Cenas de uma relação : o encenar do aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, Barbara Terra do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69856
Resumo: O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras.
id UFRGS-2_6f5406f5d659c4508ae45f5872a49106
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69856
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monte, Barbara Terra doVasques, Carla Karnoppi2013-03-29T01:44:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/69856000875089O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras.application/pdfporInclusão escolarAutismoMediaçãoCenas de uma relação : o encenar do aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875089.pdf000875089.pdfTexto completoapplication/pdf566220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/1/000875089.pdf6fb14fc04d732f0f9c32af474b9ad572MD51TEXT000875089.pdf.txt000875089.pdf.txtExtracted Texttext/plain55835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/2/000875089.pdf.txt4d49fe7f37bcc637c3c73505401e3e78MD52THUMBNAIL000875089.pdf.jpg000875089.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/3/000875089.pdf.jpg5285c14ae9382181590a7c487899e3fcMD5310183/698562018-10-15 08:05:29.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenas de uma relação : o encenar do aprender
title Cenas de uma relação : o encenar do aprender
spellingShingle Cenas de uma relação : o encenar do aprender
Monte, Barbara Terra do
Inclusão escolar
Autismo
Mediação
title_short Cenas de uma relação : o encenar do aprender
title_full Cenas de uma relação : o encenar do aprender
title_fullStr Cenas de uma relação : o encenar do aprender
title_full_unstemmed Cenas de uma relação : o encenar do aprender
title_sort Cenas de uma relação : o encenar do aprender
author Monte, Barbara Terra do
author_facet Monte, Barbara Terra do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte, Barbara Terra do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
contributor_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Autismo
Mediação
topic Inclusão escolar
Autismo
Mediação
description O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69856
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875089
url http://hdl.handle.net/10183/69856
identifier_str_mv 000875089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/1/000875089.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/2/000875089.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/3/000875089.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fb14fc04d732f0f9c32af474b9ad572
4d49fe7f37bcc637c3c73505401e3e78
5285c14ae9382181590a7c487899e3fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447102765924352