Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Caroline de Moura
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sant' Anna, Sita Mara Lopes, Stramare, Odilon Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038
Resumo: O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso
id UFMT-3_f97dc9aa0c27a868dc14e6e228226d7a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7038
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso.Educação de Jovens e AdultosO artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de DiscursoUniversidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa qualitativa e de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/703810.29286/rep.v28i67.7038Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 15-372238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Caroline de MouraSant' Anna, Sita Mara LopesStramare, Odilon Antônio2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7038Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
title Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
spellingShingle Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
Rosa, Caroline de Moura
Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso.
Educação de Jovens e Adultos
title_short Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
title_full Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
title_fullStr Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
title_full_unstemmed Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
title_sort Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.
author Rosa, Caroline de Moura
author_facet Rosa, Caroline de Moura
Sant' Anna, Sita Mara Lopes
Stramare, Odilon Antônio
author_role author
author2 Sant' Anna, Sita Mara Lopes
Stramare, Odilon Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Caroline de Moura
Sant' Anna, Sita Mara Lopes
Stramare, Odilon Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso.
Educação de Jovens e Adultos
topic Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso.
Educação de Jovens e Adultos
description O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa qualitativa e de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038
10.29286/rep.v28i67.7038
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i67.7038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 15-37
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i67
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216758685696