Front-end em três etapas : proposta de modelo para estruturação do processo de captação de oportunidades no design de novos produtos orientados para a inovação
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172782 |
Resumo: | O ritmo atual de consumo e produção sofre com uma escalada exponencial que se perpetua desde o período pós-guerras, com consumidores ansiando por novos produtos com a mesma velocidade que os rejeitam. Face a esse contexto, é nos processos de desenvolvimento de novos produtos que está a oportunidade para a manutenção da competitividade das organizações pela inovação, mais especificamente nas etapas relativas à captação de oportunidades para novos projetos, também chamadas de fuzzy front-end. O objetivo deste artigo, excerto de uma tese de doutorado, é evidenciar a construção de um modelo conceitual que oportunize a estruturação do front-end, muitas vezes desencadeado de forma intuitiva e abstrata. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura teórica integrativa sobre os principais modelos de processo de desenvolvimento de novos produtos, que após analisados e discutidos geraram base para o modelo FE3, posteriormente validado pela aplicação em um estudo de caso múltiplo e holístico. O resultado é um modelo matricial que comporta a estruturação de etapas relativas à captação de oportunidades e que pode auxiliar no desempenho e aprendizado de subprocessos muitas vezes pouco gerenciáveis pelas organizações. |
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Casenote, Igor EscalanteLinden, Júlio Carlos de Souza van der2018-02-23T02:24:15Z20170104-4249http://hdl.handle.net/10183/172782001058226O ritmo atual de consumo e produção sofre com uma escalada exponencial que se perpetua desde o período pós-guerras, com consumidores ansiando por novos produtos com a mesma velocidade que os rejeitam. Face a esse contexto, é nos processos de desenvolvimento de novos produtos que está a oportunidade para a manutenção da competitividade das organizações pela inovação, mais especificamente nas etapas relativas à captação de oportunidades para novos projetos, também chamadas de fuzzy front-end. O objetivo deste artigo, excerto de uma tese de doutorado, é evidenciar a construção de um modelo conceitual que oportunize a estruturação do front-end, muitas vezes desencadeado de forma intuitiva e abstrata. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura teórica integrativa sobre os principais modelos de processo de desenvolvimento de novos produtos, que após analisados e discutidos geraram base para o modelo FE3, posteriormente validado pela aplicação em um estudo de caso múltiplo e holístico. O resultado é um modelo matricial que comporta a estruturação de etapas relativas à captação de oportunidades e que pode auxiliar no desempenho e aprendizado de subprocessos muitas vezes pouco gerenciáveis pelas organizações.The current pace of consumption and production suffers from an exponential escalation that has perpetuated itself since the postwar period, with consumers aiming for new products as fast as they reject them. Given this context, it is in the new product development processes that there is an opportunity to maintain the competitiveness of organizations through innovation, more specifically in the stages related to the capture of opportunities for new projects, also called fuzzy front-end. The objective of this article, excerpt of a doctoral thesis, is to highlight the construction of a conceptual model that allows a structuring of the front-end as an independent process, often triggered in an intuitive and abstract way. For this, we carried out an integrative theoretical review of literature about the main models of the new product development process, which later analysis and discussion generated the basis for the FE3 model, posteriorly validated by its application on a multiple case study. The result is a matrix model that involves the structuring of stages related to the capture of opportunities and that can aid in the performance and learning of subprocesses often not very manageable by organizations.application/pdfporEstudos em design. Vol. 25, n. 2 (2017), p. 194-214Gestão do designProcesso de designDesenvolvimento de produtoNovos produtosInovaçãoDesign managementNPDFront-endDesign processFront-end em três etapas : proposta de modelo para estruturação do processo de captação de oportunidades no design de novos produtos orientados para a inovaçãoThree stages front-end : a model for structuring the process of opportunities recognization for design of innovation driven productsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058226.pdf001058226.pdfTexto completoapplication/pdf837681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172782/1/001058226.pdf0bb8e8d973092deb360a486b271a002aMD51TEXT001058226.pdf.txt001058226.pdf.txtExtracted Texttext/plain54348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172782/2/001058226.pdf.txtf65ac037f5b5656b68a4a8237944c8c7MD52THUMBNAIL001058226.pdf.jpg001058226.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172782/3/001058226.pdf.jpg9cc7495d4f0c529e1693508b628798d2MD5310183/1727822018-10-29 08:44:45.145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172782Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:44:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O ritmo atual de consumo e produção sofre com uma escalada exponencial que se perpetua desde o período pós-guerras, com consumidores ansiando por novos produtos com a mesma velocidade que os rejeitam. Face a esse contexto, é nos processos de desenvolvimento de novos produtos que está a oportunidade para a manutenção da competitividade das organizações pela inovação, mais especificamente nas etapas relativas à captação de oportunidades para novos projetos, também chamadas de fuzzy front-end. O objetivo deste artigo, excerto de uma tese de doutorado, é evidenciar a construção de um modelo conceitual que oportunize a estruturação do front-end, muitas vezes desencadeado de forma intuitiva e abstrata. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura teórica integrativa sobre os principais modelos de processo de desenvolvimento de novos produtos, que após analisados e discutidos geraram base para o modelo FE3, posteriormente validado pela aplicação em um estudo de caso múltiplo e holístico. O resultado é um modelo matricial que comporta a estruturação de etapas relativas à captação de oportunidades e que pode auxiliar no desempenho e aprendizado de subprocessos muitas vezes pouco gerenciáveis pelas organizações. |
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