Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuervo, Luciane da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Welch, Graham, Maffioletti, Leda de Albuquerque, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205483
Resumo: Este artigo discute o modo como a Cultura Digital afeta a atuação docente na área da Educação Musical, problematizando o uso de recursos tecnológicos e seus desafios na prática pedagógica. A partir da reflexão sobre os conceitos de Musicalidade e Cultura Digital, o trabalho analisa um recorte sobre as transformações dos processos de aprendizagem e autoaprendizagem das práticas musicais subsidiadas pelas Novas Tecnologias Digitais (NTD) no contexto da Educação Musical. A metodologia foi constituída de revisão de literatura, questionário on-line e entrevista semiestruturada com músicos profissionais experientes, cujos dados coletados foram analisados na perspectiva quali-quantitativa. Os resultados demonstram que a Cultura Digital permeia as práticas pedagógicas do planejamento e pesquisa de materiais à implementação de recursos de aprendizagem e autoaprendizagem. A pesquisa aponta desafios da docência no campo da Educação Musical, considerando o descompasso constatado entre a fluência na Cultura Digital dos estudantes e as limitações materiais de infraestrutura, de conectividade e de formação inicial e continuada de professores. Defende que a Educação Musical se beneficia com o emprego das novas tecnologias digitais, porém exige uma mudança paradigmática ao entender o estudante como um ser integral e protagonista do processo educativo-musical, cuja bagagem tecnológica pode ser crucial no processo educativo.
id UFRGS-2_6e4e3df3d43229a9cdb885b47c1a32fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205483
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cuervo, Luciane da CostaWelch, GrahamMaffioletti, Leda de AlbuquerqueReategui, Eliseo Berni2020-02-06T04:17:21Z20192178-5198http://hdl.handle.net/10183/205483001089903Este artigo discute o modo como a Cultura Digital afeta a atuação docente na área da Educação Musical, problematizando o uso de recursos tecnológicos e seus desafios na prática pedagógica. A partir da reflexão sobre os conceitos de Musicalidade e Cultura Digital, o trabalho analisa um recorte sobre as transformações dos processos de aprendizagem e autoaprendizagem das práticas musicais subsidiadas pelas Novas Tecnologias Digitais (NTD) no contexto da Educação Musical. A metodologia foi constituída de revisão de literatura, questionário on-line e entrevista semiestruturada com músicos profissionais experientes, cujos dados coletados foram analisados na perspectiva quali-quantitativa. Os resultados demonstram que a Cultura Digital permeia as práticas pedagógicas do planejamento e pesquisa de materiais à implementação de recursos de aprendizagem e autoaprendizagem. A pesquisa aponta desafios da docência no campo da Educação Musical, considerando o descompasso constatado entre a fluência na Cultura Digital dos estudantes e as limitações materiais de infraestrutura, de conectividade e de formação inicial e continuada de professores. Defende que a Educação Musical se beneficia com o emprego das novas tecnologias digitais, porém exige uma mudança paradigmática ao entender o estudante como um ser integral e protagonista do processo educativo-musical, cuja bagagem tecnológica pode ser crucial no processo educativo.This article discusses how Digital Culture affects teachers’ work in the field of Music Education, debating the use of technological resources and their challenges in pedagogical practice. Reflecting upon the concepts of Musicality and Digital Culture, the work analyzes a focus on the change in processes of learning and self-learning of music practices assisted by New Digital Technologies (NDT) in the context of Musical Education. The methodology consisted of literature review, on-line questionnaire, and semi-structured interviews with experienced professional musicians, and data were analyzed under the qualitativequantitative perspective. The results demonstrate that the Digital Culture pervades pedagogical practices from planning and research of materials to implementation of learning and self-learning resources. The research points out challenges to teaching in the field of Music Education, considering the gap between students’ fluency in the Digital Culture and the material limitations of infrastructure, connectivity, and initial and continuing teacher training. It is argued that Music Education benefits from new digital technologies but requires a paradigmatic change to understand students as whole beings and subjects of the musical-educational process, whose technological experience may be crucial in the educational process.Este artículo discute el modo como la Cultura Digital afecta la actuación docente en el área de la Educación Musical, problematizando el uso de recursos tecnológicos y sus desafíos en la práctica pedagógica. A partir de la reflexión sobre los conceptos de Musicalidad y Cultura Digital, el artículo analiza un recorte sobre las transformaciones de los procesos de aprendizaje y autoaprendizaje de las prácticas musicales subsidiadas por las Nuevas Tecnologías Digitales (NTD) en el contexto de la Educación Musical. La metodología fue constituida de revisión de literatura, cuestionario en línea y entrevista semiestructurada con músicos profesionales experimentados, cuyos datos recolectados fueron analizados en la perspectiva cualitativa y cuantitativa. Los resultados demuestran que la Cultura Digitalpermea las prácticas pedagógicas de la planificación e investigación de materiales a la implementación de recursos de aprendizaje y autoaprendizaje. La investigación apunta desafíos de la docencia en el campo de la Educación Musical, considerando el descompaso constatado entre la fluidez en la Cultura Digital de los estudiantes y las limitaciones materiales de infraestructura, de conectividad y de formación inicial y continuada de profesores. Defiende que la Educación Musical se beneficia con el empleo de las nuevas tecnologías digitales, pero exige un cambio paradigmático al entender al estudiante como un ser integral y protagonista del proceso educativo-musical, cuyo equipaje tecnológico puede ser crucial en el proceso educativo.application/pdfporActa scientiarum : education. Vol. 41, n. 1 (jan./dez. 2019), p. 1-13MusicalidadeCultura digitalFormação de professores : ArteMusicalityComputers in educationTeacher trainingCultura digital e docência : possibilidades para a educação musicalDigital culture and teaching : possibilities for music educationCultura digital y docencia : posibilidades para la educación musicalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089903.pdf.txt001089903.pdf.txtExtracted Texttext/plain57575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205483/2/001089903.pdf.txt594ccd1e40c2a26f0841020eb9215f3fMD52ORIGINAL001089903.pdfTexto completoapplication/pdf1359334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205483/1/001089903.pdf7d191dc9ee74eca67fb0822c73aff05dMD5110183/2054832020-02-07 05:15:00.167472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205483Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital culture and teaching : possibilities for music education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cultura digital y docencia : posibilidades para la educación musical
title Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
spellingShingle Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
Cuervo, Luciane da Costa
Musicalidade
Cultura digital
Formação de professores : Arte
Musicality
Computers in education
Teacher training
title_short Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
title_full Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
title_fullStr Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
title_full_unstemmed Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
title_sort Cultura digital e docência : possibilidades para a educação musical
author Cuervo, Luciane da Costa
author_facet Cuervo, Luciane da Costa
Welch, Graham
Maffioletti, Leda de Albuquerque
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Welch, Graham
Maffioletti, Leda de Albuquerque
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuervo, Luciane da Costa
Welch, Graham
Maffioletti, Leda de Albuquerque
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Musicalidade
Cultura digital
Formação de professores : Arte
topic Musicalidade
Cultura digital
Formação de professores : Arte
Musicality
Computers in education
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Musicality
Computers in education
Teacher training
description Este artigo discute o modo como a Cultura Digital afeta a atuação docente na área da Educação Musical, problematizando o uso de recursos tecnológicos e seus desafios na prática pedagógica. A partir da reflexão sobre os conceitos de Musicalidade e Cultura Digital, o trabalho analisa um recorte sobre as transformações dos processos de aprendizagem e autoaprendizagem das práticas musicais subsidiadas pelas Novas Tecnologias Digitais (NTD) no contexto da Educação Musical. A metodologia foi constituída de revisão de literatura, questionário on-line e entrevista semiestruturada com músicos profissionais experientes, cujos dados coletados foram analisados na perspectiva quali-quantitativa. Os resultados demonstram que a Cultura Digital permeia as práticas pedagógicas do planejamento e pesquisa de materiais à implementação de recursos de aprendizagem e autoaprendizagem. A pesquisa aponta desafios da docência no campo da Educação Musical, considerando o descompasso constatado entre a fluência na Cultura Digital dos estudantes e as limitações materiais de infraestrutura, de conectividade e de formação inicial e continuada de professores. Defende que a Educação Musical se beneficia com o emprego das novas tecnologias digitais, porém exige uma mudança paradigmática ao entender o estudante como um ser integral e protagonista do processo educativo-musical, cuja bagagem tecnológica pode ser crucial no processo educativo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205483
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-5198
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089903
identifier_str_mv 2178-5198
001089903
url http://hdl.handle.net/10183/205483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Acta scientiarum : education. Vol. 41, n. 1 (jan./dez. 2019), p. 1-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205483/2/001089903.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205483/1/001089903.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 594ccd1e40c2a26f0841020eb9215f3f
7d191dc9ee74eca67fb0822c73aff05d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447706852655104