Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77511 |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de desenvolver um plano de marketing para a agência do Banco Beta de Rolândia a fim de aumentar a venda de microsseguros de vida. O conceito de microsseguros de vida é recente, foi desenvolvido a partir de estudos de entidades internacionais com o intuito de segurar a vida das populações de baixa renda de todos os países do mundo. No Brasil diversas seguradoras já comercializam seguros nos moldes dos microsseguros internacionais embasadas nas normas do Conselho Nacional de Seguros Privados de instituição do microsseguro no Brasil, elas determinam apenas os valores de sinistro, de prêmio, de auxílio funeral e a idade mínima para adquirir um microsseguro de vida, porém ainda não têm força de lei, o que deixa o microsseguro sem legislação específica. No Brasil este tipo de seguro encontra um fértil público-alvo: a nova classe C, fenômeno crescente no Brasil desde meados do ano 2000. Na cidade de Rolândia, Paraná este fenômeno de crescimento também é notável e para este público especificamente é que este trabalho buscou desenvolver um plano de marketing para aumentar as vendas de microsseguro de vida na agência do Banco Beta. Dos vários tipos de plano de marketing existentes na literatura, para este trabalho foi adotado o modelo do professor doutor Fernando Bins Luce. Foram realizadas pesquisas de dados secundários sobre a concorrência e foi aplicada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa para os clientes e funcionários da agência, questionários estes necessários ao desenvolvimento do plano de marketing, pois tinham o intuito de encontrar as principais dificuldades de ambas as partes à comercialização de microsseguros na agência do Banco Beta de Rolândia. Após a coleta dos dados a análise de conteúdo, (método este que consiste em técnicas de análise das comunicações) revelou que os funcionários têm pouco conhecimento sobre este produto e sobre seu público-alvo. Constatou-se também que as dificuldades apontadas por grupos de estudo em âmbito nacional, como dificuldade de explicação dos termos de seguros a um público de baixo nível escolar, também são sentidas pelos funcionários do Banco Beta. A sugestão deste plano de marketing ao Banco Beta é um trabalho contínuo entre toda a equipe de atendimento com vistas a atingir este público que está sanando suas necessidades básicas devido ao aumento de renda e pode agora ter outros objetivos e necessidades. |
id |
UFRGS-2_6edf59e794fe32d64aaec78700ec6236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77511 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Luciana Domingues deSlongo, Luiz AntonioEsteves, Priscila Silva2013-08-30T01:47:20Z2011http://hdl.handle.net/10183/77511000895609O presente trabalho teve o objetivo de desenvolver um plano de marketing para a agência do Banco Beta de Rolândia a fim de aumentar a venda de microsseguros de vida. O conceito de microsseguros de vida é recente, foi desenvolvido a partir de estudos de entidades internacionais com o intuito de segurar a vida das populações de baixa renda de todos os países do mundo. No Brasil diversas seguradoras já comercializam seguros nos moldes dos microsseguros internacionais embasadas nas normas do Conselho Nacional de Seguros Privados de instituição do microsseguro no Brasil, elas determinam apenas os valores de sinistro, de prêmio, de auxílio funeral e a idade mínima para adquirir um microsseguro de vida, porém ainda não têm força de lei, o que deixa o microsseguro sem legislação específica. No Brasil este tipo de seguro encontra um fértil público-alvo: a nova classe C, fenômeno crescente no Brasil desde meados do ano 2000. Na cidade de Rolândia, Paraná este fenômeno de crescimento também é notável e para este público especificamente é que este trabalho buscou desenvolver um plano de marketing para aumentar as vendas de microsseguro de vida na agência do Banco Beta. Dos vários tipos de plano de marketing existentes na literatura, para este trabalho foi adotado o modelo do professor doutor Fernando Bins Luce. Foram realizadas pesquisas de dados secundários sobre a concorrência e foi aplicada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa para os clientes e funcionários da agência, questionários estes necessários ao desenvolvimento do plano de marketing, pois tinham o intuito de encontrar as principais dificuldades de ambas as partes à comercialização de microsseguros na agência do Banco Beta de Rolândia. Após a coleta dos dados a análise de conteúdo, (método este que consiste em técnicas de análise das comunicações) revelou que os funcionários têm pouco conhecimento sobre este produto e sobre seu público-alvo. Constatou-se também que as dificuldades apontadas por grupos de estudo em âmbito nacional, como dificuldade de explicação dos termos de seguros a um público de baixo nível escolar, também são sentidas pelos funcionários do Banco Beta. A sugestão deste plano de marketing ao Banco Beta é um trabalho contínuo entre toda a equipe de atendimento com vistas a atingir este público que está sanando suas necessidades básicas devido ao aumento de renda e pode agora ter outros objetivos e necessidades.application/pdfporPlano de marketingSegurosSetor bancárioPlano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895609.pdf000895609.pdfTexto completoapplication/pdf256403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77511/1/000895609.pdfcf5df3c40ca0c449eb2579500b9b7d19MD51TEXT000895609.pdf.txt000895609.pdf.txtExtracted Texttext/plain93854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77511/2/000895609.pdf.txtccbd6930ebce7e7ea533344519c384efMD52THUMBNAIL000895609.pdf.jpg000895609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77511/3/000895609.pdf.jpg83205773cbb4557d3384f4c92fb988f9MD5310183/775112018-10-17 08:02:15.57oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77511Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:02:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia |
title |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia |
spellingShingle |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia Souza, Luciana Domingues de Plano de marketing Seguros Setor bancário |
title_short |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia |
title_full |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia |
title_fullStr |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia |
title_sort |
Plano de marketing para a venda de microsseguros de vida na agência do Banco Beta de Rolândia |
author |
Souza, Luciana Domingues de |
author_facet |
Souza, Luciana Domingues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luciana Domingues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Esteves, Priscila Silva |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antonio Esteves, Priscila Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Seguros Setor bancário |
topic |
Plano de marketing Seguros Setor bancário |
description |
O presente trabalho teve o objetivo de desenvolver um plano de marketing para a agência do Banco Beta de Rolândia a fim de aumentar a venda de microsseguros de vida. O conceito de microsseguros de vida é recente, foi desenvolvido a partir de estudos de entidades internacionais com o intuito de segurar a vida das populações de baixa renda de todos os países do mundo. No Brasil diversas seguradoras já comercializam seguros nos moldes dos microsseguros internacionais embasadas nas normas do Conselho Nacional de Seguros Privados de instituição do microsseguro no Brasil, elas determinam apenas os valores de sinistro, de prêmio, de auxílio funeral e a idade mínima para adquirir um microsseguro de vida, porém ainda não têm força de lei, o que deixa o microsseguro sem legislação específica. No Brasil este tipo de seguro encontra um fértil público-alvo: a nova classe C, fenômeno crescente no Brasil desde meados do ano 2000. Na cidade de Rolândia, Paraná este fenômeno de crescimento também é notável e para este público especificamente é que este trabalho buscou desenvolver um plano de marketing para aumentar as vendas de microsseguro de vida na agência do Banco Beta. Dos vários tipos de plano de marketing existentes na literatura, para este trabalho foi adotado o modelo do professor doutor Fernando Bins Luce. Foram realizadas pesquisas de dados secundários sobre a concorrência e foi aplicada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa para os clientes e funcionários da agência, questionários estes necessários ao desenvolvimento do plano de marketing, pois tinham o intuito de encontrar as principais dificuldades de ambas as partes à comercialização de microsseguros na agência do Banco Beta de Rolândia. Após a coleta dos dados a análise de conteúdo, (método este que consiste em técnicas de análise das comunicações) revelou que os funcionários têm pouco conhecimento sobre este produto e sobre seu público-alvo. Constatou-se também que as dificuldades apontadas por grupos de estudo em âmbito nacional, como dificuldade de explicação dos termos de seguros a um público de baixo nível escolar, também são sentidas pelos funcionários do Banco Beta. A sugestão deste plano de marketing ao Banco Beta é um trabalho contínuo entre toda a equipe de atendimento com vistas a atingir este público que está sanando suas necessidades básicas devido ao aumento de renda e pode agora ter outros objetivos e necessidades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-30T01:47:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77511 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895609 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77511 |
identifier_str_mv |
000895609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77511/1/000895609.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77511/2/000895609.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77511/3/000895609.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf5df3c40ca0c449eb2579500b9b7d19 ccbd6930ebce7e7ea533344519c384ef 83205773cbb4557d3384f4c92fb988f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224451986030592 |