Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Oliveira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139558
Resumo: Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente.
id UFRGS-2_6fa85f16ca0c2b25e5ac7701aa501bdc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139558
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Amanda Oliveira daMarques, Tania Beatriz2016-04-26T02:07:48Z2015http://hdl.handle.net/10183/139558000990352Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente.application/pdfporInterdisciplinaridadeEnsinoEducação de jovens e adultosInterdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990352.pdf000990352.pdfTexto completoapplication/pdf242390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/1/000990352.pdf3f71bbddb3c5b98cb42156e5545af689MD51TEXT000990352.pdf.txt000990352.pdf.txtExtracted Texttext/plain62908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/2/000990352.pdf.txtf06eeafdb313eaa989bc7df5bef7c0dcMD52THUMBNAIL000990352.pdf.jpg000990352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/3/000990352.pdf.jpgce94ff6b41bb0a88663234c69d37983eMD5310183/1395582018-10-25 09:14:25.638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Silva, Amanda Oliveira da
Interdisciplinaridade
Ensino
Educação de jovens e adultos
title_short Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Silva, Amanda Oliveira da
author_facet Silva, Amanda Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Oliveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tania Beatriz
contributor_str_mv Marques, Tania Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ensino
Educação de jovens e adultos
topic Interdisciplinaridade
Ensino
Educação de jovens e adultos
description Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T02:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139558
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990352
url http://hdl.handle.net/10183/139558
identifier_str_mv 000990352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/1/000990352.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/2/000990352.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/3/000990352.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f71bbddb3c5b98cb42156e5545af689
f06eeafdb313eaa989bc7df5bef7c0dc
ce94ff6b41bb0a88663234c69d37983e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224506503593984