A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8422 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_f688aaf18b9aa007db9583cdaff7dc09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8422 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorenzatto, Kelli LarissaCarara, Maria Christine QuillfeldtMatos, Sônia Regina da LuzWelter, Cristiane Backes2021-07-02T17:33:43Z2021-07-02T17:33:43Z2020-07-162020https://repositorio.ucs.br/11338/8422O objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor]Educação de criançasDesenho animadoA utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-17 00:00:00ORIGINALTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdfTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdfapplication/pdf1574766https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/1/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf7901f84285bc5bc771f4f6b8449cba05MD51TEXTTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.txtTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.txtExtracted texttext/plain104416https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/2/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.txt1f9b729da727c8ecde5c4ba1678cf0c5MD52THUMBNAILTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.jpgTCC Kelli Larissa Lorenzatto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/3/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.jpgc36e3c8248d9baf5f2e885fa42fe4671MD5311338/84222021-07-12 17:49:21.949oai:repositorio.ucs.br:11338/8422Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T17:49:21Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil |
title |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil |
spellingShingle |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil Lorenzatto, Kelli Larissa Educação de crianças Desenho animado |
title_short |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil |
title_full |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil |
title_fullStr |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil |
title_sort |
A utilização do desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil |
author |
Lorenzatto, Kelli Larissa |
author_facet |
Lorenzatto, Kelli Larissa |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Carara, Maria Christine Quillfeldt Matos, Sônia Regina da Luz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzatto, Kelli Larissa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
contributor_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Desenho animado |
topic |
Educação de crianças Desenho animado |
description |
O objetivo desta monografia é apresentar os resultados do projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia, que tratou de investigar como o desenho animado pode ser uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. O projeto de pesquisa foi desenvolvido por intermédio de metodologia qualitativa que visa analisar dados de caráter subjetivo, usando a análise de conteúdo narrativa de três vídeos do desenho animado "O Show da Luna!". A partir desta análise foram construídas três categorias, sendo elas: saúde, imaginário e descobertas. As leis e diretrizes da Educação Infantil, além das informações sobre publicidade e propaganda estabelecidas no CONAR, constituíram-se no aporte legal, para compreender o vínculo do desenho com a integridade física e pessoal da criança. Apresenta-se ainda, nessa monografia, um breve histórico sobre a produção dos desenhos animados e também sobre a criação do desenho "O Show da Luna!", que faz referência ao real e imaginário da criança. Aborda-se ainda o uso da ferramenta pedagógica para o contexto da Educação Infantil, a partir dos estudos de Celso Vasconcellos. Entendeu-se que o uso do desenho animado "O Show da Luna!" como ferramenta pedagógica na Educação Infantil é possível se existe a compreensão pelo pedagogo sobre a intencionalidade da ação docente associada à escuta sensível da criança sobre suas percepções reais e imaginária relacionados ao desenho animado proposto. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-02T17:33:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-02T17:33:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8422 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/1/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/2/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8422/3/TCC%20Kelli%20Larissa%20Lorenzatto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7901f84285bc5bc771f4f6b8449cba05 1f9b729da727c8ecde5c4ba1678cf0c5 c36e3c8248d9baf5f2e885fa42fe4671 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308881269522432 |