Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038 |
Resumo: | O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso |
id |
UFMT-3_f97dc9aa0c27a868dc14e6e228226d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7038 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso.Educação de Jovens e AdultosO artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de DiscursoUniversidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa qualitativa e de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/703810.29286/rep.v28i67.7038Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 15-372238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Caroline de MouraSant' Anna, Sita Mara LopesStramare, Odilon Antônio2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7038Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. |
title |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. |
spellingShingle |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. Rosa, Caroline de Moura Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso. Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. |
title_full |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. |
title_fullStr |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. |
title_full_unstemmed |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. |
title_sort |
Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. |
author |
Rosa, Caroline de Moura |
author_facet |
Rosa, Caroline de Moura Sant' Anna, Sita Mara Lopes Stramare, Odilon Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Sant' Anna, Sita Mara Lopes Stramare, Odilon Antônio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Caroline de Moura Sant' Anna, Sita Mara Lopes Stramare, Odilon Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso. Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso. Educação de Jovens e Adultos |
description |
O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa qualitativa e de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038 10.29286/rep.v28i67.7038 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v28i67.7038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 15-37 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v28i67 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216758685696 |