Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corseuil, Jean Pierre
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25247
Resumo: A partir das vivências acumuladas ao longo da vida como artista, aliadas à experiência de estágio com monitoria na equipe de educação ambiental do DMAE (departamento municipal de água e esgoto da cidade de Porto Alegre), este trabalho pretende aproveitar as duas experiências para criar um único objeto: uma obra literário-didática ilustrada sobre os temas que pautavam as oficinas para crianças durante o período que trabalhei no DMAE (2006 até 2008). A obra intitula-se Alan Bari e os cuidados com o Lixo e foi criada para ser explorada com crianças de até 10 anos e para servir como auxilio para o professor tratar os cuidados com a água e com o lixo de forma lúdica. O referencial que embasa o trabalho da equipe de educação ambiental do DMAE - e que, portanto, também embasa esta obra - é fundamentalmente o Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT, 2006). Para compor este trabalho de conclusão, contei ainda com o apoio de Edith Derdyk (DERDYK, 1989) e Isabel Carvalho ( 2006), que justificam o alcance do desenho e da formação do sujeito ecológico, respectivamente.
id UFRGS-2_6f5e8e0147e102b18e02bc9f5c864299
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25247
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corseuil, Jean PierreAlbuquerque, Paulo Peixoto de2010-08-26T04:19:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/25247000752224A partir das vivências acumuladas ao longo da vida como artista, aliadas à experiência de estágio com monitoria na equipe de educação ambiental do DMAE (departamento municipal de água e esgoto da cidade de Porto Alegre), este trabalho pretende aproveitar as duas experiências para criar um único objeto: uma obra literário-didática ilustrada sobre os temas que pautavam as oficinas para crianças durante o período que trabalhei no DMAE (2006 até 2008). A obra intitula-se Alan Bari e os cuidados com o Lixo e foi criada para ser explorada com crianças de até 10 anos e para servir como auxilio para o professor tratar os cuidados com a água e com o lixo de forma lúdica. O referencial que embasa o trabalho da equipe de educação ambiental do DMAE - e que, portanto, também embasa esta obra - é fundamentalmente o Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT, 2006). Para compor este trabalho de conclusão, contei ainda com o apoio de Edith Derdyk (DERDYK, 1989) e Isabel Carvalho ( 2006), que justificam o alcance do desenho e da formação do sujeito ecológico, respectivamente.application/pdfporEducação ambientalDesenhoUma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752224.pdf.txt000752224.pdf.txtExtracted Texttext/plain51777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/2/000752224.pdf.txtc288861bd77709ad6317428dc4490a26MD52ORIGINAL000752224.pdf000752224.pdfTexto completoapplication/pdf1596176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/1/000752224.pdffa587d00e613c74062fb89816a9a9f10MD51THUMBNAIL000752224.pdf.jpg000752224.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/3/000752224.pdf.jpg1519c565d2f077557dff1a2ca7abddd9MD5310183/252472018-10-09 08:30:15.416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
title Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
spellingShingle Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
Corseuil, Jean Pierre
Educação ambiental
Desenho
title_short Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
title_full Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
title_fullStr Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
title_full_unstemmed Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
title_sort Uma estratégia pedagógica : o desenho à serviço da educação ambiental
author Corseuil, Jean Pierre
author_facet Corseuil, Jean Pierre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corseuil, Jean Pierre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Desenho
topic Educação ambiental
Desenho
description A partir das vivências acumuladas ao longo da vida como artista, aliadas à experiência de estágio com monitoria na equipe de educação ambiental do DMAE (departamento municipal de água e esgoto da cidade de Porto Alegre), este trabalho pretende aproveitar as duas experiências para criar um único objeto: uma obra literário-didática ilustrada sobre os temas que pautavam as oficinas para crianças durante o período que trabalhei no DMAE (2006 até 2008). A obra intitula-se Alan Bari e os cuidados com o Lixo e foi criada para ser explorada com crianças de até 10 anos e para servir como auxilio para o professor tratar os cuidados com a água e com o lixo de forma lúdica. O referencial que embasa o trabalho da equipe de educação ambiental do DMAE - e que, portanto, também embasa esta obra - é fundamentalmente o Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT, 2006). Para compor este trabalho de conclusão, contei ainda com o apoio de Edith Derdyk (DERDYK, 1989) e Isabel Carvalho ( 2006), que justificam o alcance do desenho e da formação do sujeito ecológico, respectivamente.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-26T04:19:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752224
url http://hdl.handle.net/10183/25247
identifier_str_mv 000752224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/2/000752224.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/1/000752224.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25247/3/000752224.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c288861bd77709ad6317428dc4490a26
fa587d00e613c74062fb89816a9a9f10
1519c565d2f077557dff1a2ca7abddd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398075592704