Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Valeska Alessandra de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Dóris Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177575
Resumo: Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação.
id UFRGS-2_6fa4ad748035b5dac9cc25c94d4fd06e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177575
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Valeska Alessandra deAlmeida, Dóris Bittencourt2018-05-05T03:16:23Z20150100-6932http://hdl.handle.net/10183/177575001015656Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação.This work is the produc to fresearch Students Writings: Memories ofyouthcultures (19401960), whichfocusesonresearchjournalsproducedbystudentsofdifferenteducationalinstitutionsof Porto Alegre / RS. The studyislinkedtothetheoreticalassumptionsof Cultural HistoryandfallswithinthefieldofHistoryofEducationat its interfaces withtheSchool Press andtheHistoryofEducationalInstitutions. The focusoftheanalysiswastoseethemarksleftbyyouth in regular Colunas, yearbookproducedbythe Porto Alegre Institute / IPA, seekingtodistinguishevidenceofknowledgeandschoolpracticesthatrevealtheidentitiesofthosesubjects. The methodological approach wasthetestofmaterialityandthe speeches broadcast ontextsandimages over twelveeditions. It isnoticedthat, althoughthe IPA stimulate a certain role in thestudenteditionof Colunas, mimickedtheaes theticanddiscursiveformatofAmerican'syearbook. The institutionalcharacterofthejournaldidnot stop thestudents' voicesechoed in thepagesoftheyearbook. Amidsttheprofusionofphotographsandstoriesofthecollege, they are remarkable, especially in biographicaltextsfromcolleagues, in thecartoonsandphotomontages. These are marksofstudents, perhapsbarelynoticeableatfirstglance, butrevealed in thecarefulobservationofthisimportant for theHistoryofEducationsource.application/pdfporHistoria : Questoes e Debates. Curitiba. Vol. 62, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 165-191MemóriaJovemPrática pedagógicaLeituraEscritaStudent journalsMemories YouthPractices of Reading and writingVozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015656.pdf001015656.pdfTexto completoapplication/pdf1983197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/1/001015656.pdfe9bdb8d6a7271162bc876017aaf59a2dMD51TEXT001015656.pdf.txt001015656.pdf.txtExtracted Texttext/plain49905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/2/001015656.pdf.txtff21ac00b040d7f7c5d3cfb1a3ebe931MD5210183/1775752022-11-05 04:49:52.651868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
title Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
spellingShingle Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
Lima, Valeska Alessandra de
Memória
Jovem
Prática pedagógica
Leitura
Escrita
Student journals
Memories Youth
Practices of Reading and writing
title_short Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
title_full Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
title_fullStr Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
title_full_unstemmed Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
title_sort Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
author Lima, Valeska Alessandra de
author_facet Lima, Valeska Alessandra de
Almeida, Dóris Bittencourt
author_role author
author2 Almeida, Dóris Bittencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Valeska Alessandra de
Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Jovem
Prática pedagógica
Leitura
Escrita
topic Memória
Jovem
Prática pedagógica
Leitura
Escrita
Student journals
Memories Youth
Practices of Reading and writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Student journals
Memories Youth
Practices of Reading and writing
description Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-05T03:16:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177575
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-6932
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015656
identifier_str_mv 0100-6932
001015656
url http://hdl.handle.net/10183/177575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Historia : Questoes e Debates. Curitiba. Vol. 62, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 165-191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/1/001015656.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/2/001015656.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e9bdb8d6a7271162bc876017aaf59a2d
ff21ac00b040d7f7c5d3cfb1a3ebe931
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224943373910016