Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frank, Alejandro Germán
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Jose Luis Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/275771
Resumo: A transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de desenvolvimento de produtos é um processo composto por diversas etapas. Na literatura, há vários trabalhos que apresentam essas etapas e observa-se heterogeneidade nas nomenclaturas e na organização das mesmas. Além disso, existem várias linhas de pesquisa que têm estudado a TC com diferentes propostas para a interpretação desse processo. Em razão disso, este artigo apresenta uma comparação de nove modelos de TC apresentados por autores de diferentes linhas de pesquisas que compõem dois enfoques diferentes: a dinâmica e interação de equipes (enfoque emergente) e a gestão e organização do conhecimento (enfoque de engenharia). Como resultado dessas análises comparativas, propõe-se um novo modelo de TC que apresenta uma reorganização das ideias discutidas na literatura e uma integração das diferentes propostas existentes, de maneira a se obter um modelo completo e consistente. O trabalho também ressalta as contribuições das diversas linhas de pesquisas da TC e as principais diferenças entre elas.
id UFRGS-2_6e64d6c0174fa1293cb5c7873314e653
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frank, Alejandro GermánRibeiro, Jose Luis Duarte2024-06-12T05:33:46Z20130103-6513http://hdl.handle.net/10183/275771000915155A transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de desenvolvimento de produtos é um processo composto por diversas etapas. Na literatura, há vários trabalhos que apresentam essas etapas e observa-se heterogeneidade nas nomenclaturas e na organização das mesmas. Além disso, existem várias linhas de pesquisa que têm estudado a TC com diferentes propostas para a interpretação desse processo. Em razão disso, este artigo apresenta uma comparação de nove modelos de TC apresentados por autores de diferentes linhas de pesquisas que compõem dois enfoques diferentes: a dinâmica e interação de equipes (enfoque emergente) e a gestão e organização do conhecimento (enfoque de engenharia). Como resultado dessas análises comparativas, propõe-se um novo modelo de TC que apresenta uma reorganização das ideias discutidas na literatura e uma integração das diferentes propostas existentes, de maneira a se obter um modelo completo e consistente. O trabalho também ressalta as contribuições das diversas linhas de pesquisas da TC e as principais diferenças entre elas.Knowledge Transfer (KT) between New Product Development (NPD) projects is a process that comprises several stages. In the literature, many works have proposed KT stages, but there is heterogeneity in the nomenclature used in these works and, also, in the organization of the proposed KT stages. In addition, many research fields have studied the KT process, resulting on different interpretation or approaches of this process. Therefore, this study presents a comparison of nine KT models proposed by authors of different research fields that were organized in two main approaches: the emergent approach (which considers the team dynamic and team integration) and the engineering approach (which considers the organization and management of knowledge). The comparison is based on a content analysis of the proposed models. As a result, it is proposed a new model for KT between NPD projects. This model presents a reorganization of the ideas discussed in the literature and an integration of the different existing models, obtaining a more comprehensive and consistent KT model. This study also highlights the contributions and differences between the main KT research fields.application/pdfporProdução. Porto Alegre. Vol. 23, n. 4 (out./dez. 2013), p. 683-694Desenvolvimento de produtoGestão do conhecimentoKnowledge transferNew product developmentProject teamsModelEm direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtosTowards a consolidated model of knowledge transfer between product development projects info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000915155.pdf.txt000915155.pdf.txtExtracted Texttext/plain58665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275771/2/000915155.pdf.txtac9079a72159552bd15e5880b8ffddbeMD52ORIGINAL000915155.pdfTexto completoapplication/pdf391815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275771/1/000915155.pdf01d03981aaf53d89d153c005d78a4b72MD5110183/2757712024-06-13 06:46:15.17711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275771Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-06-13T09:46:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Towards a consolidated model of knowledge transfer between product development projects
title Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
spellingShingle Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
Frank, Alejandro Germán
Desenvolvimento de produto
Gestão do conhecimento
Knowledge transfer
New product development
Project teams
Model
title_short Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
title_full Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
title_fullStr Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
title_full_unstemmed Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
title_sort Em direção a um modelo consolidado para a transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos
author Frank, Alejandro Germán
author_facet Frank, Alejandro Germán
Ribeiro, Jose Luis Duarte
author_role author
author2 Ribeiro, Jose Luis Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frank, Alejandro Germán
Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produto
Gestão do conhecimento
topic Desenvolvimento de produto
Gestão do conhecimento
Knowledge transfer
New product development
Project teams
Model
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge transfer
New product development
Project teams
Model
description A transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de desenvolvimento de produtos é um processo composto por diversas etapas. Na literatura, há vários trabalhos que apresentam essas etapas e observa-se heterogeneidade nas nomenclaturas e na organização das mesmas. Além disso, existem várias linhas de pesquisa que têm estudado a TC com diferentes propostas para a interpretação desse processo. Em razão disso, este artigo apresenta uma comparação de nove modelos de TC apresentados por autores de diferentes linhas de pesquisas que compõem dois enfoques diferentes: a dinâmica e interação de equipes (enfoque emergente) e a gestão e organização do conhecimento (enfoque de engenharia). Como resultado dessas análises comparativas, propõe-se um novo modelo de TC que apresenta uma reorganização das ideias discutidas na literatura e uma integração das diferentes propostas existentes, de maneira a se obter um modelo completo e consistente. O trabalho também ressalta as contribuições das diversas linhas de pesquisas da TC e as principais diferenças entre elas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-12T05:33:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/275771
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000915155
identifier_str_mv 0103-6513
000915155
url http://hdl.handle.net/10183/275771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Produção. Porto Alegre. Vol. 23, n. 4 (out./dez. 2013), p. 683-694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275771/2/000915155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275771/1/000915155.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac9079a72159552bd15e5880b8ffddbe
01d03981aaf53d89d153c005d78a4b72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725193227862017