Análise do perfil de uso de colutórios pelos pacientes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantarelli, Rômulo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32132
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar, através de um questionário de perguntas fechadas e abertas e da exposição de um mostruário contendo 8 colutórios disponíveis comercialmente para escolha do de preferência, o perfil de consumo de colutórios bucais em 90 pacientes usuários dos serviços odontológicos da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Como resultado, observou-se que 52% dos usuários não utilizam colutórios, 34% o fazem regularmente e 14% eventualmente. O mais utilizado pelos pacientes foi Listerine®. Apenas 20% relataram usar sob recomendação de um dentista. Quanto ao tempo de utilização, 13% reportaram uso de até 1 ano, 45% relatam usar bochechos de 1 até 5 anos e 38% relataram fazer uso há mais de 6 anos. 47,7% disseram que levariam em conta uma prescrição do dentista no momento da compra, 35,5% preço, 23,3% sabor, 20% propaganda, 18,8% a propriedade medicamentosa da solução. 60% tomaram conhecimento dos colutórios pela televisão, 40% através de dentistas, Quando apresentado o mostruário de colutórios, Listerine® obteve 40% da preferência, Colgate Plax® 18,8%; Malvatricin® e Oral B® tiveram 11,1%, Cepacol® 10% das escolhas e Periogard 7%. Noplak® e Parodontax® não foram reportados. Como critério de escolha frente ao mostruário, o uso prévio do produto escolhido obteve 49% de menções, seguido de propaganda com 25%. Estes foram os motivos mais prevalentes. Cor, componentes da fórmula, prescrição do dentista e informações do rótulo tiveram respectivamente 4, 3, 2 e 1% de menções. 47,7% preferem soluções sem álcool, 5,5% com álcool, e para os 38,8% restantes, é indiferente. De acordo com os dados apresentados pode-se verificar que o cirurgião dentista guarda relação com esses produtos, mas seu uso não esta associado majoritariamente a isso. O apelo das propagandas é bastante forte na decisão de escolha por parte dos pacientes.
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