Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139558 |
Resumo: | Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente. |
id |
UFRGS-2_6fa85f16ca0c2b25e5ac7701aa501bdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139558 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Amanda Oliveira daMarques, Tania Beatriz2016-04-26T02:07:48Z2015http://hdl.handle.net/10183/139558000990352Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente.application/pdfporInterdisciplinaridadeEnsinoEducação de jovens e adultosInterdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990352.pdf000990352.pdfTexto completoapplication/pdf242390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/1/000990352.pdf3f71bbddb3c5b98cb42156e5545af689MD51TEXT000990352.pdf.txt000990352.pdf.txtExtracted Texttext/plain62908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/2/000990352.pdf.txtf06eeafdb313eaa989bc7df5bef7c0dcMD52THUMBNAIL000990352.pdf.jpg000990352.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/3/000990352.pdf.jpgce94ff6b41bb0a88663234c69d37983eMD5310183/1395582018-10-25 09:14:25.638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental Silva, Amanda Oliveira da Interdisciplinaridade Ensino Educação de jovens e adultos |
title_short |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Interdisciplinariedade : sentidos e saberes por professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Silva, Amanda Oliveira da |
author_facet |
Silva, Amanda Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amanda Oliveira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tania Beatriz |
contributor_str_mv |
Marques, Tania Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ensino Educação de jovens e adultos |
topic |
Interdisciplinaridade Ensino Educação de jovens e adultos |
description |
Este trabalho investigou as práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois considero o desenvolvimento destas práticas como fundamentais para possibilitar aprendizagens contextualizadas com as realidades e diversidades contemporâneas. A partir da problematização sobre quais são os sentidos atribuídos por professoras dos anos iniciais a práticas interdisciplinares, objetivou-se identificar práticas de ensino interdisciplinares em turmas dos anos iniciais e compreender quais são os sentidos e saberes produzidos pelas professoras dessas turmas. Para a realização deste trabalho, me amparo, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Ivani Fazenda e sobre os saberes docentes de Maurice Tardif, principalmente os saberes que ele define como os experienciais. Inicialmente, foram realizadas observações em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental, e após foram realizadas entrevistas com as professoras. Assim, os dados demonstram que o conceito de interdisciplinaridade ainda aparenta uma constante reformulação tanto entre os autores quanto nas narrativas de professores. Foi possível inferir sobre os possíveis saberes que são produzidos a partir de suas experiências com propostas interdisciplinares e de limitações quanto a este assunto, criando conhecimentos heterogêneos na ação do trabalho docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T02:07:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139558 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990352 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139558 |
identifier_str_mv |
000990352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/1/000990352.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/2/000990352.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139558/3/000990352.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f71bbddb3c5b98cb42156e5545af689 f06eeafdb313eaa989bc7df5bef7c0dc ce94ff6b41bb0a88663234c69d37983e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224506503593984 |