Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25247 |
Resumo: | A partir das vivências acumuladas ao longo da vida como artista, aliadas à experiência de estágio com monitoria na equipe de educação ambiental do DMAE (departamento municipal de água e esgoto da cidade de Porto Alegre), este trabalho pretende aproveitar as duas experiências para criar um único objeto: uma obra literário-didática ilustrada sobre os temas que pautavam as oficinas para crianças durante o período que trabalhei no DMAE (2006 até 2008). A obra intitula-se Alan Bari e os cuidados com o Lixo e foi criada para ser explorada com crianças de até 10 anos e para servir como auxilio para o professor tratar os cuidados com a água e com o lixo de forma lúdica. O referencial que embasa o trabalho da equipe de educação ambiental do DMAE - e que, portanto, também embasa esta obra - é fundamentalmente o Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT, 2006). Para compor este trabalho de conclusão, contei ainda com o apoio de Edith Derdyk (DERDYK, 1989) e Isabel Carvalho ( 2006), que justificam o alcance do desenho e da formação do sujeito ecológico, respectivamente. |
id |
UFRGS-2_6f5e8e0147e102b18e02bc9f5c864299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25247 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corseuil, Jean PierreAlbuquerque, Paulo Peixoto de2010-08-26T04:19:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/25247000752224A partir das vivências acumuladas ao longo da vida como artista, aliadas à experiência de estágio com monitoria na equipe de educação ambiental do DMAE (departamento municipal de água e esgoto da cidade de Porto Alegre), este trabalho pretende aproveitar as duas experiências para criar um único objeto: uma obra literário-didática ilustrada sobre os temas que pautavam as oficinas para crianças durante o período que trabalhei no DMAE (2006 até 2008). A obra intitula-se Alan Bari e os cuidados com o Lixo e foi criada para ser explorada com crianças de até 10 anos e para servir como auxilio para o professor tratar os cuidados com a água e com o lixo de forma lúdica. O referencial que embasa o trabalho da equipe de educação ambiental do DMAE - e que, portanto, também embasa esta obra - é fundamentalmente o Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT, 2006). Para compor este trabalho de conclusão, contei ainda com o apoio de Edith Derdyk (DERDYK, 1989) e Isabel Carvalho ( 2006), que justificam o alcance do desenho e da formação do sujeito ecológico, respectivamente.application/pdfporEducação ambientalDesenhoUma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752224.pdf.txt000752224.pdf.txtExtracted Texttext/plain51777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/2/000752224.pdf.txtc288861bd77709ad6317428dc4490a26MD52ORIGINAL000752224.pdf000752224.pdfTexto completoapplication/pdf1596176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/1/000752224.pdffa587d00e613c74062fb89816a9a9f10MD51THUMBNAIL000752224.pdf.jpg000752224.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/3/000752224.pdf.jpg1519c565d2f077557dff1a2ca7abddd9MD5310183/252472018-10-09 08:30:15.416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental |
title |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental |
spellingShingle |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental Corseuil, Jean Pierre Educação ambiental Desenho |
title_short |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental |
title_full |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental |
title_fullStr |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental |
title_sort |
Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental |
author |
Corseuil, Jean Pierre |
author_facet |
Corseuil, Jean Pierre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corseuil, Jean Pierre |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Desenho |
topic |
Educação ambiental Desenho |
description |
A partir das vivências acumuladas ao longo da vida como artista, aliadas à experiência de estágio com monitoria na equipe de educação ambiental do DMAE (departamento municipal de água e esgoto da cidade de Porto Alegre), este trabalho pretende aproveitar as duas experiências para criar um único objeto: uma obra literário-didática ilustrada sobre os temas que pautavam as oficinas para crianças durante o período que trabalhei no DMAE (2006 até 2008). A obra intitula-se Alan Bari e os cuidados com o Lixo e foi criada para ser explorada com crianças de até 10 anos e para servir como auxilio para o professor tratar os cuidados com a água e com o lixo de forma lúdica. O referencial que embasa o trabalho da equipe de educação ambiental do DMAE - e que, portanto, também embasa esta obra - é fundamentalmente o Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT, 2006). Para compor este trabalho de conclusão, contei ainda com o apoio de Edith Derdyk (DERDYK, 1989) e Isabel Carvalho ( 2006), que justificam o alcance do desenho e da formação do sujeito ecológico, respectivamente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-26T04:19:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25247 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752224 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25247 |
identifier_str_mv |
000752224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/2/000752224.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/1/000752224.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/3/000752224.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c288861bd77709ad6317428dc4490a26 fa587d00e613c74062fb89816a9a9f10 1519c565d2f077557dff1a2ca7abddd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398075592704 |