Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177575 |
Resumo: | Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação. |
id |
UFRGS-2_6fa4ad748035b5dac9cc25c94d4fd06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177575 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Valeska Alessandra deAlmeida, Dóris Bittencourt2018-05-05T03:16:23Z20150100-6932http://hdl.handle.net/10183/177575001015656Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação.This work is the produc to fresearch Students Writings: Memories ofyouthcultures (19401960), whichfocusesonresearchjournalsproducedbystudentsofdifferenteducationalinstitutionsof Porto Alegre / RS. The studyislinkedtothetheoreticalassumptionsof Cultural HistoryandfallswithinthefieldofHistoryofEducationat its interfaces withtheSchool Press andtheHistoryofEducationalInstitutions. The focusoftheanalysiswastoseethemarksleftbyyouth in regular Colunas, yearbookproducedbythe Porto Alegre Institute / IPA, seekingtodistinguishevidenceofknowledgeandschoolpracticesthatrevealtheidentitiesofthosesubjects. The methodological approach wasthetestofmaterialityandthe speeches broadcast ontextsandimages over twelveeditions. It isnoticedthat, althoughthe IPA stimulate a certain role in thestudenteditionof Colunas, mimickedtheaes theticanddiscursiveformatofAmerican'syearbook. The institutionalcharacterofthejournaldidnot stop thestudents' voicesechoed in thepagesoftheyearbook. Amidsttheprofusionofphotographsandstoriesofthecollege, they are remarkable, especially in biographicaltextsfromcolleagues, in thecartoonsandphotomontages. These are marksofstudents, perhapsbarelynoticeableatfirstglance, butrevealed in thecarefulobservationofthisimportant for theHistoryofEducationsource.application/pdfporHistoria : Questoes e Debates. Curitiba. Vol. 62, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 165-191MemóriaJovemPrática pedagógicaLeituraEscritaStudent journalsMemories YouthPractices of Reading and writingVozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015656.pdf001015656.pdfTexto completoapplication/pdf1983197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/1/001015656.pdfe9bdb8d6a7271162bc876017aaf59a2dMD51TEXT001015656.pdf.txt001015656.pdf.txtExtracted Texttext/plain49905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/2/001015656.pdf.txtff21ac00b040d7f7c5d3cfb1a3ebe931MD5210183/1775752022-11-05 04:49:52.651868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) |
title |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) |
spellingShingle |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) Lima, Valeska Alessandra de Memória Jovem Prática pedagógica Leitura Escrita Student journals Memories Youth Practices of Reading and writing |
title_short |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) |
title_full |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) |
title_fullStr |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) |
title_full_unstemmed |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) |
title_sort |
Vozes que ecoam do morro milenar : um estudo sobre os discursos difundidos no Anuário Colunas do Instituto Porto Alegre (1937-1954) |
author |
Lima, Valeska Alessandra de |
author_facet |
Lima, Valeska Alessandra de Almeida, Dóris Bittencourt |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Dóris Bittencourt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Valeska Alessandra de Almeida, Dóris Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Jovem Prática pedagógica Leitura Escrita |
topic |
Memória Jovem Prática pedagógica Leitura Escrita Student journals Memories Youth Practices of Reading and writing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student journals Memories Youth Practices of Reading and writing |
description |
Este trabalho é produto da pesquisa Escritos de alunos: memórias de culturas juvenis (19401960), que toma como objeto de investigação os periódicos produzidos por alunos de diferentes instituições escolares de Porto Alegre/RS. O estudo vincula-se aos pressupostos teóricos da História Cultural e inscreve-se no campo da História da Educação em suas interfaces com a Imprensa Escolar e a História das Instituições Educacionais.O foco da análise foi perceber as marcas deixadas pelos jovens no periódico Colunas, anuário produzido pelo Instituto Porto Alegre/IPA, procurando distinguir indícios de saberes e práticas escolares que evidenciam as identidades daqueles sujeitos. A estratégia metodológica utilizada foi o exame da materialidade e dos discursos difundidos em textos e imagens ao longo de doze edições. Percebe-se que, embora o IPA estimulasse um certo protagonismo estudantil na edição do Colunas, mimetizavam o formato estético e discursivo dos yearbook’snorteamericanos. O caráter institucional do periódico não impediu que as vozes dos alunos ecoassem nas páginas do anuário. Em meio à profusão de fotografias e notícias do colégio, eles se fazem notar, especialmente nos textos biográficos dos colegas, nas montagens fotográficas e nas charges. Essas são marcas dos discentes, talvez pouco perceptíveis em um primeiro olhar, mas que se revelam na observação atenta desta fonte importante para a História da Educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-05T03:16:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/177575 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-6932 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001015656 |
identifier_str_mv |
0100-6932 001015656 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/177575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Historia : Questoes e Debates. Curitiba. Vol. 62, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 165-191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/1/001015656.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177575/2/001015656.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9bdb8d6a7271162bc876017aaf59a2d ff21ac00b040d7f7c5d3cfb1a3ebe931 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224943373910016 |