Cenas de uma relação : o encenar do aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69856 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras. |
id |
UFRGS-2_6f5406f5d659c4508ae45f5872a49106 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69856 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monte, Barbara Terra doVasques, Carla Karnoppi2013-03-29T01:44:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/69856000875089O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras.application/pdfporInclusão escolarAutismoMediaçãoCenas de uma relação : o encenar do aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875089.pdf000875089.pdfTexto completoapplication/pdf566220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/1/000875089.pdf6fb14fc04d732f0f9c32af474b9ad572MD51TEXT000875089.pdf.txt000875089.pdf.txtExtracted Texttext/plain55835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/2/000875089.pdf.txt4d49fe7f37bcc637c3c73505401e3e78MD52THUMBNAIL000875089.pdf.jpg000875089.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/3/000875089.pdf.jpg5285c14ae9382181590a7c487899e3fcMD5310183/698562018-10-15 08:05:29.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender |
title |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender |
spellingShingle |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender Monte, Barbara Terra do Inclusão escolar Autismo Mediação |
title_short |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender |
title_full |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender |
title_fullStr |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender |
title_full_unstemmed |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender |
title_sort |
Cenas de uma relação : o encenar do aprender |
author |
Monte, Barbara Terra do |
author_facet |
Monte, Barbara Terra do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte, Barbara Terra do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
contributor_str_mv |
Vasques, Carla Karnoppi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Autismo Mediação |
topic |
Inclusão escolar Autismo Mediação |
description |
O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-29T01:44:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69856 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875089 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69856 |
identifier_str_mv |
000875089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/1/000875089.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/2/000875089.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69856/3/000875089.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6fb14fc04d732f0f9c32af474b9ad572 4d49fe7f37bcc637c3c73505401e3e78 5285c14ae9382181590a7c487899e3fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447102765924352 |