artistic activities; high education level, with preference for courses, mostly, of creation; multitasking and double-shift ability by small and medium YouTubers, with a second fixed income job characterised by a long-term contract. The main career anchor is creativity, also moving through two opposing anchors: security and stability, and independence and autonomy. The adoption of a formal career plan was not identified in any of the groups. Deviant career and borderless career were identified as the types of career that best represent the profession although there is a need of a literature improvement in order to comprehensively cover its key concept. There is a tendency for career and personal branding expansion to other networks and ventures. Finally, it was verified in the analysis that the career YouTuber, ipsis litteris, does not exist, but rather the career of content creator, who is able to act as an YouTuber, but not limited by it.application/pdfporCarreira profissionalInfluenciador digitalVocational choicesCreatorsYouTubersYouTubeCareerDa diversão à profissão : decisão de carreira entre YouTubersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094159.pdf.txt001094159.pdf.txtExtracted Texttext/plain179156http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194995/2/001094159.pdf.txtf80e65212dd87ea7716cc8821acb49b7MD52ORIGINAL001094159.pdfTexto completoapplication/pdf1226583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194995/1/001094159.pdfc31edc8b1b2474c17f082ee7a73b32bfMD5110183/1949952019-06-05 02:33:03.708862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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