Front-end em três etapas : proposta de modelo para estruturação do processo de captação de oportunidades no design de novos produtos orientados para a inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casenote, Igor Escalante
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172782
Resumo: O ritmo atual de consumo e produção sofre com uma escalada exponencial que se perpetua desde o período pós-guerras, com consumidores ansiando por novos produtos com a mesma velocidade que os rejeitam. Face a esse contexto, é nos processos de desenvolvimento de novos produtos que está a oportunidade para a manutenção da competitividade das organizações pela inovação, mais especificamente nas etapas relativas à captação de oportunidades para novos projetos, também chamadas de fuzzy front-end. O objetivo deste artigo, excerto de uma tese de doutorado, é evidenciar a construção de um modelo conceitual que oportunize a estruturação do front-end, muitas vezes desencadeado de forma intuitiva e abstrata. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura teórica integrativa sobre os principais modelos de processo de desenvolvimento de novos produtos, que após analisados e discutidos geraram base para o modelo FE3, posteriormente validado pela aplicação em um estudo de caso múltiplo e holístico. O resultado é um modelo matricial que comporta a estruturação de etapas relativas à captação de oportunidades e que pode auxiliar no desempenho e aprendizado de subprocessos muitas vezes pouco gerenciáveis pelas organizações.
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