Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vinícius Meirelles de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238984
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a disciplina de estágio de docência no ensino médio, do curso de Educação Física em Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descrevendo o desenvolvimento das aulas que iniciaram com a metodologia “esportivista” da Educação Física para o processo da utilização dos métodos “freirianos” como mecanismos de aprendizagem em uma construção em conjunto com os alunos durante as aulas de Educação Física. A metodologia aplicada foi descritiva, analítica e reflexiva, limitando- se à descrição dos fatos, submetendo se a uma reflexão teórica. Os diários de campo foram utilizados como registros das atividades realizadas dos quais foram retiradas as análises, reflexões e comentários sobre todo o processo do estágio. O estágio de docência no ensino médio ocorreu com duas turmas de primeiro ano do ensino médio na escola estadual Instituto Estadual Rio Branco localizado próximo da região central da cidade de Porto Alegre. O estágio foi realizado em dupla, sendo realizada a docência compartilhada com a colega de graduação Franciane Affonso. O período de estágio perdurou de março até julho de 2019. A proposta inicial de abordagem pedagógica para o estágio foi seguir a linha “esportivista” utilizando os esportes handebol e futebol como conteúdo principal para compreensão e ajustes nos gestos motores específicos de cada esporte, ou seja, seguiríamos a linha tecnicista. Entretanto, após conhecermos as turmas, foi abordada uma proposta de construção conjunta entre professores e alunos com intuito de pôr em prática os métodos de Paulo Freire de uma educação libertadora é uma criação conjunta sobre as interações sociais dentro e fora da escola sobre temas intrínsecos da sociedade como homofobia, machismo, feminismo e racismo. Durante o processo trabalhamos a autonomia dos alunos e demos o lugar de fala para que pudéssemos trabalhar em cima das demandas que cada turma necessitava naquele momento. Todas as experiências vivenciadas demonstram como esta desconstrução dos esportes nortearem as aulas de Educação Física pode ser auxiliada com os métodos freirianos ao compreender como professor que é necessário ouvir dos alunos (as) como construir uma metodologia de aprendizagem adequada a realidade da escola e o contexto social intrínseco nas aulas de Educação Física.
id UFRGS-2_6f95fe31bc17de456bd7a5a79dec8c53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238984
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Vinícius Meirelles deBossle, Fabiano2022-05-24T04:44:59Z2021http://hdl.handle.net/10183/238984001140874Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a disciplina de estágio de docência no ensino médio, do curso de Educação Física em Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descrevendo o desenvolvimento das aulas que iniciaram com a metodologia “esportivista” da Educação Física para o processo da utilização dos métodos “freirianos” como mecanismos de aprendizagem em uma construção em conjunto com os alunos durante as aulas de Educação Física. A metodologia aplicada foi descritiva, analítica e reflexiva, limitando- se à descrição dos fatos, submetendo se a uma reflexão teórica. Os diários de campo foram utilizados como registros das atividades realizadas dos quais foram retiradas as análises, reflexões e comentários sobre todo o processo do estágio. O estágio de docência no ensino médio ocorreu com duas turmas de primeiro ano do ensino médio na escola estadual Instituto Estadual Rio Branco localizado próximo da região central da cidade de Porto Alegre. O estágio foi realizado em dupla, sendo realizada a docência compartilhada com a colega de graduação Franciane Affonso. O período de estágio perdurou de março até julho de 2019. A proposta inicial de abordagem pedagógica para o estágio foi seguir a linha “esportivista” utilizando os esportes handebol e futebol como conteúdo principal para compreensão e ajustes nos gestos motores específicos de cada esporte, ou seja, seguiríamos a linha tecnicista. Entretanto, após conhecermos as turmas, foi abordada uma proposta de construção conjunta entre professores e alunos com intuito de pôr em prática os métodos de Paulo Freire de uma educação libertadora é uma criação conjunta sobre as interações sociais dentro e fora da escola sobre temas intrínsecos da sociedade como homofobia, machismo, feminismo e racismo. Durante o processo trabalhamos a autonomia dos alunos e demos o lugar de fala para que pudéssemos trabalhar em cima das demandas que cada turma necessitava naquele momento. Todas as experiências vivenciadas demonstram como esta desconstrução dos esportes nortearem as aulas de Educação Física pode ser auxiliada com os métodos freirianos ao compreender como professor que é necessário ouvir dos alunos (as) como construir uma metodologia de aprendizagem adequada a realidade da escola e o contexto social intrínseco nas aulas de Educação Física.The objective of this work is to report the experiences lived during the discipline of teaching internship in high school, in the Physical Education course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), describing the development of classes that began with the "sportivist" methodology of Physical Education for the process of using "Freirian" methods as learning mechanisms in a joint construction with students during Physical Education classes. The methodology applied was descriptive, analytical and reflexive, limiting itself to the description of facts, subjecting itself to a theoretical reflection. The field diaries were used as records of the activities carried out from which the analyses, reflections and comments about the whole internship process were taken. The teaching internship in high school took place with two first year high school classes at the Instituto Estadual Rio Branco, a state school located near the central region of Porto Alegre. The internship was carried out as a pair, and the teaching was shared with Franciane Affonso, an undergraduate student. The internship period lasted from March to July 2019. The initial proposal of pedagogical approach for the internship was to follow the "sportivist" line using the handball and soccer sports as main content for understanding and adjustments in motor gestures specific to each sport, i.e., we would follow the technical line. However, after getting to know the classes, a proposal was made for joint construction between teachers and students with the intention of putting into practice Paulo Freire's methods of a liberating education and a joint creation about the social interactions inside and outside the school about society's intrinsic themes such as homophobia, sexism, feminism, and racism. During the process we worked on the students' autonomy and gave them a place to speak so that we could work on the demands that each class needed at that moment. All the lived experiences show how this deconstruction of sports to guide Physical Education classes can be helped with the Freirian methods when understanding as a teacher that it is necessary to hear from the students how to build a learning methodology appropriate to the reality of the school and the social context intrinsic to Physical Education classes.application/pdfporEducação física escolarEsportesEnsino médioPhysical educationSport at schoolPaulo Freire's Freirian methodsRelato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140874.pdf.txt001140874.pdf.txtExtracted Texttext/plain104585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238984/2/001140874.pdf.txt2f8c672727439c7e83a3ddb3da3f360eMD52ORIGINAL001140874.pdfTexto completoapplication/pdf824609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238984/1/001140874.pdfadbaf9de82b6d833a834d0366c37514eMD5110183/2389842022-07-22 04:53:58.949594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
title Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
spellingShingle Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
Oliveira, Vinícius Meirelles de
Educação física escolar
Esportes
Ensino médio
Physical education
Sport at school
Paulo Freire's Freirian methods
title_short Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
title_full Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
title_fullStr Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
title_sort Relato de experiência do estágio de docência no ensino médio da “esportivização” aos métodos “freirianos” nas aulas de Educação Física
author Oliveira, Vinícius Meirelles de
author_facet Oliveira, Vinícius Meirelles de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vinícius Meirelles de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Esportes
Ensino médio
topic Educação física escolar
Esportes
Ensino médio
Physical education
Sport at school
Paulo Freire's Freirian methods
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Sport at school
Paulo Freire's Freirian methods
description Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a disciplina de estágio de docência no ensino médio, do curso de Educação Física em Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descrevendo o desenvolvimento das aulas que iniciaram com a metodologia “esportivista” da Educação Física para o processo da utilização dos métodos “freirianos” como mecanismos de aprendizagem em uma construção em conjunto com os alunos durante as aulas de Educação Física. A metodologia aplicada foi descritiva, analítica e reflexiva, limitando- se à descrição dos fatos, submetendo se a uma reflexão teórica. Os diários de campo foram utilizados como registros das atividades realizadas dos quais foram retiradas as análises, reflexões e comentários sobre todo o processo do estágio. O estágio de docência no ensino médio ocorreu com duas turmas de primeiro ano do ensino médio na escola estadual Instituto Estadual Rio Branco localizado próximo da região central da cidade de Porto Alegre. O estágio foi realizado em dupla, sendo realizada a docência compartilhada com a colega de graduação Franciane Affonso. O período de estágio perdurou de março até julho de 2019. A proposta inicial de abordagem pedagógica para o estágio foi seguir a linha “esportivista” utilizando os esportes handebol e futebol como conteúdo principal para compreensão e ajustes nos gestos motores específicos de cada esporte, ou seja, seguiríamos a linha tecnicista. Entretanto, após conhecermos as turmas, foi abordada uma proposta de construção conjunta entre professores e alunos com intuito de pôr em prática os métodos de Paulo Freire de uma educação libertadora é uma criação conjunta sobre as interações sociais dentro e fora da escola sobre temas intrínsecos da sociedade como homofobia, machismo, feminismo e racismo. Durante o processo trabalhamos a autonomia dos alunos e demos o lugar de fala para que pudéssemos trabalhar em cima das demandas que cada turma necessitava naquele momento. Todas as experiências vivenciadas demonstram como esta desconstrução dos esportes nortearem as aulas de Educação Física pode ser auxiliada com os métodos freirianos ao compreender como professor que é necessário ouvir dos alunos (as) como construir uma metodologia de aprendizagem adequada a realidade da escola e o contexto social intrínseco nas aulas de Educação Física.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-24T04:44:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238984
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140874
url http://hdl.handle.net/10183/238984
identifier_str_mv 001140874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238984/2/001140874.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238984/1/001140874.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f8c672727439c7e83a3ddb3da3f360e
adbaf9de82b6d833a834d0366c37514e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447309907918848