Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frank, Alejandro Germán
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Jose Luis Duarte, Echeveste, Marcia Elisa Soares, Ten Caten, Carla Schwengber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108668
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das relações existentes entre as características das empresas e a importância que estas atribuem aos fatores que influenciam na transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de produtos. A análise é baseada num levantamento (survey) realizado com 58 empresas no Brasil. As características estudadas foram: (i) tamanho da empresa; (ii) tamanho da equipe de projetos; (iii) localização das equipes; (iv) número de projetos simultâneos; (v) tempo de duração dos projetos; (vi) grau de inovação; e (vii) complexidade dos projetos. Através de uma análise de aglomerados, foi identificado que as características (ii), (iv) e (vii) são significativas na determinação das importâncias atribuídas aos fatores da TC. Os resultados apontam que as empresas que possuem um perfil de gestão mais complexo enfatizam os fatores de influência pertencentes ao ambiente externo. Já empresas com um perfil de gestão mais simples atribuem maior importância aos fatores internos da empresa.
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spelling Frank, Alejandro GermánRibeiro, Jose Luis DuarteEcheveste, Marcia Elisa SoaresTen Caten, Carla Schwengber2014-12-25T02:10:13Z20130103-6513http://hdl.handle.net/10183/108668000886213Este artigo apresenta uma análise das relações existentes entre as características das empresas e a importância que estas atribuem aos fatores que influenciam na transferência de conhecimentos (TC) entre projetos de produtos. A análise é baseada num levantamento (survey) realizado com 58 empresas no Brasil. As características estudadas foram: (i) tamanho da empresa; (ii) tamanho da equipe de projetos; (iii) localização das equipes; (iv) número de projetos simultâneos; (v) tempo de duração dos projetos; (vi) grau de inovação; e (vii) complexidade dos projetos. Através de uma análise de aglomerados, foi identificado que as características (ii), (iv) e (vii) são significativas na determinação das importâncias atribuídas aos fatores da TC. Os resultados apontam que as empresas que possuem um perfil de gestão mais complexo enfatizam os fatores de influência pertencentes ao ambiente externo. Já empresas com um perfil de gestão mais simples atribuem maior importância aos fatores internos da empresa.This paper presents an analysis of the relationship between company characteristics and the importance that companies attribute to the main factors that have influence on inter-product project knowledge transfer (KT). The analysis was based on a survey carried out on a sample of 58 companies that operate in Brazil. The studied characteristics of the companies were: (i) company size; (ii) project team size; (iii) team localization; (iv) number of concurrent projects; (v) project duration; (vi) project innovation and (vii) project complexity. It was possible to identify, using a cluster analysis, that project team size; number of concurrent projects and project complexity are statistically significant regarding the determination of attributed importance for the KT influence factors. The results revealed that companies that have a more complex management profile are more interested in influence factors of the external environment. On the other hand, companies that have a simpler management profile are more interested in influence factors of the internal environment.application/pdfengProdução. Porto Alegre. Vol. 23, n. 1 (jan./mar. 2013), p. 95-106Estatística aplicadaTransferência de conhecimentoGestão de projetosDesenvolvimento de produtoKnowledge transferProduct developmentProject teamsBusiness featuresRelação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produtoThe relationship between company characteristics and influence factors of the inter-product project knowledge transfer info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000886213.pdf000886213.pdfTexto completoapplication/pdf389628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108668/1/000886213.pdff5e9165f07fc2f7a80aea4afffac3935MD51TEXT000886213.pdf.txt000886213.pdf.txtExtracted Texttext/plain57200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108668/2/000886213.pdf.txt268848d6fbdec01630777328afafb96aMD52THUMBNAIL000886213.pdf.jpg000886213.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108668/3/000886213.pdf.jpge59d2578b5a7afba4a30dfe2240d7ecbMD5310183/1086682023-07-23 03:39:25.274747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-23T06:39:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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