O mapa tátil como metodologia para que estudantes sem deficiência visual pensem a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, João Pedro Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265290
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar como promover a inclusão de estudantes com deficiência visual em aulas de Geografia na educação básica. Os objetivos desta pesquisa estão compreendidos na análise de referenciais de inclusão escolar; no entendimento das dificuldades de alunos de inclusão em aulas de Geografia; na construção de uma prática voltada para a inclusão de estudantes cegos. Para alcançar esses objetivos adotamos a metodologia LabTATE (2016) para a adaptação de um mapa de climas do Brasil e um mapa de macrorregiões brasileiras à leitura tátil com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. O vínculo com a escola se deu através do programa de Residência Pedagógica (24/2022) e a prática foi dividida em seis etapas: 1 - desafio aos estudantes; 2 - proposta de adaptação dos mapas ao tato; 3 - questionário sobre o tema pesquisado e percepções através da prática; 4 - leitura dos mapas por uma pessoa com deficiência visual; 5 - devolução dos mapas para a turma realizar as modificações necessárias; 6 - criação de legendas em braile e conclusão dos mapas. Com a atividade proposta conseguimos aproximar esses estudantes à uma realidade distante daquele espaço escolar. Através desta aproximação percebemos a potência da escola em promover a inclusão trabalhando a acessibilidade mesmo na ausência de estudantes com deficiência.
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