Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268
Resumo: A proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo da educação, não há uma definição específica sobre o papel do mediador e temos pouca bibliografia na área. Em contrapartida, cresce a cada dia a demanda por mediadores, principalmente para alunos com TEA. Através da pesquisa das práticas atuais da mediação escolar em escola privada no município de Niterói, identificamos como ocorre a inclusão de alunos com TEA em ensino regular, levantamos os principais desafios da inclusão, concluímos que o papel do mediador escolar é promover a autonomia de seu aluno, e por fim, apontamos que a psicologia pode contribuir para a mediação escolar de alunos com TEA, e que, através de teorías como Piagetiana, Vygotskyana, Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, o mediador encontra um suporte teórico para embasar a sua prática. Como produto da pesquisa, foi construído um guia norteador para esta prática em formato de livro digital (e-book).
id UFF-2_28a6917b7a88319fa6f493bf0870276c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30268
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEAAutismo; Inclusão; Mediador EscolarEducação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, MediaçãoAutism; Inclusion; School MediatorA proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo da educação, não há uma definição específica sobre o papel do mediador e temos pouca bibliografia na área. Em contrapartida, cresce a cada dia a demanda por mediadores, principalmente para alunos com TEA. Através da pesquisa das práticas atuais da mediação escolar em escola privada no município de Niterói, identificamos como ocorre a inclusão de alunos com TEA em ensino regular, levantamos os principais desafios da inclusão, concluímos que o papel do mediador escolar é promover a autonomia de seu aluno, e por fim, apontamos que a psicologia pode contribuir para a mediação escolar de alunos com TEA, e que, através de teorías como Piagetiana, Vygotskyana, Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, o mediador encontra um suporte teórico para embasar a sua prática. Como produto da pesquisa, foi construído um guia norteador para esta prática em formato de livro digital (e-book).The proposal of this project is to investigate and weave possibilities of contribution of the psychology in the field of the inclusion and the school mediation for students with autism spectrum disorder. Because it is a new function in the field of education, there is no specific definition of the role of the mediator and we have little bibliography in the field. On the other hand, the demand for mediators, especially for students with asd, grows daily. Through the research of current practices of school mediation in a private school in the city of Niterói, we identified how the inclusion of students with ASD in regular education occurs, we raised the main challenges of inclusion, we concluded that the role of the school mediator is to promote the autonomy of their student, and finally, we point out that psychology can contribute to the school mediation of students with ASD, and that, through theories such as Piaget, Vygotsky, Psychoanalysis and Cognitive Behavioral Theory, the mediator finds theoretical support to his practice. As a product of the research, a guiding guide for this practice was created in digital book format (e-book).86 p.Coelho, Cristina Lúcia MaiaLehmann, Lúcia de Melo e SouzaQueiroz, Paulo Pires deRojas, Angelina AccettaBarreto, Claudia Marcia BorgesMoreira, Rafaela Brittz Lisbôa2023-09-06T18:59:06Z2023-09-06T18:59:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Rafaela Brittz Lisbôa. Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA. 2020. 86 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-06T18:59:10Zoai:app.uff.br:1/30268Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-06T18:59:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
title Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
spellingShingle Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa
Autismo; Inclusão; Mediador Escolar
Educação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, Mediação
Autism; Inclusion; School Mediator
title_short Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
title_full Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
title_fullStr Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
title_full_unstemmed Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
title_sort Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA
author Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa
author_facet Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Cristina Lúcia Maia
Lehmann, Lúcia de Melo e Souza
Queiroz, Paulo Pires de
Rojas, Angelina Accetta
Barreto, Claudia Marcia Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rafaela Brittz Lisbôa
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo; Inclusão; Mediador Escolar
Educação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, Mediação
Autism; Inclusion; School Mediator
topic Autismo; Inclusão; Mediador Escolar
Educação inclusiva, Transtorno autístico, Psicologia educacional, Mediação
Autism; Inclusion; School Mediator
description A proposta desta pesquisa é investigar e tecer possibilidades de contribuição da psicologia no campo da inclusão e da mediação escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Por ser uma função nova no campo da educação, não há uma definição específica sobre o papel do mediador e temos pouca bibliografia na área. Em contrapartida, cresce a cada dia a demanda por mediadores, principalmente para alunos com TEA. Através da pesquisa das práticas atuais da mediação escolar em escola privada no município de Niterói, identificamos como ocorre a inclusão de alunos com TEA em ensino regular, levantamos os principais desafios da inclusão, concluímos que o papel do mediador escolar é promover a autonomia de seu aluno, e por fim, apontamos que a psicologia pode contribuir para a mediação escolar de alunos com TEA, e que, através de teorías como Piagetiana, Vygotskyana, Psicanálise e Teoria Cognitiva Comportamental, o mediador encontra um suporte teórico para embasar a sua prática. Como produto da pesquisa, foi construído um guia norteador para esta prática em formato de livro digital (e-book).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06T18:59:06Z
2023-09-06T18:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Rafaela Brittz Lisbôa. Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA. 2020. 86 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268
identifier_str_mv MOREIRA, Rafaela Brittz Lisbôa. Diálogos entre psicologia e educação inclusiva: construindo um guia para a prática da mediação escolar de alunos com TEA. 2020. 86 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135406046609408